Gosto imenso do Diogo Costa, acho que é um excelente guarda-redes, mas tem uma vertente do jogo na qual está muito, muito longe do Marchesín e que, infelizmente, é importantíssima no estilo de jogo de SC: o jogo de pés!
Marchesín é, porventura, o melhor GR que vi a jogar com os pés, em Portugal, desde sempre. E isso tem sido de extrema importância para o futebol que a nossa equipa pratica. Diogo Costa já falhou (e vai continuar a falhar, como qualquer outro guarda-redes com um jogo de pés razoável ou fraco falharia) e a qualquer momento isso poderá resultar num golo do adversário. Só espero que, nessa altura, se aponte o dedo ao treinador (pela insistência nos passes para o GR mesmo quando este está pressionado) ou ao colega que faz um atraso deficiente (como aconteceu ontem com o Marcano, num lance que por pouco não deu golo) e não ao miúdo.
Se vamos entrar nas comparações então também posso dizer que a diferença entre o Diogo Costa e o Marchesin relativamente a saída dos postes, a cruzamentos ou cantos, é grande. O Marche é mais old school no que toca a esse tipo de bolas, e este aspeto é cada vez mais importante (e o Diogo até nem era particularmente forte neste aspeto, apesar de tentar muitas vezes. Mérito para ele que evoluiu bastante aqui).
Depois, o jogo com os pés do Diogo Costa não fica a dever muito ao do Marchesin, e se formos a ver, o Marchesin depois daquele erro em Famalicão parece que ficou com menos confiança no seu jogo de pés. A maior diferença entre os dois vê-se mais naquelas bolas longas a seguir a cantos ou lançamentos, em que se procura lançar alguém lá solto na frente. Aí o Marchesin cada bola que coloca vai teleguiada.
Entre os postes, o Marchesin é superior. Tem uns reflexos brutais, e vai buscar bolas quando elas parecem que já lá estão dentro. No 1x1 contra um avançado isolado, o Marche também é bastante bom (tal como era o Helton). Não é fácil ser melhor que o Marche neste capítulo, mas o Diogo também teve grandes defesas neste último europeu de sub21, dando um exemplo recente.
Pessoalmente acho que temos dois guarda redes que dão garantias, e ainda o Cláudio Ramos que é competente (não percebo porque o Meixedo não joga na B…). Acho que a saída do Marchesin não seria um duro golpe, e considerando que daria para fazer algum um encaixe financeiro (Não falta muito tempo), e que tem um salário elevado… não sei, os bons jogadores fazem sempre falta, mas decisões e escolhas têm de ser feitas.