Defour

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,137
3,347
Porto
Doriva disse:
Basta dizer que o Defour é apenas um ano mais velho do que o Pedro Moreira e é internacional e titular pela selecção belga que, hoje por hoje, possui um dos naipes de jogadores mais fortes da sua história. Basta dizer que o Defour tem uma polivalência assinalável e, mais uma vez, sendo apenas um ano mais velho tem o dobro da experiência (e da qualidade).
Pouco me interessa o que ele faz na seleção belga. Aqui só demonstrou ser um jogador banal. Quantoà polivalência, é um argumento engraçado. Podia usá-lo com o Ricardo Costa, com o Mikel ou outro qualquer. Também fazem mais que uma posição, mas são banais em todas elas. O Defour não convence, está aqui há mais de dois anos e ainda não provou que pode dar mais que aquilo.

Já o Pedro Moreira, são enormes exibições na equipa B. Ok, é a B, mas o que seria na A com jogadores de outra qualidade? O Pedro Moreira tem um enorme talento, não ver isso é não ver os jogos dele. É rápido, raçudo, dinâmico, tem atitude e sabe levar a equipa para a frente; tudo atributos que não vislumbro no Defour. Além do mais, acredito eu, terá outro tipo de humildade. Ele é o Pedro Moreira e sabe que é o Pedro Moreira. O Defour é o Defour e pensa que é o Xabi Alonso.

Doriva disse:
De resto, não sei qual é a estranheza em relação ao resto do meu comentário, já que não difere assim tanto daquela que, pelos vistos, é a tua linha de raciocínio.
Quiseste ou ter piada, ou adulterar o meu comentário, apenas isso. Falhaste redondamente.

D

Doriva

Guest
Mustaine disse:
Pouco me interessa o que ele faz na seleção belga. Aqui só demonstrou ser um jogador banal. Quantoà polivalência, é um argumento engraçado. Podia usá-lo com o Ricardo Costa, com o Mikel ou outro qualquer. Também fazem mais que uma posição, mas são banais em todas elas. O Defour não convence, está aqui há mais de dois anos e ainda não provou que pode dar mais que aquilo.

Já o Pedro Moreira, são enormes exibições na equipa B. Ok, é a B, mas o que seria na A com jogadores de outra qualidade? O Pedro Moreira tem um enorme talento, não ver isso é não ver os jogos dele. É rápido, raçudo, dinâmico, tem atitude e sabe levar a equipa para a frente; tudo atributos que não vislumbro no Defour. Além do mais, acredito eu, terá outro tipo de humildade. Ele é o Pedro Moreira e sabe que é o Pedro Moreira. O Defour é o Defour e pensa que é o Xabi Alonso.

Quiseste ou ter piada, ou adulterar o meu comentário, apenas isso. Falhaste redondamente.
A mim interessa-me bastante porque, quanto mais não seja, é perfeitamente demonstrativo da qualidade do jogador. Se tem qualidade numa selecção muito forte e competitiva, também tem qualidade no Porto. Teve uma concorrência, nos últimos dois anos, que fez com que fosse remetido para o banco e mesmo assim cumpriu. Algumas vezes cumpriu inclusive com distinção em jogos bem difíceis e chegou-se mesmo ao cúmulo de o adaptar a extremo. Este ano, para mim, seria ele o titular à frente de Fernando e atrás de Carlos Eduardo, sobretudo nos jogos de grau de dificuldade mais elevado. É um bom trinco, é um bom médio de transição e não tem nada a ver com o Ricardo Costa (que também não era mau) e ainda menos com o Mikel.

Para além disto, chegou a ser observado pelo Real Madrid, tem um belo trajecto nos clubes belgas por onde passou e foi contratado pelo Porto. Isto para comparar a outro jogador, o Pedro Moreira, que tem apenas um ano a menos e não tem metade do curriculum. Aquilo que dele se espreme são uns jogos a bom nível feitos na segunda divisão, mas com 24 anos mau era que não se notabilizasse por pouco que fosse numa qualquer equipa B. E é isto que deveria substituir o Fernando e é isto que é muito melhor do que um titular de uma selecção belga (que ainda há alguns meses secou um senhor chamado Modric e mereceu rasgados elogios da imprensa internacional).

Quanto ao resto, nem quis ter piada, nem quis adulterar o teu comentário. O que disse não foge muito nem à tua linha de raciocínio nem à de mais uns quantos. Eu respeito, naturalmente, mas estou nos antípodas desse pensamento.

D

Doriva

Guest
Francisco Oliveira disse:
Não tenho dúvidas que não demorará muito. Basta André ser aposta da SAD.
Não digo que não, mas quero vê-lo a ser lançado progressivamente na equipa principal. Aos poucos e poucos dará para fazer uma avaliação e perceber se temos ali um avançado de classe mundial como o Jackson, ou um bom jogador para ir entrando de quando em vez.

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,235
276
O Defour pode ter o dobro da qualidade do Pedro Moreira, mas não foi cá de certeza que o demonstrou. Sei que cá, um joga bem para os lados e para trás, o outro não tem medo de encarar o jogo de frente.

Olhem o caso do carlos na B, já demonstrava ser dos melhores médios do plantel mas foi preciso atingir quase o apocalipse para ter uma oportunidade. E comparem lá o CV do Carlos com o do Defour...nem sei como conseguiu um lugar em dois jogos e o outro lá vai para a 3ª época a chorar. 

D

Doriva

Guest
coelhofcp disse:
O Defour pode ter o dobro da qualidade do Pedro Moreira, mas não foi cá de certeza que o demonstrou. Sei que cá, um joga bem para os lados e para trás, o outro não tem medo de encarar o jogo de frente.

Olhem o caso do carlos na B, já demonstrava ser dos melhores médios do plantel mas foi preciso atingir quase o apocalipse para ter uma oportunidade. E comparem lá o CV do Carlos com o do Defour...nem sei como conseguiu um lugar em dois jogos e o outro lá vai para a 3ª época a chorar.
Um joga na equipa A a espaços e já teve jogos bastante bons. O outro joga na equipa B e na segunda divisão. O Carlos Eduardo andava, na época passada, a fazer uma segunda volta estupenda pelo Estoril, uma equipa que chegou à Europa. O que fez o Pedro Moreira de assinalável no Portimonense ou no Gil Vicente?

D

Doriva

Guest
Outra coisa são as declarações dos jogadores nesta altura. Eu já estou farto delas, até porque já vêm de há três anos a esta parte. Aí não há desculpa possível, mesmo que possamos atribuir algumas das causas à gestão do plantel por parte dos treinadores.

G

GivanildoGonzalez

Guest
Gostava de saber como é que as pessoas conseguem avaliar o Defour com base nas actuações que teve a extremo e no duplo pivot mais ridiculo da história. Se eu for avaliar o Lucho com base nas actuações que teve a 10...

Sempre que o defour jogou onde deve ser e com quem deve ser fez jogos muito positivos. (Ex: segunda parte frente ao Braga.)

É o Mikel da equipa A. A culpa é sempre dele.

Warrior

Bancada lateral
10 Dezembro 2013
701
408
Acho que a solução para este jogador passa naturalmente pela sua saída já nesta janela de transferências.

Com um meio campo composto por Fernando, Lucho e Carlos Eduardo, perdeu a margem de manobra que tinha, e pelo que já se percebeu, Herrera, será o 4º elemento da hierarquia... já para não falar em Quintero ou até mesmo Josué.

Melhor solução para o jogador e clube é vende-lo já. Podia ser uma opção interessante para a posição 6, mas tendo em conta que temos Fernando pelo menos até ao final da época, acho que Reyes e Pedro Moreira devem chegar para substituir fernando quando for preciso.

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,235
276
GivanildoGonzalez disse:
Gostava de saber como é que as pessoas conseguem avaliar o Defour com base nas actuações que teve a extremo e no duplo pivot mais ridiculo da história. Se eu for avaliar o Lucho com base nas actuações que teve a 10...

Sempre que o defour jogou onde deve ser e com quem deve ser fez jogos muito positivos. (Ex: segunda parte frente ao Braga.)

É o Mikel da equipa A. A culpa é sempre dele.
O Defour jogou uma ou duas vezes a extremo e num sistema que exigia muito pouco dos extremos porque a ordem era circular a bola e não correr com a mesma.

Tocaste num ponto interessante

"...o defour jogou onde deve ser e com quem deve ser fez jogos muito positivos..."

Um jogador que custou o que custou para ficar à espera que outros tornem o jogo mais fácil para ele sobressair é porque algo vai mal na qualidade do mesmo. E olhem que o Defour não jogou assim tão poucos jogos.

D

Doriva

Guest
Warrior disse:
Acho que a solução para este jogador passa naturalmente pela sua saída já nesta janela de transferências.

Com um meio campo composto por Fernando, Lucho e Carlos Eduardo, perdeu a margem de manobra que tinha, e pelo que já se percebeu, Herrera, será o 4º elemento da hierarquia... já para não falar em Quintero ou até mesmo Josué.

Melhor solução para o jogador e clube é vende-lo já. Podia ser uma opção interessante para a posição 6, mas tendo em conta que temos Fernando pelo menos até ao final da época, acho que Reyes e Pedro Moreira devem chegar para substituir fernando quando for preciso.
O Quintero e o Josué são médios ofensivos. O Herrera é um bom médio de transição, mas de pendor também marcadamente ofensivo e que não me parece ter capacidade para compensar defensivamente. O Lucho, realisticamente, vai contando cada vez menos e eu não acho que o Reyes e o Pedro Moreira possam fazer as vezes do Fernando em jogos de maior aperto. Continuo sem ver ninguém que, no meio-campo, garanta os equilíbrios defensivos que o Defour garante e que, ao mesmo tempo, complemente o Fernando e até o possa substituir com grande eficácia em caso de necessidade.

Por mim, o Defour não saía.

Nievez

Bancada lateral
10 Março 2012
614
5
Doriva disse:
O Quintero e o Josué são médios ofensivos. O Herrera é um bom médio de transição, mas de pendor também marcadamente ofensivo e que não me parece ter capacidade para compensar defensivamente. O Lucho, realisticamente, vai contando cada vez menos e eu não acho que o Reyes e o Pedro Moreira possam fazer as vezes do Fernando em jogos de maior aperto. Continuo sem ver ninguém que, no meio-campo, garanta os equilíbrios defensivos que o Defour garante e que, ao mesmo tempo, complemente o Fernando e até o possa substituir com grande eficácia em caso de necessidade.

Completamente de acordo Doriva

Warrior

Bancada lateral
10 Dezembro 2013
701
408
Doriva disse:

O problema é manter um jogador no banco com expectativa de ir ao mundial !!! Porque eu também admiro o Defour... o problema é a "cabeça" dele em aceitar sentar-se no banco.

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
"Tenho de falar com as pessoas responsáveis, não posso continuar assim. Temos de tomar uma decisão"
Tamos de acordo Defour não podemos continuar assim!
A vulgaridade é do lado de fora da porta.
Vaya con Dios

G

GivanildoGonzalez

Guest
coelhofcp disse:
O Defour jogou uma ou duas vezes a extremo e num sistema que exigia muito pouco dos extremos porque a ordem era circular a bola e não correr com a mesma.
O Defour não jogou somente 2 ou 3 jogos a extremo na época passada fez muitos mais.

coelhofcp disse:
Tocaste num ponto interessante

"...o defour jogou onde deve ser e com quem deve ser fez jogos muito positivos..."

Um jogador que custou o que custou para ficar à espera que outros tornem o jogo mais fácil para ele sobressair é porque algo vai mal na qualidade do mesmo. E olhem que o Defour não jogou assim tão poucos jogos.
Sim, porque o antes do Carlos Eduardo entrar no onze o meio campo estava a funcionar às mil maravilhas e andavam todos a jogar excepcionalmente. Talvez tenha sido por isso que esta época o meio campo já tenha conhecido umas 8 ou nove combinações distintas.

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
8Chilavert8 disse:
"Tenho de falar com as pessoas responsáveis, não posso continuar assim. Temos de tomar uma decisão"
Tamos de acordo Defour não podemos continuar assim!
A vulgaridade é do lado de fora da porta.
Vaya con Dios
Podes não gostar do Defour, mas chamar-lhe vulgar?

Muito bom jogador, só não vê quem não quer!

Na minha opinião o meio campo deveria ser Fernando/ Defour / C. Eduardo

D

Doriva

Guest
Drago93 disse:

Concordo por completo.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,137
3,347
Porto
Doriva disse:
Isto para comparar a outro jogador, o Pedro Moreira, que tem apenas um ano a menos e não tem metade do curriculum. Aquilo que dele se espreme são uns jogos a bom nível feitos na segunda divisão, mas com 24 anos mau era que não se notabilizasse por pouco que fosse numa qualquer equipa B.
Eu não consigo imaginar o Defour, na B, a fazer melhor que o Pedro Moreira. É a minha opinião. Tal como disse, o Pedro Moreira joga e faz jogar. É rápido, tem raça, atitude, é bom a defender e bom a sair a jogar. Gosto! De certa forma faz-me lembrar o Maniche, mas numa posição diferente. Soa a sacrilégio dizer isso de um jogador de equipa B em relação a um jogador da seleção belga? Que soe.

Gosto de jogadores como ele, que atacam o jogo e não esperam por ele. O Defour é amorfo, mete-me confusão aquela naturalidade com que passa um jogo a fazer passes para trás e para o lado. O Pedro Moreira não, pois tem outra capacidade de encarar as partidas. Não se esconde, nem na hora de defender, nem na hora de atacar. Tem algo de Jorge Costa, Paulinho, ou Jaime Magalhães, por exemplo.

Para mim, de um lado temos a "vedeta" belga e o "raçudo" portista; o arrogante e o humilde; o jogador caro e o jogador barato. Sendo que, para mim, um jogador estrangeiro TEM de fazer a diferença, tem de se demarcar, indiscutivelmente, do que temos por aqui. E, parece-me evidente, que o Defour não o faz.

Eu não teria problemas nenhuns em experimentá-lo como nosso 6 e espero que o nosso clube também não. Aliás, relacionando com o "suposto" melhor 6 português, o Veloso, eu confiaria muito mais no Pedro para assumir esse lugar.

Vizelense

Bancada lateral
8 Março 2012
744
3
Drago93 disse:

Na minha opinião o Defour não é um jogador que desempenhe na ìntegra aquela posição como elo de ligação entre o Fernando e Carlos Eduardo....é muito joga para trás e para os lados...é um jogador pouco ambicioso em campo...não é mandão...não me encanta embora reconheça qualidades no jogador.

D

Doriva

Guest
Mustaine disse:
É rápido, tem raça, atitude, é bom a defender e bom a sair a jogar. Gosto! De certa forma faz-me lembrar o Maniche, mas numa posição diferente. Soa a sacrilégio dizer isso de um jogador de equipa B em relação a um jogador da seleção belga? Que soe.
Não é um sacrilégio, mas parece-me uma opinião algo desfasada da realidade. Há um oceano de diferenças entre a equipa A e a equipa B e as competições que uma e outra disputam. Tal como há uma diferença abissal do nível competitivo que o Pedro Moreira (não) atingiu por comparação com o Defour (já nem falo do Maniche).

Mustaine disse:
Gosto de jogadores como ele, que atacam o jogo e não esperam por ele. O Defour é amorfo, mete-me confusão aquela naturalidade com que passa um jogo a fazer passes para trás e para o lado. O Pedro Moreira não, pois tem outra capacidade de encarar as partidas. Não se esconde, nem na hora de defender, nem na hora de atacar. Tem algo de Jorge Costa, Paulinho, ou Jaime Magalhães, por exemplo.

Para mim, de um lado temos a "vedeta" belga e o "raçudo" portista; o arrogante e o humilde; o jogador caro e o jogador barato. Sendo que, para mim, um jogador estrangeiro TEM de fazer a diferença, tem de se demarcar, indiscutivelmente, do que temos por aqui. E, parece-me evidente, que o Defour não o faz.
No fundo, temos aqui o protótipo de um Castro. Eu também gosto de jogadores raçudos, mas é preciso muito mais do que isso e no Castro, por exemplo, eu via pouco ou nada mais do que isso. O Defour é exímio a ocupar espaços e é muitíssimo cerebral, sabendo como ninguém neste plantel (excepção feita ao Fernando) quando e como tem de compensar defensivamente. Não consegue aliar a isto a qualidade ofensiva, nem é um mestre em passes de ruptura e por isso mesmo não é um Moutinho.

De facto, o Defour está longe de ser um jogador vistoso e exuberante, mas é peça fundamental em qualquer equipa com aspirações que não se cinjam somente a ganhar jogos ao Arouca e ao Rio Ave. Eu nem gosto quando me vêm dizer que o jogador A ou B joga muito bem sem bola e que faz enormes exibições, mas ninguém percebe. Não gosto, em primeiro lugar, porque o futebol não é uma coisa hermética e de difícil compreensão e, depois, porque geralmente é um argumento que as pessoas utilizam para defender um jogador que idolatram, mas que na prática não jogou foi nada. No entanto, casos há em que se aplica perfeitamente esta ideia de trabalho de sapa que o Defour faz invariavelmente (quando não joga a extremo ou com o Fernando a fazer-lhe companhia no duplo-pivot).

Finalmente, as declarações que proferiu não me caíram bem, mas acho que o Defour está longe d ser o jogador arrogante e com tiques de vedeta que tu pintas.