Eu por vezes ao ler, respeitando as opiniões, tenho a sensação de que o Danilo foi contratado ao Paços de Ferreira por um par de tostões e então o nível de exigência é baixíssimo. "Ai está a melhorar isto e aquilo...". Estamos a falar de um internacional Brasileiro que custou 13 milhões mais uma pipa de massa noutros custos! Foi um investimento fortíssimo do clube. Estas "evoluções" não deveriam ser evoluções. Simplesmente deveriam ser o jogo normal dele. Tanta condescendência faz-me uma certa confusão. Essas evoluções faladas, são evoluções que lhe permitem ser um lateral direito ao dia de hoje profundamente mediano. Neste momento as pessoas já se dão por contentes por ele não dar barraca a defender. É (muito) pouco. Convido quem se contenta com passes para trás e para o lado, nunca chegar à linha ou maus centros a ver o jogo Shakhtar @ Chelsea e ver o que é que um verdadeiro lateral direito da elite faz... durante 90 minutos... e contra o campeão da Europa.
O Danilo - até ao momento - teve um desempenho inferior ao que Sapunaru ou Fucile no seu normal ofereciam ao Porto. Jogadores esses sim, a quem apenas se podia pedir solidez a defender e a atacar tudo o que fizessem era bónus. Eu presumo que o Porto tenha contratado o Danilo para dar um grande salto de qualidade... e ele não o tem dado. Isso é inegável, pelo que tem de melhorar... e melhorar bastante. Ponto.
Também estou inclinado a dizer que ele deveria ser médio e talvez isso seja uma hipótese real com a possível saída do Moutinho. O que o Danilo tem dado - até este momento - a lateral direito creio ser facilmente substituível no mercado(reparem... ele tem estado assim tão melhor que o Maicon na sua fase final a lateral? não creio... e tem feito uma grande diferença em relacção aos jogos do Miguel Lopes? Nem por isso...)... enquanto que o que ele pode dar a médio, se calhar é de um nível mais diferenciador em relacção à 'mediania'. Aliás, a maioria das pessoas deve saber que o Danilo teve várias oportunidades na selecção Brasileira a lateral direito. O lugar era dele durante o Verão e Jogos Olímpicos. O que aconteceu? Era mau a defender e basicamente não acrescentava nada a nível ofensivo. Isto não sou eu que o digo... era a avaliação unânime da imprensa Brasileira. O Rafael que era suplente ganhou-lhe o lugar... e o Danilo passou a ser utilizado a... médio, onde entrou em alguns jogos e esteve sólido. Isto foi feito pelo seleccionador Brasileiro que presumo conheça minimamente o jogador, não sei. Isto é apenas um forte indicio de que o futuro dele deva passar pelo meio campo.
Mas como eu também olho para ele como um jogador que está a ser adaptado a jogar nesta posição de lateral(nem me interessa o que ele fez no Brasil), ele no Porto claramente está a aprender a jogar na posição, pode ser que a sua evolução seja algo lenta mas culmine num grande sucesso. Fingers crossed. Mas nesta altura esperava outro nível e também posso afirmar que nunca será "o Daniel Alves". Só entendo alguém dizer isso por ver sempre tudo azul ou então não ter visto o Alves nos últimos 6 anos. O Danilo nunca terá a técnica, imprevisibilidade, "descaramento" e pá... há coisas inatas... não se fabricam jogadores como o Daniel Alves, ou se tem certas qualidades desde cedo e depois elas se moldam ou se não tem. Não é agora com 21 anos que o Danilo ganhará aquela exuberância técnica e liberdade de jogo que o Alves tem. O Alves é um avançado do espírito que joga na defesa, apenas para ter mais metros para galgar e potenciar os constantes raides dele. O Danilo não tem quer o espírito, quer os dotes físicos e técnicos que lhe permitam essas explosões e a agilidade que o Alves tem. Isto não quer dizer que não possa ser um grande lateral. Mas nunca no molde do Alves, antes no molde de alguém mais mecânico e previsível, mas mais seguro defensivamente e não tão ofensivo. O Danilo será sempre mais próximo de um Ivanovic do que de um Daniel Alves.