O Danilo vem melhorando defensivamente e isso é bom pois ofensivamente ele sabe bem.
Está mais maduro. Mas ainda pode carburar mais pela direita!
Está mais maduro. Mas ainda pode carburar mais pela direita!
É muito mecânico. Sem grande criatividade, agilidade e imprevisibilidade, normalmente associada aos laterais Brasileiros. Isto foi especialmente notório nos jogos da selecção Brasileira onde foi exposto e foi quando perdeu o lugar de lateral. É simplesmente alguém que de forma notória jogava de forma temerária, fazendo o óbvio, passes para o meio e para trás, sem aquela capacidade de 'desbordar' e ganhar metros. Isto é o que ele é ou tem sido até ao momento. Mas se calhar ainda está na fase baby steps, eu sei, eu sei, pagar o que se pagou por alguém que tem de melhorar tanto. O que lhe reconheço é uma boa compleição física. Quem sabe ainda não esteja na melhor forma. Com um Miguel Lopes como rival, o Danilo terá ampla margem de manobra para errar, desde que não comprometa resultados, portanto, cabe a ele evoluir bastante em relacção ao que tem feito.A Lenda continua disse:Parece-me evidente que o movimento ofensivo do Danilo tem sido fundamentalmente para a posição de interior direito, sendo que o médio (normalmente Lucho) é que tendencialmente ocupa a ala. Têm sido tantas as vezes que me parece uma acção técnico-táctica propositada/intencional.
Tem vantagens e inconveniente mas eu também partilho da visão de que o Danilo deve tomar conta do flanco todo.
No Verão de 2011, o Danilo era um fenómeno no Santos.Larry David disse:Basicamente, pagaram um dinheirão por um projecto de jogador que nunca em ponto algum tinha a tag de futura estrela sobre ele, não tinha aquele hype... que inflaciona os passes, não era estrela no Brasil ou alguém que estava como um prodígio, acho que se percebe o que quero dizer.
O problema é que no flanco direito já temos a James a fazer movimentos interiores e depois temos o Lucho que tenta compensar esta situação descaindo para a ala mas não tem velocidade para o fazer como devia ser feito. Ou seja, temos num flanco, um lateral e um ala a fazerem movimentos interiores e um médio sem velocidade para dar largura ao jogo. Resumindo, ficámos um bocado "coxos".killuminati_ disse:muito mecanico sem grande criatividade? aquele passe para o jackson contra o sporting foi pouco criativo claro...
os laterais não têm obrigatoriamente de dar largura ao jogo. depende, claro, da dinâmica da equipa. temos um laterals mais vertical (alex sandro) e outro com movimentos mais interiores (danilo) que, nia minha opinião, se complementam. agora os movimentos têm de ser enquadrados com o resto do movimento ofensivo da equipa. nem todos os laterais brasileiros têm de ser como o daniel alves. mesmo o marcelo, por exemplo, faz muitas vezes movimentos interiores e não é por isso que é pior jogador.
Só existe um elemento da equipa que pode corrigir esse aspecto, isto se concordar que Porto fica "coxo".Dracarys disse:O problema é que no flanco direito já temos a James a fazer movimentos interiores e depois temos o Lucho que tenta compensar esta situação descaindo para a ala mas não tem velocidade para o fazer como devia ser feito. Ou seja, temos num flanco, um lateral e um ala a fazerem movimentos interiores e um médio sem velocidade para dar largura ao jogo. Resumindo, ficámos um bocado "coxos".
Ai, ai, ai . foi TITULAR do campeão mundial e ainda conseguiu marcar um golo logo no 1º jogo (o Brasil empatou a 1 golo).Larry David disse:Mundial sub-20. Que foi logo após a transferência. Não vi em nenhum ponto, na imprensa Brasileira, o Danilo como estrela ou superestrela na equipa ou como o grande nome. No campo, propriamente dito, também não sobressaiu. Aponto também para este pequeno detalhe, não tem sido chamado para a selecção, sendo que esta selecção é para 2014. Mais um pequeno detalhe que para mim sublinha o facto de para mim sempre me ter parecido que ele tinha um low profile.
O puto disse tudo: primeiro precisou de descanso (3 anos e 2 defesos sem férias) e depois de ritmo (lesão). Está a tê-lo. Daqui a uns jogos estaremos de queixo caído É um tipo tecnicamente muito físico ou fisicamente muito técnico.Larry David disse:Esperava um jogar mais acutilante ofensivamente. Até agora, dá-me sempre a ideia da tal forma mecânica de jogar, faz o óbvio e básico, eu esperava que ele estivesse envolvido em boa parte das jogadas ofensivas do Porto, especialmente por jogar no lado do James que não é muito dado a ir à linha. Mesmo sem essa criatividade que falo, esperava maior músculo e pujança, ou seja, alguém capaz de bater os rivais pela capacidade atlética que tem e aparecer em posições favoráveis por via disso.
Essa é que é uma questão que nos vai prender a atenção pois já não é o primeiro jogo em que tal acontece. Se VP adoptar o mesmo tipo de intervenção que teve para com James, penso que lhe irá dar alguma liberdade de movimentos, sem que isso provoque desequilíbrios na equipa. Pessoalmente acho que nesta fase VP deveria obrigar o Danilo a ir até à linha de fundo mas VP é muito mais treinador do FC Porto do que eu alguma vez sereiLarry David disse:Quanto aos passes, o Danilo parece ter boa visão de jogo e fazer bons passes para desmarcações, se calhar é também por estas características que ele é mais dotado para jogar a meio campo. Nota-se que ele tenta diversas vezes passar a bola para desmarcação de um dos médios. São boas qualidades.
Custou muito dinheiro mas ainda é cedo para dizer que foi caro.Larry David disse:Isso do preço, quanto mais caro é um jogador, menor terá de ser a margem de erro relativamente ao que ele pode oferecer à equipa. Assim como o Jackson foi um investimento elevado, mas que imediatamente rende e agora todos até acham que foi barato. O Danilo também terá de fazer justificar esse preço. Não acredito que o Porto pague 13M(+custos extra) de ânimo leve. De certeza que pagaram com a ideia de que seria um jogador fulcral, já no imediato.
Larry David disse:@ Brett Favre,
Eu visitei o(ou melhor, um) fórum do Santos... na altura da transferência e ficaram contentes com o valor da venda, que achavam astronómica, 'grande negociação', iam vender um jogador que não era fulcral e manteriam as vedetas. .........
Se então ele tinha grande hype e eu sinceramente não me apercebi. My bad. Por exemplo, 2004, Diego, toda a gente sabia quem era. Era natural ser mais caro por ter esse 'cartel', na realidade acabou por vir por um valor baixo. Na altura não havia esta super inflacção do mercado Brasileiro. Na verdade, no meu trabalho de casa que fiz na altura sobre o Danilo, não fiquei com a sensação de que tivesse factores extra a gerar um valor acrescentado sobre o jogador, isto claro, para além da luta de galos entre Porto/Benfica. Mundial sub-20. Que foi logo após a transferência................
Isso da criatividade que eu falei, era mais em termos técnicos, finta, improviso, aquelas qualidades que os laterais Brasileiros costumam ter. Não sei se faz sentido. Esperava um jogar mais acutilante ofensivamente. Até agora, dá-me sempre a ideia da tal forma mecânica de jogar, faz o óbvio e básico, eu esperava que ele estivesse envolvido em boa parte das jogadas ofensivas do Porto, especialmente por jogar no lado do James que não é muito dado a ir à linha. Mesmo sem essa criatividade que falo, esperava maior músculo e pujança, ou seja, alguém capaz de bater os rivais pela capacidade atlética que tem e aparecer em posições favoráveis por via disso. Quanto aos passes, o Danilo parece ter boa visão de jogo e fazer bons passes para desmarcações, se calhar é também por estas características que ele é mais dotado para jogar a meio campo. Nota-se que ele tenta diversas vezes passar a bola para desmarcação de um dos médios. São boas qualidades. Mas a lateral esperamos mais em termos de subir mais pelo flanco e dar mais largura à equipa.
Sobre a questão Alex Sandro/Danilo e do balanço ofensivo da equipa. Um subir muito e o outro não o poder fazer. Eu não tenho dados estatísticos, mas ao ver o jogo com o Estoril, fiquei com a nítida sensação de que o Mangala andou mais no ataque do que o próprio Danilo. Das duas uma, ou há instruções do treinador para o Danilo, ou simplesmente ele ainda não está a dar o que idealmente se esperaria. Defensivamente, ele foi riscado na selecção por ter estado muito mal, e passou a contar para médio. No Porto também mostrou fragilidades, mas ultimamente não têm havido grandes calafrios, talvez esteja a melhorar nesse capitulo. Eu sinceramente, parece-me que o Danilo ainda se está a adaptar a jogar a lateral direito no Porto. Para além de possivelmente não estar na melhor forma física. Isto talvez seja arranjar desculpas, na esperança de que ele seja bem melhor do que é. Sinceramente, apesar dos 21 anos, se ele só dá isto nesta altura, acho que seria uma grande desilusão. Pelo que, resta esperar uma subida progressiva no estado de forma e ganhar maior protagonismo na equipa.
Isso do preço, quanto mais caro é um jogador, menor terá de ser a margem de erro relativamente ao que ele pode oferecer à equipa. Assim como o Jackson foi um investimento elevado, mas que imediatamente rende e agora todos até acham que foi barato. O Danilo também terá de fazer justificar esse preço. ......
Em tese, acho que o clube não deveria investir tanto dinheiro em jogadores de perfil defensivo. O "tecto" deles é bem menor que jogadores ofensivos e a margem de valorização menor. O Porto foi campeão tendo jogado com Maicon e Sapunaru a lateral direito. O Porto NUNCA seria campeão sem o Hulk ou James. É mais fácil ganhar com uma defesa 'low cost', do que com um ataque 'low cost'.... porque é mais fácil destruir do que construir. Mas isto, já é divagar demais e se calhar sem fundamento. Acho que investimentos avultados em defesas para um clube como o Porto, parece-me errado. Deveríamos canalizar esses investimentos para médios e avançados, de qualidade e grande projecção. Mas claro que toda a regra tem excepção, portanto, se quem de direito vê um diamante que acha vale o investimento, ok. O Alex Sandro parece que se vai tornar num desses casos de sucesso. Esperemos que o Danilo para lá caminhe.