Danilo Luiz

B

BEN

Guest
Digam o que disserem, para mim aquilo na maior parte das vezes, era praticamente duplo pivot. Tantas vezes estava o Moutinho e o Fernando lado a lado com Lucho adiantado, mas isto é a minha leitura e eu não percebo muito, posso ser só eu a pensar assim. :)
[/quote]

Posso estar enganado mas as decidas do Moutinho para o lado do Fernando eram meramente circunstanciais para vir receber a bola atrás

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
849
52
36
BEN disse:
Posso estar enganado mas as decidas do Moutinho para o lado do Fernando eram meramente circunstanciais para vir receber a bola atrás
Nunca me pareceu, mesmo a defender, quantas vezes estavam lado a lado? O Lucho estava sempre mais à frente que eles os 2, pareceu-me sempre um duplo pivot (mal) "disfarçado". Esse era parte do problema quanto a mim, mas já falei disto muitas vezes, não quero voltar ao mesmo. Se calhar sou só mesmo eu que penso assim, mas sempre me pareceu tão claro.

Anyway estamos no tópico do Danilo, better stop, sorry!

BluenWhite

Arquibancada
9 Março 2012
341
14
Onun disse:
Digam o que disserem, para mim aquilo na maior parte das vezes, era praticamente duplo pivot. Tantas vezes estava o Moutinho e o Fernando lado a lado com Lucho adiantado, mas isto é a minha leitura e eu não percebo muito, posso ser só eu a pensar assim. :)
Não és o unico a pensar assim e não me parece que percebas assim tão pouco. Isso aconteceu frequentes vezes, principalmente durante um periodo de uns 5 jogos após o jogo na Luz inclusive. O problema é que o resultado nunca foi o melhor. O Moutinho jogava demasiado recuado e o Lucho demasiado adiantado. Havia um espaço enorme entre sectores. O que estás a propor é trocar o Lucho pelo James, o que te leva a cair no mesmo erro. A equipa melhorou quando essa posições foram corrigidas e Moutinho e Lucho passaram a jogar mais em linha. É uma configuração que fica longe do ideal. Mas eu tenho um certo preconceito contra o doble pivote. Destesto o 4-2-3-1. Admito a parcialidade.

O James dificilmente pode ser o 3º jogador de um meio campo a 3 no nosso esquema habitual, só em certas circusntâncias. É dificil sustentar o James nessa posição. O Lucho é um jogador fabuloso. É um 8 que pela sua qualidade se foi desdobrando com facilidade naquele hibrido 8/10. O James não tem metade do sentido posicional e colectivo do Lucho. Nem perto disso. James estruturalmente no meio só com alteração do sistema táctico. Ou alteração do James, o que ele ainda não demonstrou.

O Danilo na posição do Lucho é tudo menos natural. Ele a médio já é uma adapatação. Ele tem alguma "chegada", é verdade. Mas isso é apenas uma parte pequena do que a posição exige. No Santos era uma especie de 2º volante. É muito diferente jogar a partir de uma posição recuada do meio campo e ele nem surgia tantas vezes assim na frente. A maioria dos seus golos eram de remates de longe, bem longe mesmo. Tinha que surgir com muito mais frequência na área e ser constante ponto de equilibrio e desiquilibrio da equipa. Não me parece esse tipo de jogador. Técnico mas muito mais fisico do que cerebral. Já a lateral as suas caracteristicas parecem-me ter tudo para dar jogador de top.

superdino

Bancada lateral
31 Março 2012
747
0
42
Onun disse:
Nunca me pareceu, mesmo a defender, quantas vezes estavam lado a lado? O Lucho estava sempre mais à frente que eles os 2, pareceu-me sempre um duplo pivot (mal) "disfarçado". Esse era parte do problema quanto a mim, mas já falei disto muitas vezes, não quero voltar ao mesmo. Se calhar sou só mesmo eu que penso assim, mas sempre me pareceu tão claro.

Anyway estamos no tópico do Danilo, better stop, sorry!
concordo colega

N

Nathan Muir

Guest
Para mim o Danilo pode render mais como médio do que como lateral, no entanto perante o actual quadro de jogadores é provável que seja utilizado mais frequentemente na defesa.

jfc_campos

Tribuna Presidencial
3 Maio 2012
5,661
1,790
Conquistas
4
33
Porto
  • Lucho González
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
o golo dele hoje só vem confirmar o que acho, temos aqui um box-to-box excelente e caso saia o moutinho tamos muito bem servidos....

Fernando

Lucho/Defour  Danilo/Castro

Só faltava alguem para fazer sombra ao fernando....

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
849
52
36
BluenWhite disse:
Não és o unico a pensar assim e não me parece que percebas assim tão pouco. Isso aconteceu frequentes vezes, principalmente durante um periodo de uns 5 jogos após o jogo na Luz inclusive. O problema é que o resultado nunca foi o melhor. O Moutinho jogava demasiado recuado e o Lucho demasiado adiantado. Havia um espaço enorme entre sectores. O que estás a propor é trocar o Lucho pelo James, o que te leva a cair no mesmo erro. A equipa melhorou quando essa posições foram corrigidas e Moutinho e Lucho passaram a jogar mais em linha. É uma configuração que fica longe do ideal. Mas eu tenho um certo preconceito contra o doble pivote. Destesto o 4-2-3-1. Admito a parcialidade.
O meu "caso" acaba de ganhar mais força. :)
Exactamente, nessa altura, depois daquele jogo da Luz (não sei se provocado pela vitória nesse jogo), o nosso meio campo ficou quase declaradamente a jogar em 2+1.
Eu não estou a propòr jogar em 2+1, caro BluenWhite, Eu "proponho" voltar ao 1+2, apenas neste caso substituindo o Lucho pelo (pensa nele como o Guarin na época do André) pelo James.

Eu sou da mesma opinião, odeio o 4-2-3-1. É uma táctica que "parte" a equipa. Fica-se declaradamente a jogar com 2 médios que preocupam-se, quase exclusivamente, em defender e equilibrar a equipa, dando maior liberdade aos restantes 4 elementos.

Eu acho que o James, mesmo que jogue ligeiramente mais adiantado que o Moutinho, na grande maioria dos jogos chega e sobra para equilibrar o meio campo. Ele já dá indícios de querer aprender a defender melhor, já não o vemos tão estático à espera da bola na frente. Ele parece querer evoluir nesse sentido. Acho que tem todas as qualidades para ser mais e melhor defensivamente (nunca chegar a um Moutinho ou mesmo Lucho), mas também não acho que seja um requisito para jogar ali.

Ficaríamos com um jogador que desequilibra com e sem bola no meio campo (sendo o James neste caso o jogador que aparece mais perto na área), onde poderia fazer uso da sua maior qualidade, passe. Os passes dele seriam verdadeiramente mortais a jogar naquela posição, ficava de frente para o jogo. Acho que só ganhavamos com isto.
E finalmente ganharíamos alguém que jogasse verdadeiramente na ala, oferecendo largura e explosão.

Mas, concordo contigo noutro ponto. Esta solução seria usada maioritariamente no campeonato. Na Champions, pelo menos para já, seria demasiado arriscado. Nesses jogos admito que o meio campo fosse outro.
Com James tens tudo que tens com Lucho, com excepção do "conhecimento da posição", que terrenos ocupar aquando da perda da bola e quando pressionar/ aguentar posição. De resto mão perderíamos nada quanto a mim. Ambos sabem marcar ritmo de jogo, segurar bola, visão de jogo, inteligência táctica. Eu arriscaria, pelo menos contra as equipas mais fechadas parece-me ser, de longe, a melhor solução.

Compreendo quem não concorda, mas não concordo quem diz que James não serve para 3º elemento do meio campo.

O James dificilmente pode ser o 3º jogador de um meio campo a 3 no nosso esquema habitual, só em certas circusntâncias. É dificil sustentar o James nessa posição. O Lucho é um jogador fabuloso. É um 8 que pela sua qualidade se foi desdobrando com facilidade naquele hibrido 8/10. O James não tem metade do sentido posicional e colectivo do Lucho. Nem perto disso. James estruturalmente no meio só com alteração do sistema táctico. Ou alteração do James, o que ele ainda não demonstrou.
Essa alteração do James parece-me que já começou a ocorrer, basta trabalha-lo, pô-lo a jogar na posição para ele começar a "apalpar terreno". Mais cedo ou mais tarde, ele acabará por jogar no meio. Infelizmente será noutro clube, mas eu acho que só ganhávamos com ele na posição, dentro do quadro que apresentei antes. Não tem o sentido colectivo e posicional do Lucho, mas tem a inteligência e a motivação para a ganhar.

Eu arriscava, mas isso sou eu, devo ser o único por aqui. :)

*última parte do post*
Concordo 1000% como já disse. O Danilo, mesmo ainda não tendo percebido, tem tudo para ser top mundial como lateral direito.
O Danilo não me parece ser um jogador para jogar em 4-3-3 no meio campo. Pode jogar lá, mas nunca desenvolverá as capacidades ao máximo, parece-me.
Não me parece ter a inteligência táctica do Moutinho nem a inteligência e visão de jogo do Lucho, resumindo. É um jogador de toque de bola, tem técnica, mas duvido que tenha o suficiente para ser craque num meio campo a 3 como o nosso.

* Desculpa não ter "quotado" a última parte toda, é o limite de caracteres que não deixa, desculpa. Grande post, assim não consigo resistir a entrar em off-topic :) *

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
13,266
10,439
Italia
O jasus queria-o para fazer o que o ramires tinha feito um ano antes... é aí que ele pode e deve jogar...com a qualidade e disponibilidade fisica que tem também cumpre a lateral mas não é a posição dele...

Dito isto, do meio campo jogará no lugar do Moutinho se ele sair.

Ficamos com o Defour e o Castro à espera de espaço.

O Belluschi seria o suplente perfeito do Lucho nas funções actuais deste.

BluenWhite

Arquibancada
9 Março 2012
341
14
Onun disse:
Exactamente, nessa altura, depois daquele jogo da Luz (não sei se provocado pela vitória nesse jogo), o nosso meio campo ficou quase declaradamente a jogar em 2+1.
Eu não estou a propòr jogar em 2+1, caro BluenWhite, Eu "proponho" voltar ao 1+2, apenas neste caso substituindo o Lucho pelo (pensa nele como o Guarin na época do André) pelo James.
Eu percebi onde querias chegar. É um excelente post que tinha muito por onde pegar mas estamos terrivelmente offtopic. Para não me alongar, onde diferimos é na crença que o James consiga ser esse jogador. Até aqui não o demonstrou. O Lucho é um 8 que consegue disfarçar que não é um 10. O James é um 10 que não consegue disfarçar que não é um 8. Eu também gosto muito do James. É um talento fantástico mas de dificil encaixe nesta posição fora jogos de grau de dificuldade mais baixa. O lirico em mim quer acreditar que é possivel. O meu conceito do que deve ser o jogo da equipa é parecido com o teu, mas talvez o meu já esteja mais "corrompido", um pouco mais cinico.

Bitaites disse:
O jasus queria-o para fazer o que o ramires tinha feito um ano antes... é aí que ele pode e deve jogar...com a qualidade e disponibilidade fisica que tem também cumpre a lateral mas não é a posição dele...
É verdade, o JJ via-o como o substituto ideal do Ramires. Mas o Ramires jogava bastante por fora no esquema do JJ. Não era um interior clássico. E hoje é essa a posição que faz no Chelsea. São esquemas diferentes do nosso.

D

dbdragon

Guest
é meter o miudo a jogar no meio campo!
sinceramente a dd faz o corredor todo, mas bem, so no sentido defesa ataque, ja ao contrario não gosto muito.

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
10,449
14,671
Li no twiter que a Juventus está interessada no Danilo e o Liverpool pode chegar aos 15M pelo Álvaro Pereira, alguém sabe alguma coisa?

B

Bluedream

Guest
15 M por alvaro ... custa-me que a época passada tenha desvalorizado os jogadores .

C

COLOSSO_FCP

Guest
Se já andam por ai a especular 30 milhoes pelo cabeludo do clube do regime imaginem quanto valerá este menino no futuro.

A

Azul 77

Guest
É a 8 que ele faz os grandes jogos. Se o Moutinho sair poder haver um reajuste no que foi pensado para  a posição em campo do Danilo.

P

PedroVieira

Guest
Sou muito céptico quanto à sua utilização a lateral principalmente contra equipas de maior valia.

tnt

Arquibancada
29 Junho 2012
344
0
41
Lamego
Azul 77 disse:
É a 8 que ele faz os grandes jogos. Se o Moutinho sair poder haver um reajuste no que foi pensado para  a posição em campo do Danilo.
Também tenho a ideia que ele fez grandes jogos no meio campo. Mas sinceramente pela capacidade fisica, táctica e técnica, ele tem mesmo tudo para um grande lateral direito, espécie daniel alves (sem ser um porco a fazer mergulhos e simulações)...

No meu entender só ganhará um lugar no meio campo caso o fernando saia, e não o moutinho. Mas ao mesmo tempo tenho receio que se torna-se um trinco espécie Souza...