Desculpem colocar esta imagem no tópico do Danilo, mas a ideia de a colocar aqui surgiu das minhas dúvidas em relação à segurança defensiva que uma dupla de laterais Danilo/Alex Sandro pode dar à equipa.
Por este motivo, e partindo apenas de pressupostos meramente especulativos, no que ao mercado de transferências diz respeito, aqui vai um esquema táctico que, na minha opinião, seria de ter em conta na próxima época:
.
Muito sinceramente custa-me imenso imaginar uma dupla tão ofensiva nas laterais. Custa-me imenso ver partir um Sapunaru que nos transmite tanta segurança defensiva, tanto em jogo corrido, como em bolas paradas defensivas. Já para não falar no carisma e alma que transmite aos companheiros e adeptos.
Atenção que não ponho totalmente de parte a utilização de Danilo a LD, mas na minha opinião a presença de um lateral ofensivo de um lado, e de um defensivo do outro, garante uma coesão mais forte nessa zona do terreno.
E Drago, concordo contigo que está na altura de o James se afirmar como 10, mas apenas nestas circunstâncias.
Não conheço nenhuma equipa de topo que tenha duas locomotivas ofensivas nas laterais.
Por maior evolução defensiva que se preveja no Danilo e no Alex Sandro, na minha opinião a sua utilização conjunta não transmite a sensação de "muralha defensiva" que os craques lá na frente necessitam de sentir atrás deles, para libertarem o seu futebol. E nestes craques incluo o Danilo.
Sei que é um jogador que precisa de um corredor para usar a sua velocidade, por isso não o coloco a extremo no meu esquema.