https://twitter.com/cristiancrespoj/status/1099346492433809414
Deixa-te de joguinhos. Eu perguntei-te como fazes para acabar as desigualdades sociais, não foste capaz de dar um exemplo concreto, apenas baseias-te no argumento da Finlândia sem ser concreto... e depois dei-te um exemplo, neste caso roubando as grandes fortunas para acabar com as desigualdades sociais.kal-el disse:Ok, no teu léxico quando falei em nivelar as sociedades falaste imediatamente em roubar as grandes fortunas.
Quando falei num povo que ficou sem o o dinheiro do seu trabalho para pagar desvios dos colarinhos brancos dos bancos parece-me tentas suavizar a palavra roubo, tentas estabelecer diferenças e defines a situação como "casos de má gestão e de incompetência dos gestores.."
Ok!
Sem mais perguntas meritíssimo!
Mas qual utópico, qual carapuça, és tu agora quem vais definir o que é ou não possível fazer?tripeiro_de_gema disse:És utópico. Os países nórdicos economicamente funcionam com as leis do mercado, uma delas que aqui falei é o facto deles não terem um salário mínimo nacional, pois o salário é definido de acordo com as leis do mercado.
Como é que os países nórdicos conseguem exportar grandes marcas, Volvo, Scania, IKEA, Carlsberg, Ericsson?
O globalismo já ouviste falar?
Tu próprio assumiste que também havia desigualdade social, mesmo sendo "menores", certo?kal-el disse:Mas qual utópico, qual carapuça, és tu agora quem vais definir o que é ou não possível fazer?
Não sei se será boa ideia, pois há pouco tentaste estabelecer, mesmo contra factos, que as desigualdades sociais são permanentes!
A economia dos países nórdicos são as chamadas economias do bem estar que derivam do walfare state, estados fortes promotores da organização social e económica...
Através de importantes cargas tributárias, educação gratuita para todos, assistência médica gratuita, auxílio ao desempregado, igualdade do género, etc...
É curioso os liberais e neo-liberais contemporâneos tentarem privatizar as ideias doutros espectros políticos como sendo deles...
...mas olha, resumindo e concluindo: não me interessa discutir se chamas a estas ideias de esquerda ou de direita, de economia de mercado ou planificada;
...se estás de acordo com as acções do walfare state, ou seja, se és a favor de importantes cargas tributárias, educação gratuita para todos, assistência médica gratuita, auxílio aos desempregados, igualdade do género, distribuição de rendas mais igualitárias, altamente, estamos juntos e não temos que discutir...
Utilizas verbos muito imperativos: "Deixa-te de joguinhos.", "És utópico.".tripeiro_de_gema disse:Deixa-te de joguinhos. Eu perguntei-te como fazes para acabar as desigualdades sociais, não foste capaz de dar um exemplo concreto, apenas baseias-te no argumento da Finlândia sem ser concreto... e depois dei-te um exemplo, neste caso roubando as grandes fortunas para acabar com as desigualdades sociais.
Eu não estou a suavizar nada, eu acho que estás amalgamar e estás a enfiar tudo no mesmo saco.
Indirectamente estás me querer chamar ditador, certo?kal-el disse:Utilizas verbos muito imperativos: "Deixa-te de joguinhos.", "És utópico.".
Não admira que querias estabelecer a ordem social das coisas à tua vontade exclusiva...
Por acaso acho que "és" é modo imperativo, mas não domino muito bem a gramática, corrijam-me se estiver enganado.tripeiro_de_gema disse:Indirectamente estás me querer chamar ditador, certo?
"És", por acaso não é nenhum imperativo, é a segunda pessoa do verbo "ser", talvez era melhor tratar por "senhor doutor".
És não é nenhum imperativo.kal-el disse:Por acaso acho que "és" é modo imperativo, mas não domino muito bem a gramática, corrijam-me se estiver enganado.
E só te estou a dizer que não aceito que dites o que devo dizer ou fazer; depois como te arrogaste ao direito de fazeres considerações pessoais, constatei que tens essa tendência imperativa...
...ademais, não sou doutor, sou engenheiro, e temos como lema que profissão não é nome próprio, por isso não costumam funcionar connosco essas lógicas hierárquicas...
... mas, mais uma vez, és coerente!
Dizem os entendidos que não existe hierarquia na sociedade finlandesa, remeti-te para um artigo que fala disso.tripeiro_de_gema disse:Tu próprio assumiste que também havia desigualdade social, mesmo sendo "menores", certo?
E já agora desde de quando que defendi que tudo deve ser privado? O que eu acho é que o estado não deve estar presente na economia e não deve intrometer-se nas rotinas das empresas, mas ok, julgo que já não vale a pena discutir mais esse assunto.
Não estou ofendido, palavra que não, e espero que também não estejas porque até que estamos a trocar argumentos de forma minimamente leal e construtiva, apesar de brevemente ter de sair para tratar de vida, lololtripeiro_de_gema disse:És não é nenhum imperativo.
Só porque disse-te "Deixa-te de joguinhos" é caso para tirar essas conclusões?
Pronto já não posso dizer nada, se não vou ofender.
Vamos ao essencial, que eu ainda não percebi, que modelo social defendes? E que tipo de economia defendes, uma economia de estado ou uma economia de mercado?kal-el disse:Dizem os entendidos que não existe hierarquia na sociedade finlandesa, remeti-te para um artigo que fala disso.
Claro que devem haver pessoas a que ganhar mais dinheiro que outras, mas confesso que não vejo o ponto de levar a questão ao milimetro, quando essencial é que existem instrumentos para diminuir a desigualdade social, houve países que os aplicaram e são esses países simultaneamente com as sociedades mais desenvolvidas do mundo, não são os EUA... esses são lideres mundiais em VIPs e marcas, isso sim, entre outras coisas boas que também têm...
Ok.tripeiro_de_gema disse:Vamos ao essencial, que eu ainda não percebi, que modelo social defendes? E que tipo de economia defendes, uma economia de estado ou uma economia de mercado?
Eu acho precisamente que o segredo dos Chineses fora das suas fronteiras é mesmo o terem uma exploração diferente da força bruta que os ocidentais usaram.JMPedroto disse:E não têm ninguém a chamá-los de racistas ou exploradores... só o homem branco é que é mau para os africanos... daqui a uns anos esse continente vai chorar pelo regresso dos ocidentais depois de os expulsar (ex: zimbabwe e áfrica do sul).... os chineses conseguem ser piores do que ocidentais em práticas de exploração, esses sim são um povo bem racista
O quê? Onde andas a ouvir essas baboseiras? Nos comícios do PCP? Sabes que o maduro desarmou o seu povo em 2013? O que ia fazer o povo contra o exército? atacar com vassouras e foices enquanto os soldados andam armados? Tens noção do ridículo?Philipp disse:Simples. Os EUA andam a tentar derruba-lo à meses e até agora nada. Se o povo estivesse contra ele já teria caído à muito. A questão é que as pessoas sabem bem quem está a mata-los à fome e não querem voltar a ver o Pais ser usado e abusado pelos EUA como antes de Hugo Chavez.
Olha q não é a estratégia q é diferente, é o tempo. Comparar o q a China faz com a colonização de África por exemplo, é impossivel.MrKovac disse:Eu acho precisamente que o segredo dos Chineses fora das suas fronteiras é mesmo o terem uma exploração diferente da força bruta que os ocidentais usaram.
A maneira como actuam em África é bastante diferente.
E a maneira como fazem o controlo através da tecnologia também.
Agora, lá dentro é que fazem o que lhes apetece porque ninguém lá vai mexer uma palha.