slowboy disse:
Que os números são uma estimativa parece-me claro (até o das mortes). Mas existirem diferentes fontes da verdade sobre o mesmo lugar geográfico e diferentes explicações sobre essas diferenças de números ao longo do tempo, parece-me uma trapalhada. E já vamos com 2 meses disto. Não sei se isso é assim noutros países.
Mesmo que todos os números sejam estimativas, não deixam de serem importantes factors de decisão e já deviamos ter chegado a um modelo para uniformizar esses números a nível nacional.
O Sinave Med tem as notificações com a informação completa, mais não seja com o número do utente que depois dá acesso ao resto.
Já as notificações do Sinave Lab, muitas vezes, não chegam com a informação completa, como a localização por exemplo. E é depois com a articulação com as autoridades regionais e locais que se obtém o resto da informação e se actualiza a tabela dos concelhos. Só que nem sempre é tão rápido quanto o desejável.
Desde o início que dizem que os dados dos concelhos não estão completos em cada boletim e que há atrasos e desfasamentos. Nunca esconderam isso. Não percebo mesmo o comportamento "ah-ah eu sabia" de alguns autarcas. Rebentou a dinamite e descobriam a pólvora.
Acresce a circunstância de algumas pessoas estarem registadas num sítio e residirem noutro. Eu por exemplo estive mais de um ano no Porto mas a ter de ir ao centro de saúde em Gaia até arranjar vaga.
Temos problemas na recolha de dados porque temos um sistema (Sinave) pouco moderno e prático, e que não estava de todo preparado para uma utilização tão intensiva. Podes ir melhorando aos poucos, mas dificilmente consegues fazer a reforma total e necessária enquanto decorre a pandemia.
É uma lição para o futuro, até porque se continuarmos com esta relação altamente abusiva com a natureza não tardará muito nova epidemia.
Mas, ao contrário do que se supunha, nada impede as autarquias de se informarem com as ARS.
Quanto aos óbitos, suponho que estejas a falar das pessoas que morrem com covid-19 sem ninguém saber que tinham a doença, porque a notificação das mortes está incluída num sistema diferente, esse sim prático e automático. Não são números estimados, assim como não são internamentos e UCI.