domribeiro disse:
Nota previa: quem esta minimamente atento ao que vou escrevendo por aqui sabe a minha posição sobre a atual administração da SAD, não a vou repetir.
Depois sobre o que dizes só queria tocar num ponto.
O resultado negativo em 58M (no primeiro semestre).
Neste fórum foi motivo de indignação tremenda esse resultado, diria mesmo de estupefação.
Ora só alguém absolutamente alienado da realidade atual do clube é que ficou minimamente surpreendido.
È compreensível em muitos adeptos que apenas vão aos jogos e apoiam a equipa estando lá e tendo um papel de louvar, mas que depois não ligam às questões financeiras.
È bem menos compreensível aos membros deste fórum que bastava ler o que já por aqui muita gente escreveu sobre o Orçamento para esta época.
Em síntese para mim alguém que se tenha surpreendido com os 58M de prejuízos desde logo não tem capacidade de ser presidente do clube.
Certo. Concordo.
A verdade é que as candidaturas só apareceram depois das contas terem sido tornadas públicas, o que deixa no ar a ideia de que estas alternativas apenas surgem porque os resultados foram catastróficos.
Mas o que penso que aconteceu foi que, e como disse antes, já estavam a ser pensadas. Não pode ser de outra forma, porque para avançarem tão pouco tempo depois do R&C sair, é porque estavam a congeminar as coisas. Não faz sentido 24 hrs depois de se conhecerem as contas, alguém reunir uns amigos e uns conhecidos à pressa e elaborar uma lista para se candidatar. Seria rocambolesco. Não tem o mínimo de sentido.
As contas negativas de 58M tiveram o condão de desencadear a reacção que se viu e as alternativas apareceram. Se os candidatos esperavam apenas a publicação dos resultados oficiais que eram esperados por eles para avançarem, ou se foram surpreendidos pelos mesmos, não sei. Dificilmente saberemos, mas acredito que estavam mais ou menos cientes e a par do que se passa no clube. Quero acreditar que sim, pelo menos.
Qualquer pessoa, portista que se preze, que anda atento, sabe que a parte desportiva e financeira andam de braço dado. Se temos mau desempenho numa das vertentes, é certo que a outra será afectada. Se não nos qualificamos para a Champions, as contas levam um rombo. Se as contam levam um rombo, a equipa fica desfalcada de investimento, e se o investimento for feito às três pancadas e sem grande critério, e em modo all-in, antecipando receitas futuras também é certo que as finanças vão ser afectadas. Se estamos sob o FPF, temos orçamentos megalómanos e uma folha salarial bem acima do que era possível, expectável e adequado, sem as tais receitas extraordinárias, é normal que o Titanic comece a meter água e a solução seja jogar a tripulação - leia-se venda de jogadores - borda fora, embora quem devesse ficar a contemplar o iceberg seriam Pinto da Costa e seus muchachos.
Logo, sim, se alguém se surpreendeu com as contas negativas, não e deste planeta.