Fadsp disse:
Não discutindo a justiça ou injustiça do prémio, ou os critérios, que me interessam pouco (o prémio em si interessa-me pouco e é ridícula a atenção que lhe é dada actualmente), queria só perguntar se alguém acha que Ronaldo foi o melhor jogador do mundo em 2016.
Ou seja, se alguém acha que, individualmente, foi o jogador que fez mais diferença, em mais jogos, em todo o mundo.
O melhor do mundo, será sempre subjectivo porque cada posição é diferente, o Maldini era inquestionávelmente o melhor do mundo na sua posição (continua a ser o melhor defesa esquerdo de sempre, ever, ponto final) e nunca lá andou perto, se estivesse actualmente no seu auge, nem entrava nos três primeiros.
O Cannavaro que era um dos melhores centrais do mundo (talvez o melhor nesse ano) quando venceu o prémio não era o melhor jogador da italia - Buffon, totti.
O Zanetti (outro que é o melhor de sempre na sua posição) é um jogador sobre o qual se pode fazer esta afirmação - melhor jogador de futebol Argentino durante mais tempo, afinal, jogou 18 anos consecutivos sempre num patamar de eleição.
O Maradona teve 4,5 anos entre lesões e problemas extra curriculares, não deixando de ser o Argentino mais talentoso de sempre e até à data, o melhor jogador de todos os tempos - o Messi quando se retirar, pode entrar na frase do Zanetti e nesta conversa sobre o Maradona - imaginem que o Messi entra em declinio como muitos - Ronaldinho Gaucho- e os últimos 6 anos da carreira são dele a arrastar-se no relvado.
Onde quero chegar com isto em resposta ao que escreveste?.
Mario Jardel
nenhum outro jogador foi tão mau como futebolista e tão bom como marcador de golos.
O Ronaldo não faz uma finta, não marca de livre como tem fama de o fazer ou cria desequilíbrios ou faz seja o que for a não ser o que faz- velocidade, golo, maus anúncios televisivos- e nisso ele é sobrenatural.
É o expoente e a estrela maior de uma equipa que venceu a liga dos campeões e da equipa campeã europeia.
Se o acho o melhor do mundo?, não, não o colocava no meu onze de sempre se tivesse que fazer uma equipa de Portugal (Figo e Futre nas alas e o Gomes a ponta de Lança- e se não fosse o Gomes era o Matateu).
Dito isto, achando que o Ronaldo não desequilibra, finaliza como o Jardel... acho justo que vença o prémio, fez-me mais comichão ter ganho o Shevechenko em 2004 e não o Deco.
(divaguei sobre a tua resposta, não a respondi directamente,sorry)