Assobiar ou apoiar? Eis a questão

paulofcp85

Bancada central
9 Março 2012
1,263
525
Lembro-me desses cânticos da escumalha verde contra o FCP e meteu-me um nojo inacreditável, e se os adeptos do FCP não abafaram esses cânticos com assobios é escandaloso.

Claro que os adeptos do FCP não são (de longe!) os melhores adeptos do mundo a nível de apoio à equipa.
Mas uma das coisas boas que os nossos adeptos têm é que são exigentes e eu acredito que os assobios no dragão quando a equipa jogam mal têm feito muito mais bem à equipa e ao clube do que mal. Como se disse atrás, basta ver o nosso histórico no dragão.

S

sinal

Guest
AntonioTeixeira disse:
Sim Sinal, mas são problemas ligados.

Repara que eu não posso aceitar que adeptos assobiem o fulano ou sicrano aos 20 ou 30 minutos porque falhou dois passes, e ao mesmo tempo nunca assobiem os jogadores da equipa adversário quando tem a bola, ou cada decisão contrária do árbitro (bem ou mal), ou que deixem cantar o que deixaram cantar sobre o Pinto da Costa.

Isso é que não aceito. E o problema está ai: se assobiam tanto os jogadores e a equipa, porque não assobiam ainda mais o árbitro e o adversário? Se não conseguem porque cansa, então que pensem no que aproxima a equipa da vitória: assobiar a equipa, ou o adversário e árbitro?
Aqui ninguém disse que não se deve assobiar o adversário ou o árbitro. Deve-se.

O que alguns não querem é que não se assobie a nossa equipa, outros que se assobie ao intervalo e outros no final do jogo.

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
sinal disse:
Aqui ninguém disse que não se deve assobiar o adversário ou o árbitro. Deve-se.

O que alguns não querem é que não se assobie a nossa equipa, outros que se assobie ao intervalo e outros no final do jogo.
É assim, eu acho que se assobias a equipa, da maneira que se tem visto, então tens de assobiar o árbitro sim ou sim. Porque não faz sentido.

E a cena do Pinto da Costa é talvez a maior vergonha a que o Estádio do Dragão já assistiu. E a culpa é única e exclusivamente dos adeptos que lá estavam a ver Sinal, porque até podias estar a levar 10 batatadas, aquilo não se permite.

Apesar dos bons resultados, o Dragão é cada vez um estádio em que as equipas vão com menos medo. Os nervos neste momento estão do lado da nossa equipa. É verdade que a maior parte da responsabilidade tem de ser da equipa e do treinador, mas não deixa de ser verdade que muitas vezes os adeptos não ajudam.

Repara que eu aceito assobios. Lembraste quando o Bayern estava a espatar 3 batatadas ao Barça em Camp Nou e os do Barça aplaudiam? Nós estamos no extremo oposto. Nenhum deles é bom imho

S

sinal

Guest
AntonioTeixeira disse:
É assim, eu acho que se assobias a equipa, da maneira que se tem visto, então tens de assobiar o árbitro sim ou sim. Porque não faz sentido.

E a cena do Pinto da Costa é talvez a maior vergonha a que o Estádio do Dragão já assistiu. E a culpa é única e exclusivamente dos adeptos que lá estavam a ver Sinal, porque até podias estar a levar 10 batatadas, aquilo não se permite.

Apesar dos bons resultados, o Dragão é cada vez um estádio em que as equipas vão com menos medo. Os nervos neste momento estão do lado da nossa equipa. É verdade que a maior parte da responsabilidade tem de ser da equipa e do treinador, mas não deixa de ser verdade que muitas vezes os adeptos não ajudam.

Repara que eu aceito assobios. Lembraste quando o Bayern estava a espatar 3 batatadas ao Barça em Camp Nou e os do Barça aplaudiam? Nós estamos no extremo oposto. Nenhum deles é bom imho
Mas qual foi a parte que não percebeste do "Aqui ninguém disse que não se deve assobiar o adversário ou o árbitro. Deve-se." ?

Escrevi que se deve assobiar o árbitro e os adversários, qual é a dúvida? O que se tem discutido não é isso, porque acho que toda a gente concorda nesse ponto.

Off_topic: Vai ver o teu mail.

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
sinal disse:
Mas qual foi a parte que não percebeste do "Aqui ninguém disse que não se deve assobiar o adversário ou o árbitro. Deve-se." ?

Escrevi que se deve assobiar o árbitro e os adversários, qual é a dúvida? O que se tem discutido não é isso, porque acho que toda a gente concorda nesse ponto.

Off_topic: Vai ver o teu mail.
Offtopic: Seven Shades of Gray? Ui xD

Vou dar uma vista de olhos quando acabar de ler aqui um :) Thanks

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
19,239
12,644
Conquistas
7
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Draconem disse:
15 jogos no Dragão, 15 vitórias, 41 golos marcados, dois sofridos (um da Académica na Taça da Liga, outro do Bayern Munique).

Assobiem, carago, que este registo não se admite. Num clube com a nossa exigência, em 15 jogos pede-se no mínimo 16 vitórias e 17 jogos com opera.
Um registo incrível e que não é obra do acaso.

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
19,239
12,644
Conquistas
7
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
AntonioTeixeira disse:
Principalmente as equipas do nosso campeonato, algumas até que lutam pela manutenção. É de facto a realidade. A única parte funcional do nosso maravilhoso estádio em termos de apoio constante está na curva sul e no cantinho da curva norte, de resto é esquecer, é uma vergonha.

Por mim, no jogo com os encornados estava lá apenas as claques, o resto do estádio até convinha era estar vazio.

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,423
5,493
Na minha opinião acho que se devia apoiar a equipa durante o jogo, independente do espectáculo que estejam a dar. Assobiar só no final do jogo ou ao intervalo, se a equipa o merecesse.

Se bem que uma assobiadela ou outra durante o jogo até pode ajudar a equipa a perceber que tem de dar o litro. E nesses momentos até devia ser o capitão a assumir e a puxar pela equipa.

O que não concordo é que se assobie só a certos jogadores e porque sim. Na primeira jornada, o Herrera falha um passe por falta de entendimento com o Maxi e leva uma assobiadela. Umas jogadas mais tarde, falha uma recepção por a bola ter sofrido um desvio num adversário e... leva uma assobiadela. Mesmo no sábado, de um modo geral, as assobiadelas foram vocacionadas a X ou Y e nunca à equipa.

E como disse, não sou da opinião que se deva assobiar durante o jogo. Mas se for para o fazer, que seja uma assobiadela à equipa e não só a X e Y, uma vez que o Porto como equipa tem jogado mal. Não é só X, Y ou Z. Nem que assobiem uns 30 segundos seguidos. Mas assobiar só certos jogadores quando a equipa está toda mal não se faz, tira a moral toda. Nem todos são Ronaldos, que os assobios o deixam mais forte...

MaximusInvictus

Bancada lateral
24 Agosto 2015
784
563
RXavier10 disse:
Na minha opinião acho que se devia apoiar a equipa durante o jogo, independente do espectáculo que estejam a dar. Assobiar só no final do jogo ou ao intervalo, se a equipa o merecesse.

Se bem que uma assobiadela ou outra durante o jogo até pode ajudar a equipa a perceber que tem de dar o litro. E nesses momentos até devia ser o capitão a assumir e a puxar pela equipa.

O que não concordo é que se assobie só a certos jogadores e porque sim. Na primeira jornada, o Herrera falha um passe por falta de entendimento com o Maxi e leva uma assobiadela. Umas jogadas mais tarde, falha uma recepção por a bola ter sofrido um desvio num adversário e... leva uma assobiadela. Mesmo no sábado, de um modo geral, as assobiadelas foram vocacionadas a X ou Y e nunca à equipa.

E como disse, não sou da opinião que se deva assobiar durante o jogo. Mas se for para o fazer, que seja uma assobiadela à equipa e não só a X e Y, uma vez que o Porto como equipa tem jogado mal. Não é só X, Y ou Z. Nem que assobiem uns 30 segundos seguidos. Mas assobiar só certos jogadores quando a equipa está toda mal não se faz, tira a moral toda. Nem todos são Ronaldos, que os assobios o deixam mais forte...

Au point! Touché! Na Mouche!

Embora, eu no estádio do Dragão nem me passaria pela cabeça assobiar, e já calei muitos "apitadeiros" profissionais há minha volta e nunca tive problemas, a maioria são uns tenrinhos, por isso quero que eles se f**** todos. lol

Agora se me perguntam, como me comporto em minha casa, ou com amigos conhecidos de longa data no café, só posso dizer que estou sempre a dizer asneiras e malhar sempre em tudo e em todos. Acabou-se a minha máscara. looooooool Também, nesses momentos estamos normalmente sozinhos ou com amigos na palhaçada.

Acho que o teu comentário, é definitivamente o mais acertado sobre este assunto, embora eu no Dragão quase que morro de tanto apoiar aos berros os nossos jogadores e ao mesmo tempo insultar os homens de negro. Eu adoro Trash Talking. Michael Jordan style.

Infelizmente devido ao meu estado de saúde e embora seja um indivíduo semi-novo lol, desconfio que estes jogadores parece que estão a fazer de tudo para me dar um desgosto de não ganhar nada antes que a dita cuja me venha buscar para o meu descanso final. Eles que se atrevam!

Z

ZE Pedro Sousa

Guest
Nunca consegui assobiar o meu club gosto de apoiar nos momentos mais complicados.
Apoiar nas vitorias e quando a equipa joga bem é facil dificil é nos momentos complicados apoiar

S

Santana

Guest
O próprio ato de se questionar e debater se a nossa identidade está correta ou errada, no sentido de assobiar ou apoiar, é realmente um sinal dos tempos que correm!

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,195
10
46
Trofa
Assobiar por falhar um passe não, os jogadores são humanos e também falham, e pressionados pior ainda. Assobiar porque deixou a bola saír ou porque perdeu um lance quando lutou também não. Mas quando estão a jogar ao meiínho, quando estão a jogar a passo, quando a bola está no meio campo e passezinho atrás de passezinho vem ter ao nosso guarda redes (isto dezenas de vezes num jogo), é assobiar lá para dentro. Eu ganho pouco mais de 700 euros por mês e estou sempre a ser pressionado. Eles que corram e joguem que é para isso que ganham milhões. Vontade e garra temos o direito de exigir.

Katia Cerdeira

Bancada lateral
26 Maio 2014
617
3
Sinceramente não estou habituada a ver o publico assobiar a equipa da casa aqui em Inglaterra, acho que faz parte da cultura portuguesa. Poderiam aprender algumas coisas com esta cultura ou alemã, assobiar só cria pressão em pessoas que já estão sobre uma pressão enorme. Mas pelos vídeos parece ser uma ou duas pessoas que começam este problema. 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,514
9,978
Eu já me contentava que os que assobiam à primeira oportunidade mostrassem tanta prontidão a apoiar/festejar nem que seja só nos golos. Ainda este Sabado vi um "adepto" ficar quieto nos mossos golos. 

NunoVN

Bancada lateral
8 Março 2012
907
4
34
Porto
O problema aqui, além do novo comodismo dos adeptos e do quererem opera todos os jogos (acontece com muitos adeptos), é que a maioria das pessoas não gosta deste futebol. Este futebol é detestado pela maioria. Faça-se um paralelismo com VP. VP também apostava na posse, na circulação defensiva (acontecia várias vezes esta troca entre centrais também), no ataque pensado. Resultado: Bicampeão com 1 derrota em Barcelos roubados até mais não e..... foi-se embora porque os adeptos estavam fartos e queriam outra coisa tendo VP inclusive dito que a família estava saturada da situação.
Essa outra coisa correu mal. Paulo Fonseca foi miserável e o Lopetegui vem num registo de futebol semelhante ao de VP com a agravante de não ter ganho o campeonato (coisa que nem VP salvou no clube).
A questão aqui fundamental é que as pessoas não gostam do estilo de jogo da equipa. Dito isto, o assobio ajuda ZERO durante um jogo da equipa e apenas ajuda os adversários. Querem se manifestar, podem fazê-lo no fim do jogo mas quando se vai ao Estádio deve-se fazer tudo para ajudar a equipa a vencer e isso implica apoiar os 90 minutos. A mentalidade tacanha e o vírus do assobio alastrou-se rapidamente pelo Dragão e hoje temos pessoal a sentar-se já com os dedos na boca à espera do primeiro passe errado para porem o assobio a funcionar. Falta cultura a este povo e infelizmente não é só no Futebol...

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,216
720
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Por estes lados, e nos últimos tempos tem sido  "proibido":
apoiar a equipa,
criticar os que assobiam
defender dirigentes e administradores do nosso clube.

Até mesmo os funcionários do clube são criticados por receberem ordenado.

Sinais dos tempos e do novo portista que se esconde atrás de um teclado.

Pagar cotas... apoiar... ir aos jogos é que era... mas é mais fácil ficar à espera da derrota, ou das más exibições, com as garras e os bicos afiados.... e no fim da época se assim o justificar andar a mendigar cartões de sócio para irem assistir aos jogos.

Assobiar ou Apoiar?!!!!!
Mas existe duvida sobre o que devem fazer os adeptos num qualquer jogo ?!!!

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,033
3,401
AntonioTeixeira disse:
Sim Sinal, mas são problemas ligados.

Repara que eu não posso aceitar que adeptos assobiem o fulano ou sicrano aos 20 ou 30 minutos porque falhou dois passes, e ao mesmo tempo nunca assobiem os jogadores da equipa adversário quando tem a bola, ou cada decisão contrária do árbitro (bem ou mal), ou que deixem cantar o que deixaram cantar sobre o Pinto da Costa.

Isso é que não aceito. E o problema está ai: se assobiam tanto os jogadores e a equipa, porque não assobiam ainda mais o árbitro e o adversário? Se não conseguem porque cansa, então que pensem no que aproxima a equipa da vitória: assobiar a equipa, ou o adversário e árbitro?
Cuidado, estás a fazer demasiado sentido. Estás a ser demasiado óbvio e racional.
Ainda provocas algum aneurisma a uns quantos acéfalos que populam o Dragão.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,514
9,978
Filipe Sá disse:
Cuidado, estás a fazer demasiado sentido. Estás a ser demasiado óbvio e racional.
Ainda provocas algum aneurisma a uns quantos acéfalos que populam o Dragão.
Aos supostos defensores do culto da exigência.  Que falham eles próprios em tudo que é ser adepto. Tanto no apoio a nossa equipa como no hostilizar a equioa adversária.
As vezes dou por mim a pensar no quão perfeitas (ou se acham) devem ser essas pessoas.

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
18,092
9,495
30
Porto
Que baixem os preços dos bilhetes e que joguem um futebol razoável.
Na época do AVB não houve muitos assobios...

anfreitas

Bancada central
16 Junho 2015
1,920
1,583
ruifcpsempre disse:
Que baixem os preços dos bilhetes e que joguem um futebol razoável.
Na época do AVB não houve muitos assobios...
Na época do AVB as coisas começaram bem desde o início e claro que as exibições de qualidade da equipa galvanizou os adeptos... Como por exemplo a vitória aos de lá de baixo, por 5-0 no Dragão.

E claro que quando as coisas correm bem e com futebol de qualidade, os adeptos vão apoiando. Contudo, precisamos de adeptos nos bons e nos maus momentos, e não só aplaudir nas vitórias. O AVB tinha uma equipa com camarão, e infelizmente este ano o Julien tem faneca.