André Villas-Boas - Presidente

BlueDragon

Bancada central
16 Março 2012
2,138
2,062
O cabrão não resistiu logo no primeiro parágrafo.

" o FC Porto ganhou mais que os outros porque ao longo dos anos, por razões diversas - e umas quantas controversas -"
A razão controversa foi a de ter acabado com os "Calabotes" deste País!

E assim sendo, estamos de acordo com este Mouro disfarçado de "isento"...

king_patron

Bancada central
11 Junho 2013
1,915
1,378
Na bancada? Estás a brincar comigo só pode. Tem sido um nojo o que se tem assistido nas bancadas do Dragão caralho! Um autêntico funeral é o que parece o ambiente no estádio. Ainda agora contra estes filhos da puta, pessoas a saírem do estádio aos 70 minutos de jogo, claque adversária a atirar tochas para baixo enquanto desrespeitavam a memória do maior de todos nós, etc, e o estádio calado e impávido e serenos! Foda-se! Isto é ADN PORTO? Estamos a brincar?
Ámen!

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
10,017
6,206
Ainda se fossem users diferentes… mas sao quase sempre os mesmos de um lado e do outro😅😅

Mas continuem, so fico mesmo a pensar como nao se fartam de escrever o mesmo, deve ser copy paste…
Repetem as coisas para tentar influenciar o pensamento de outros foristas.

No que me toca a mim não será por aí que mudarei as minhas opiniões.

Claro que sou sensível a determinadas opiniões mas tem de ser opiniões bem fundamentadas e não por opiniões que tentam convencer os outros pelo cansaço.

• Like
Reações: fjpfcp

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,014
4,957
A maioria está acomodada e calada. Parece que vão para ali passear as putas das camisolas para fazeres fotos para as redes sociais. Que merda e está ? No que é que nos tornamos? Está tudo bem?
Vou ser polémico. A maior parte das pessoas que vão ao Dragão, ao galinheiro ao WC etc. hoje não são verdadeiramente adeptos, são simpatizantes. Vão ao futebol porque o estádio é cool e instagramável, mas não puxam pela equipa, esperam que seja a equipa a puxar por eles, e quando as coisas começam a correr mal, são capazes de assobiar a equipa durante o jogo, como se isso ajudasse os jogadores.

Os adeptos de hoje são muito diferentes dos de há 20 ou 30 anos, e a relação quem têm com o futebol e com a sua equipa já não é a mesma. Muitos jovens hoje nem sequer são adeptos de equipas, mas de jogadores. Gostam do CR7 ou do Mbappé e torcem pela equipa em que ele estiver a jogar, mesmo que seja contra a sua (isso vê-se claramente nos jogos de selecções que envolvam o cr7). Outros dizem-se do Porto ou do Trafica, mas na verdade só vêem os jogos do City ou do PSG ou do Liverpool, porque é aí que jogam os jogadores que eles admiram. O clubismo, neste futebol globalizado dos últimos 20 anos, parece cada vez mais uma coisa do passado.
Fim de off-topic

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
2,899
3,185
Por ai
o
Vou ser polémico. A maior parte das pessoas que vão ao Dragão, ao galinheiro ao WC etc. hoje não são verdadeiramente adeptos, são simpatizantes. Vão ao futebol porque o estádio é cool e instagramável, mas não puxam pela equipa, esperam que seja a equipa a puxar por eles, e quando as coisas começam a correr mal, são capazes de assobiar a equipa durante o jogo, como se isso ajudasse os jogadores.

Os adeptos de hoje são muito diferentes dos de há 20 ou 30 anos, e a relação quem têm com o futebol e com a sua equipa já não é a mesma. Muitos jovens hoje nem sequer são adeptos de equipas, mas de jogadores. Gostam do CR7 ou do Mbappé e torcem pela equipa em que ele estiver a jogar, mesmo que seja contra a sua (isso vê-se claramente nos jogos de selecções que envolvam o cr7). Outros dizem-se do Porto ou do Trafica, mas na verdade só vêem os jogos do City ou do PSG ou do Liverpool, porque é aí que jogam os jogadores que eles admiram. O clubismo, neste futebol globalizado dos últimos 20 anos, parece cada vez mais uma coisa do passado.
Fim de off-topic
se isso tudo que dizes é verdade então porque é que o nº de socios do FC Porto subiu o que subiu nos ultimos meses? Não há propriamente um jogador como os que enumeras no clube, na verdade não há um unico jogador que nos fizesse voltar a ser socios, ou ser socios de novo...

qual seria a explicação para isto ?

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,014
4,957
o

se isso tudo que dizes é verdade então porque é que o nº de socios do FC Porto subiu o que subiu nos ultimos meses? Não há propriamente um jogador como os que enumeras no clube, na verdade não há um unico jogador que nos fizesse voltar a ser socios, ou ser socios de novo...

qual seria a explicação para isto ?
Ser sócio não significa necessariamente ser adepto no sentido que eu dou à palavra.
O que não falta por aí são miúdos e miúdas que os pais fizeram sócios do FCP, mas se lhes perguntassem por nomes de jogadores do Porto, talvez não conseguissem dizer mais do que três ou quatro, e do Porto só vêm os jogos mais importantes, ou então quando a equipa está na mó de cima.
Em contrapartida, são capazes de ver os jogos todos do Liverpool ou do Barça e de enumerar o plantel completo.
Eu pelo menos conheço dois putos assim (mas só um deles é que é mesmo sócio). São portistas? Sim, mas eu chamos-lhes mais simpatizantes do que adeptos.
E este é um efeito claro da globalização no futebol.
Os putos da minha geração não tinham sequer hipóteses de ser do Real Madrid porque os jogos não passavam na tv portuguesa (nem espanhola, provavelmente, quem queria ver futebol tinha mesmo de ir ao estádio)

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
79,364
138,658
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Fim de off-topic
Uma sociedade também com menos luxos generalizados, contribuia para maior identificação, as pessoas buscavam mais alegrias e um sentido de irmandade/culto nas suas cores.

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
2,899
3,185
Por ai
Ser sócio não significa necessariamente ser adepto no sentido que eu dou à palavra.
O que não falta por aí são miúdos e miúdas que os pais fizeram sócios do FCP, mas se lhes perguntassem por nomes de jogadores do Porto, talvez não conseguissem dizer mais do que três ou quatro, e do Porto só vêm os jogos mais importantes, ou então quando a equipa está na mó de cima.
Em contrapartida, são capazes de ver os jogos todos do Liverpool ou do Barça e de enumerar o plantel completo.
Eu pelo menos conheço dois putos assim (mas só um deles é que é mesmo sócio). São portistas? Sim, mas eu chamos-lhes mais simpatizantes do que adeptos.
E este é um efeito claro da globalização no futebol.
estamos a confundir os adeptos por simpatia familiar e os adeptos....isso são os adeptos que quando são adultos e o clube faz renumeração deixam de o ser...

Podemos talvez aceitar que o ambiente no estadio não é o mesmo que antigamente....e antigamente refiro-me quando sentiamos as bancadas das Antas a tremer por todo lado que até pensavamos que um dia aquilo vinha abaixo.

Agora muitos dos que vão ao estadio hoje em dia, são os que saltavam nas antas e agora por causa das artroses já não saltam tanto, mas sofrem ainda mais por não poderem libertar a adrenalina da mesma maneira, eu pelo menos quando vou ao estadio (sou socio normal e moro fora do país) já não salto, já não faço canticos, mas os quase ataque cardiaco durante o jogo aumentaram, e quando é golo ainda abraço o vizinho, se tiver sorte. ainda abraço a vizinha loira. mas acho que o que mudou foi a mentalidade. o futebol é um espetaculo ou é suposto ser hoje em dia.

o que se ve pelo mundo \ europa fora. é que normalmente são as claques que fazem a festa durante os jogos, e as nossas claques têm problemas,

Os Super Dragões, são um problema
E os Coletivo 95 ao não se quererem legalizar não permitem que a claque cresça se torne em algo maior e com maior impacto

Mas sempre ouvi dizer desde pequenito, que são os jogadores que puxam pelos adeptos e nao os adeptos pelos jogadores.

• Like
Reações: Galego e Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,014
4,957
estamos a confundir os adeptos por simpatia familiar e os adeptos....isso são os adeptos que quando são adultos e o clube faz renumeração deixam de o ser...

Podemos talvez aceitar que o ambiente no estadio não é o mesmo que antigamente....e antigamente refiro-me quando sentiamos as bancadas das Antas a tremer por todo lado que até pensavamos que um dia aquilo vinha abaixo.

Agora muitos dos que vão ao estadio hoje em dia, são os que saltavam nas antas e agora por causa das artroses já não saltam tanto, mas sofrem ainda mais por não poderem libertar a adrenalina da mesma maneira, eu pelo menos quando vou ao estadio (sou socio normal e moro fora do país) já não salto, já não faço canticos, mas os quase ataque cardiaco durante o jogo aumentaram, e quando é golo ainda abraço o vizinho, se tiver sorte. ainda abraço a vizinha loira. mas acho que o que mudou foi a mentalidade. o futebol é um espetaculo ou é suposto ser hoje em dia.

o que se ve pelo mundo \ europa fora. é que normalmente são as claques que fazem a festa durante os jogos, e as nossas claques têm problemas,

Os Super Dragões, são um problema
E os Coletivo 95 ao não se quererem legalizar não permitem que a claque cresça se torne em algo maior e com maior impacto

Mas sempre ouvi dizer desde pequenito, que são os jogadores que puxam pelos adeptos e nao os adeptos pelos jogadores.
É verdade que sempre houve esse tipo de adepto simpatizante, que se diz do FC Porto e fica contente se o clube ganha, mas que raramente vê os jogos e que muitas vezes nem sabe com quem jogamos para a semana ou em que lugar estamos na classificação.
Mas hoje parece-me que há mais do que no passado. Hoje está-se no estádio quase como quem está numa sala de teatro ou de cinema. Pelo menos essa é a impressão que me dá, mas posso estar enganado.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,014
4,957
Uma sociedade também com menos luxos generalizados, contribuia para maior identificação, as pessoas buscavam mais alegrias e um sentido de irmandade/culto nas suas cores.
Havia um lado mais tribal, que sobretudo nos mais jovens podia atingir raias de fanatismo delirante. Eu por exemplo, entre os 10 e os 13 anos recusava-me simplesmente a vestir uma peça de roupa vermelha. A minha mãe que nem pensasse dar-me uma camisola dessa cor! E as minhas amizades estabeleciam-se muito mais facilmente com portistas do que com trafiquistas. Acho que antes dos 17 anos não devo ter tido nenhum amigo benfiquista. Era como se sofressem de peste! Depois passou-me, claro, e hoje até tenho dois grandes amigos trafiquistas!!!

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
2,899
3,185
Por ai
É verdade que sempre houve esse tipo de adepto simpatizante, que se diz do FC Porto e fica contente se o clube ganha, mas que raramente vê os jogos e que muitas vezes nem sabe com quem jogamos para a semana ou em que lugar estamos na classificação.
Mas hoje parece-me que há mais do que no passado. Hoje está-se no estádio quase como quem está numa sala de teatro ou de cinema. Pelo menos essa é a impressão que me dá, mas posso estar enganado.
penso que não seja uma impressão.
nos poucos jogos que posso ir por ano, e sobretudo olhando para as centrais sobretudo nas filas da frente , e maior parte das pessoas que lá estão são os putos e as miudas (podia dizer outra coisa mas n vou dizer para n ser banido, esta no dicionario) a pedir camisolas e calções e luvas, e atrás desses estão os pais todos contentes que os miudos preferem ir ao futebol que irem pos copos ou fumas umas ganzas. a tirar fotografias para mandar a familia.

é como digo , o futebol mudou, é suposto ser um espetaculo, e que os jogadores é que têm que puxar pelos adeptos, e os adeptos que não são da era dos pipoqueiros nem das eras das palminhas, têm que aceitar que é assim, que os tempos mudam lol

• Like
Reações: Regod e Dagerman

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
79,364
138,658
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Havia um lado mais tribal, que sobretudo nos mais jovens podia atingir raias de fanatismo delirante. Eu por exemplo, entre os 10 e os 13 anos recusava-me simplesmente a vestir uma peça de roupa vermelha. A minha mãe que nem pensasse dar-me uma camisola dessa cor! E as minhas amizades estabeleciam-se muito mais facilmente com portistas do que com trafiquistas. Acho que antes dos 17 anos não devo ter tido nenhum amigo benfiquista. Era como se sofressem de peste! Depois passou-me, claro, e hoje até tenho dois grandes amigos trafiquistas!!!
Admito que a coisa da roupa vermelha só me passou aí aos 28/29 anos :LOL:.

Um dos meus melhores amigos era o único lagarto que conhecia, ams benfiquistas só tive o primeiro amigo benfiquista aos 19 anos, e teve de ganhar confiança aos poucos.

• Like
Reações: Dagerman

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
2,899
3,185
Por ai

Um dos meus melhores amigos era o único lagarto que conhecia, ams benfiquistas só tive o primeiro amigo benfiquista aos 19 anos, e teve de ganhar confiança aos poucos.
eu tenho amigos benfiquistas, mas recuso-me a falar de futebol com eles. foi uma coisa que sempre ficou acordada entre nos, ganhe quem ganhar o campeonato ou os jogos lol, senao é impossivel sermos amigos

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,014
4,957

28/29 anos! Há sempre alguém mais maluco do que nós!
Mas atenção, nada de confusões, em matéria de roupa, continuo a preferir o azul, o preto e até o castanho ou o amarelo, ao vermelho. Abaixo do vermelho só o verde, o roxo e o cor-de-rosa. :)

• Haha
Reações: Edgar Siska

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,014
4,957
eu tenho amigos benfiquistas, mas recuso-me a falar de futebol com eles. foi uma coisa que sempre ficou acordada entre nos, ganhe quem ganhar o campeonato ou os jogos lol, senao é impossivel sermos amigos
Boa política. Também nunca falo de futebol com os meus dois amigos trafiquistas.
Tal como não falo de religião com um amigo0 meu que é muito católico.

• Like
Reações: Edgar Siska

chief

Tribuna
18 Maio 2016
2,968
3,566
29
Porto
Há uma coisa que tenho ouvido/lido com alguma frequência e que me tem deixado perplexo…

É que os portistas não querem saber da vertente financeira, querem é ganhar, querem títulos, querem estar nos Aliados. Ainda há uns dias o próprio Rodolfo disse exatamente isto, na cmtv.

Até aí tudo bem. Todos queremos ver o clube a ter sucesso desportivo.

Mas agora não querer saber da vertente financeira??

O PDC também deixou de querer saber e o resultado disso está à vista. O resultado disso é que, desde 2013 (última vez que ganhamos campeonatos seguidos) até 2024, ganhamos 3 campeonatos. O resultado disso é que se tentou ganhar a todo custo e o futuro ficou cada vez mais hipotecado.

O mundo está repleto de patetas e o nosso clube não é excepção.