Eh pah desculpa lá, fez-se um empréstimo em Nova Iorque de mais de 115 milhões, vendeu-se o Nico e o Galeno por cerca de 80 milhões, mais o que antes se tinha despachado, ou seja, faturou-se mais de 200 milhões e ainda há buraco?
Não brinquem connosco!
Há apenas 4 dias no JN vinha que o clube estava com excesso de liquidez....
Sabes o que é excesso de liquidez?
Dinheiro em caixa, notas de mil...
«Em 18 de fevereiro de 2025, a FC Porto SAD aproveitou um excesso de liquidez e procedeu à amortização de obrigações titularizadas no montante de 16 milhões de euros», pode ler-se no prospeto.
Ou seja, foi uma escolha da atual direção não investir em jogadores que pudessem por reforçar a equipa por 20/30M€, para lutar a sério pelos 60/70M€ da Champions, com o objectivo de liquidar antecipadamente dívida.... que ainda não se tinha vencido....
Moral da história, estão-se a marimbar para os resultados desportivos
Se forem muito apertados vêm sempre com a conversa estafada do "encontraram o clube falido"
Repito: Hoje por hoje, com dinheiro em caixa aos milhões!!
Não fui eu que inventei, veio há 4 dias no JN
Também um Presidente que vê um jogador como o Otávio a mandar charutos para as couves, que não sabe dominar uma bola ou fazer um passe a 3 metros, e não faz nada, diz tudo do estado a que chegamos
Quem diria que o homem foi treinador...
Excesso de liquidez? Eu também posso ter 300k no Banco e dever 3M.... isso não significa que tenha uma boa situação financeira. Aliás, o que é que o FCP fez? Aproveitou logo para saldar as dividas com maiores juros e lá se foi o "excesso de liquidez".
Esta direção está a fazer um excelente trabalho de saneamento financeiro. Pagaram as dívidas e salários em atraso, reestruturam parte da dívida, reduziram despesas fixas e aumentaram receitas operacionais. Estão a fazer um trabalho excelente, mas é óbvio que os nossos problemas não se resolvem num ano.
Independentemente da boa gestão financeira nós estamos expostos de sobremaneira a maus desempenhos desportivos e isso significa menor valorização de jogadores e menor % de acesso à champions. Ora, qualquer clube grande em Portugal, está refém dessas duas vertentes para ter contas equilibradas.
Próximo ano estaremos outra vez na Liga Europa. As vendas do mercado do inverno + o mundial de clubes podem ajudar a tapar o buraco da champions, mas, e no ano seguinte? O que é que o nosso presidente devia fazer? Investir fortemente no plantel da próxima época para recuperar o nosso lugar no topo do futebol português ou continuar a reduzir as despesas? Mais um ano sem champions e não vejo como não fossemos obrigados a dar um passo atrás em relação aos nossos rivais - isto é, reduzir drasticamente o nosso orçamento. Por outro lado, investir mais no plantel não significa que vamos lutar pelo título. Não é nada fácil. A direção anterior optou sempre pela fuga pa frente. Deixava sair jogadores a custo-zero e aumentava orçamento (para não falar do dinheiro que saía do clube para SD e comissões).
O desafio é enorme e só teremos sucesso se a direção for de nível excepcional. Vai ter de fazer muito com pouco. De alguma forma terá de ser possível conciliar o saneamento financeiro com o aumento dos resultados desportivos. Eu continuo a acreditar muito nesta direção e, neste momento, acho que é um dos poucos "edges" que temos sobre os nossos rivais. As cúpulas de benfica e sporting não valem nem metade das nossas.
Outro dado muito importante nas contas do clube é a venda de jogadores de formação. A rentabilidade da venda destes jogadores é muito superior à de jogadores que foram comprados (por exemplo: Samu). Mas, também nisso, a situação não é muito animadora. Até o Braga tem melhores infraestruturas que nós e é uma questão de tempo até começarem a competir pelos jovens talentos do Norte/Centro do país.