Eu acho que AVB fez uma leitura não muito acertada no mercado de verão.
O facto de não perceber que alternativa a saída do Francisco nunca poderia ser Fábio porque Fábio pura e simplesmente não é extremo foi um erro que pode ter custado muito caro.
Depois pões as maiores fichas na defesa quando poderia por exemplo ter ido por um central mais barato ou então por empréstimo e ter canalizado o dinheiro para a posição de extremo e para outro médio para fazer par com Nico.
Nem mais. E o central, sempre por menos de 10M, teria de ser um experiente e patrão. Não se fez a leitura que o plantel estava amputado de liderança.
Na minha opinião, acho que muito do mercado foi show-off, para os adeptos e pensando pouco em equilíbrios, em modo ainda meio eleitoral.
A história do Wendell é outra muito mal gerida. Eu falei nisso logo na altura. Vamos pensar. Nós queríamos renovar com o Wendell? Não, seguramente que não. Um jogador que já tinha 31 anos e teria 32 no final do contrato, íamos renovar para quê? Era um caso em que a saída a custo zero não me chocava nada de nada. Show-off. Não ganhámos nada passar de Wendell para Moura e com menos 5M no bolso e em nenhum dos casos com um LE verdadeiramente bom.
E os adeptos na generalidade viram isto como muito bem feito.
A verdade é que as saídas a custo zero que foram ruinosas e inconcebíveis foram aqueles que poderíamos ter vendido por belos valores, muito acima do que custaram e simplesmente não se deixou. Exemplo mais gritante de Herrera que rejeitámos 25M (!) do Lyon, porque era imprescindível para o SC. Mais tarde, foi possível verificar que era de fácil substituição, pois Uribe era muito melhor e por 1/3 da possível venda do Herrera. Mas também os casos do Marega (facilmente teria rendido 20/25), Brahimi e Corona (é como se tivesse saído a custo zero). E recordando que o último ano destes jogadores foi desportivamente penoso.
Agora, sairem a zero, jogadores que já passam dos 30, deram rendimento desportivo, não custaram balúrdios, qual o problema?
Ainda por cima, no caso do Wendell, com danos no balneário...
O Gul. Parece-me ter qualidade, sem dúvida. Mas era prioritária a contratação? Não! Show-off. Mostrar que agora havia scouting.
Gul + Moura = 10M.
Por isto tudo, nunca me empolguei com o último mercado. Pelo contrário. Mas houve aqui quem escrevesse que o dia da vinda do Samu e Gul era o dia mais feliz enquanto adepto do Porto (?!!!).
Ficou a extraordinária aquisição do Samu, que não é pouco, mas mais nenhum será a base do futuro Porto. O mercado anterior, por muito estranho que seja, dada a decadência da antiga gestão, foi mutíssimo melhor. Basta pensar no quanto patético é que o Nehuen tenha custado o Varela + Nico, juntos.