Escreveu que o seu candidato preferencial é André Villas-Boas, por isso já agora aproveito esta oportunidade para colocar-lhe algumas questões, mas antes gostaria de realçar que não aprecio o culto em torno de qualquer personalidade, nem a ideia que o F.C.Porto necessite de um D. Sebastião montado num cavalo branco disposto a nos salvar, posto isto aqui ficam duas perguntas:
Conhece as ideias ou o projeto do Sr. André Villas- Boas para o universo F.C.Porto, seja futebolístico ou financeiro?
Qualquer seria o timing ideal para o Sr.André Villas-Boas apresentar alguma ideia concreta ou efetuar uma crítica construtiva à liderança do Sr. Presidente Pinto da Costa?
Finalmente tenho apreciado tanto as suas análises pertinentes faladas ou escritas acerca do momento actual do nosso clube, bem como algumas ideias que tem sugerido e que no momento oportuno podem ser relevantes ou úteis para o F.C.Porto, para além das variadas distintas intervenções do Dr. José Fernando Rio, por outro lado não sei o que pensa o Sr. André Villas-Boas e isso levanta-me imensas dúvidas acerca do mesmo.
Não acho que exista o culto da personalidade sobre o AVB ou que o vejamos como D. Sebastião, que não é.
Julgo é que muitos de nós vimos nele o perfil adequado para ser o próximo Presidente do FCP, nomeadamente através de uma nova gestão, um novo projecto desportivo, injectando sangue novo na direcção do clube sem nunca alienar o ADN do que é o FC do Porto.
Colocando o interesse do clube à frente de qualquer interesse pessoal, administrando a SAD de forma desprendida e tendo sempre o interesse do FCP em primeiro lugar.
Aliado a isso tem o facto de ser alguém que conhece muito bem o meio e que tem uma experiência sobre o que é o mundo do futebol que não vejo que qualquer outro putativo candidato tenha.
Se concordo com tudo o que afirma ou propõe?
Não mas isso é natural. Eu discordo do facto dele não se considerar um absolutista da formação quando eu acho que esta é, atendendo aos actuais tempos do futebol e do mercado, absolutamente fulcral e essencial para o futuro do clube, a verdadeira trave mestra.
Claro que é igualmente vital, e aqui acompanho o seu pensamento, ter uma forte rede de scouting para recrutar talento "escondido" e mais pronto para dar rendimento desportivo imediato por forma a termos uma equipa que seja competitiva, forte e capaz de acolher no seu seio, de forma constante, jovens com potencial e talento da formação.
Note-se que o capítulo da formação é muito vasto e complexo. Dava uma excelente conversa. Obriga, desde logo, a que se faça um recrutamento de miúdos de outras latitudes mais cedo e que se pense sobre o que se pretende da formação: resultados ou potenciar talento para aproveitamento futuro?
Quando ao timing, julgo que algo antes de 2024 é extemporâneo.
Quanto a eventuais críticas à liderança do Presidente PdC tal constituiria, na minha modesta opinião, um tiro ao lado, quer pela ligação que publicamente é reconhecida entre ambos, quer porque o que se deseja e pretende de um candidato é que se apresente, no momento devido, com um projecto futuro e que não se detenha nem perca tempo a debater o passado (convém também não esquecer que, salvo alguma catástrofe, quando o Presidente PdC abandonar o FCP só se ficará com as boas recordações; é e sempre será assim na vida).
Espero ter conseguido responder a todas as questões.