Andoni Zubizarreta - Ex Diretor Desportivo

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Primeiro de tudo, tenho uma questão: quanto ganha este marmanjo? A sério, quanto ganha mesmo? É relevante porque o Porto é um clube financeiramente instável. Além disso, se temos um presidente que supostamente assume as negociações, então não vejo necessidade de um Zubizarreta.

Depois, ainda que ache que este gajo tem de ir embora, está 100% certo na questão do Anselmi. O Imanol é muito mais competente.

LeoMessi

Tribuna
2 Maio 2024
3,343
8,946
Eu acho que tem de ser muito mais ouvido. Não vejo grande influência dele nas escolhas, e a verdade é que nas questões dos treinadores até agora, era ele quem estava certo.

Y

YAP

Guest
Isto depois de ver os resultados e perceber que a formula nao resultou é facil!
Continuo a achar que em termos de mercado, fomos bastante activos numa altura onde toda a gente sabia da nossa dificuldade financeira!

Ainda me lembro de andarmos a negociar varela durante N tempo por causa de 1 ou 2M, correndo o risco de ficar sem o jogador como aconteceu com joao victor!

Obviamente depois de se ver o resultado é facil apontar o dedo. Faltam referencias? Faltaram! No entanto é preciso ser um bocadinho consciente na analise. Djalo teve a sua principal queda a não expulsao naquele jogo, durante a epoca houve alturas em que pareceu ser bastante util.
O facto de nao ser nosso condicionou-o.

Portanto eu nao partido de todo um papel amorfo da estrutura.
Consigo criticar por exemplo a inação do Jorge costa quando tá no banco, que comparativamente com luis goncalves, parece-me que perdemos largamente durante os jogos.

A unica coisa realmente questionavel aqui foi a não renovacao do Pepe em prol da vinda do Djalo. Percebo o não continuar como percebo quem ache que deveria ter continuado.
Acho que o mal desta equipa foi apenas 1: saindo Pepe, Francisco e o Sergio Conceicao... perdemos 3 peças que contagiavam parte da equipa para ter outro tipo de agressividade e inconformidade.
Nenhuma peça das que veio tem esse perfil essa gene, fazendo que a equipa não tenha tido grande chama, portanto, é uma coisa que acho que deviamos trabalhar e bem no proximo mercado: mais que contratar com qualidade... temos que identificar bem o perfil dos jogadores que queremos, porque não podemos ter um plantel cheio de "mansos" e acho que aqui foi a nossa principal falha: procurou-se muito tentar ir buscar bons jogadores e tal, mas depois houve sempre pouco sacrificio. Ha varios jogos onde perdemos pontos por falta de atitude, falta de intensidade, falta de filha da putice.

É aprender, é corrigir e continuar o trabalho de limpeza. Havia muita gente inutil, agora há menos, mas ainda há. É tentar reduzir essa gente, e tentar trazer malta mais inconcormada.
Não percebi: “depois de ver os resultados e perceber que a formula nao resultou é facil!”

Mas, nao é depois do teste que sai a nota? Não é depois de um exame que sabemos um resultado? Não depois de o nosso chefe nos confiar uma tarefa que somos avaliados?

A estrutura do futebol que tem o Zubizarreta falhou em larga escala. Na abordagem ao mercado também, tal como concluis.

Quanto aos desejos para o mercado, as cenas da chama e da garra (muito bem, muito giro) é importante, mas a qualidade desportiva e quanto profissional e ser humano é fundamental.

Aquilo que pareces designar como um manso, eu chamo de mau profissional. Há uma diferença muito grande entre ter chama, andar a correr como um cão desvairado, bater no peito e ser bom jogador de futebol e bom profissional.

Os sucesso desportivo do FCP foi sempre, acima de tudo, construído com muito talento!

1 campeonato nosso vale 20 dos outros e isso não é conseguido com pedreiros (com todo o respeito por estes)

mrcl23

Arquibancada
17 Junho 2019
385
488
Colega, não identifiques esse Cubillas, porque ele sofre.

Quer o Zubi, quer o JC e, principalmente, o AVB não deram a cara nesta derrota. Fugiram como ratos. Se ao presidente e ao JC dou crédito, é pelo que fizeram ao longo da história do clube e não pelos resultados desportivos desta época. O Zubi não tem crédito nenhum. Só uma péssima época para amostra.

A realidade do plantel e equipa técnica está à vista de todos. Para além de dois tiros no pés nas escolhas dos treinadores, temos um plantel de putos minados, sem qualquer compromisso com o clube. Sobre a construção do plantel, não houve a mínima preocupação de manter ou trazer experiência, maturidade e calo. Zero. Em Janeiro ainda conseguimos meter mais dois putos, em troca do Nico e do Galeno. Portanto, mesmo que tivessem todos muita qualidade, há aqui muito amadorismo (ingenuidade, no mínimo) na construção deste plantel.

Se não tem trabalho para apresentar, e ainda por cima foge a dar explicações quando se impõe, está cá porquê? Devemos-lhe alguma coisa?
Desculpa, foi um fds complicado, não percebi que estava a identificar a pessoa errada!

Em relação à questão de fugirem, acho que o AVB quer minimizar o número de intervenções. Tem sido uma época atípica, estamos a disputar o 3º lugar, acho que não quer criar mais instabilidade! Pelo menos, é o que quero acreditar!

Em relação ao Zubi, acho que muito do trabalho que faz não é visível e provavelmente deixa-o mais exposto..Já tinha dito isto quando o Luis Castro era diretor, quando o Luis Gonçalves veio para cá a 2ª vez - que correu mal - e mantenho com o Zubi.. Na parte da formação, provavelmente veremos resultados daqui a uns anos!
Em relação às contratações, concordo contigo que o mercado de janeiro poderia ter sido melhor..é um mercado que inflaciona muito o preço dos jogadores, o que nos favoreceu imenso com o Nico e Galeno, mas muito provavelmente iriamos contratar jogadores pelo dobro do valor de mercado!

Creio que deram a época como perdida naquele momento e acho que aqui poderiam ter feito um esforço adicional!

Este ano foi de aprendizagem e espero que a falta de preparação que tivemos esta época, não se volte a repetir!

• Like
Reações: Teófilo Cubillas

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,565
5,353
Desculpa, foi um fds complicado, não percebi que estava a identificar a pessoa errada!

Em relação à questão de fugirem, acho que o AVB quer minimizar o número de intervenções. Tem sido uma época atípica, estamos a disputar o 3º lugar, acho que não quer criar mais instabilidade! Pelo menos, é o que quero acreditar!

Em relação ao Zubi, acho que muito do trabalho que faz não é visível e provavelmente deixa-o mais exposto..Já tinha dito isto quando o Luis Castro era diretor, quando o Luis Gonçalves veio para cá a 2ª vez - que correu mal - e mantenho com o Zubi.. Na parte da formação, provavelmente veremos resultados daqui a uns anos!
Em relação às contratações, concordo contigo que o mercado de janeiro poderia ter sido melhor..é um mercado que inflaciona muito o preço dos jogadores, o que nos favoreceu imenso com o Nico e Galeno, mas muito provavelmente iriamos contratar jogadores pelo dobro do valor de mercado!

Creio que deram a época como perdida naquele momento e acho que aqui poderiam ter feito um esforço adicional!

Este ano foi de aprendizagem e espero que a falta de preparação que tivemos esta época, não se volte a repetir!
Quando criei a conta, depois de anos de espera por as inscrições serem apenas por convite, pensei que não havia outro Cubillas. Agora o homem vai levando com identificações que são para mim.

Abraço.

• Like
Reações: mrcl23

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,166
750
Amigo não avalio o trabalho do Zubizarreta da mesma forma que o fazes.

No entanto, quanto ao mercado, sinceramente, acho que foi uma merda. Isto, sendo sucinto.

Ainda o Vitor Bruno andava por cá e muito se falava de liderança e que faltavam líderes ao plantel do FCP.

Pois bem, ai temos um perfeito exemplo de mau planeamento que foi agravado com a vinda de jogadores sem o mínimo de responsabilidade individual e coletiva. O Djalo foi um cancro. O Fábio fala-se que foi também um em parte do tempo.

Para não falarmos da horrível gestão desportiva que permitiu e está a permitir tudo.

Fala-se de falta de liderança, mas o jogadores foram capazes de se juntar para foderem a vida ao Vitor Bruno e de caminho ao Anselmi.

Vamos continuar neste ritmo? Espero que não. O Zubizarreta quando diretor desportivo tem responsabilidade nesta matéria.

O último mercado foi um exemplo daquilo que não se deve fazer: contratar sem preparação e/ou contratar o que dava. O foco esteve totalmente nas eleições e quando se venceu, não houve tempo para o mercado, até porque apareceram os credores.

A mensagem transmitida pelo Presidente e anuída pelo Diretor Desportivo é que contratávamos para continuar a ganhar. Mentira! Os resultados estão à vista e são indesmentiveis.

Para mim, o trabalho de um diretor desportivo, entre outras coisas, avalia-se pela estratégia que se define e a decisões que se tomam em consonância.

Ora, nesta matéria vamos num ziguezaguear de decisões que ninguém entende. Andamos perdidos!

Apostamos, primeiro, num treinador (inexperiente) com ideia de jogo orientada para um 442 e, a meio, mudamos para um treinador (também inexperiente) com uma ideia de jogo orientada para um 343.

Vendemos as principais pedras em janeiro e fomos buscar jovens que não são aposta do homem a quem se entregou o Leme.

Mas, não ficamos por aqui. O FCP em futebol foi um filme de terror na B e nem tudo está a correr bem com o futebol de formação, atendendo que o responsavel.

Queres mais para avaliar o trabalho do Zubizarreta?
Nem para carregador de placas serve....

Espera aí, mas isso não é o que o Bicho anda a fazer?

FCP_Blue_Dragon

Bancada central
30 Abril 2024
1,081
2,167
Os amigos do Antero chamaram a isso transparência....

A malta imaginava que iam ver mamas com a "transparência", afinal não se vê a ponta de um corno....
A transparência está aqui: https://transparencia.fcporto.pt/#/

Se queremos ver o dia-a-dia do Zubizarreta e ver quais os jogadores que anda a sondar e quais os que estão a ser contactados já vai ser mais difícil.

O Antero tem tido alguma relação com o Porto ou é só a perpetuação posta para o ar?

DragãoAzul

Arquibancada
27 Maio 2019
361
571
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
A transparência está aqui: https://transparencia.fcporto.pt/#/

Se queremos ver o dia-a-dia do Zubizarreta e ver quais os jogadores que anda a sondar e quais os que estão a ser contactados já vai ser mais difícil.

O Antero tem tido alguma relação com o Porto ou é só a perpetuação posta para o ar?
Com o Raul Costa muito presente, acredito que o Antero também esteja (ainda que camuflado). Aliás, neste momento o Antero tem um poder de influência muito grande na esfera do futebol mundial - basta olhar para os clubes, mercados e ativos que a ele estão relacionados.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,707
99,316
Com o Raul Costa muito presente, acredito que o Antero também esteja (ainda que camuflado). Aliás, neste momento o Antero tem um poder de influência muito grande na esfera do futebol mundial - basta olhar para os clubes, mercados e ativos que a ele estão relacionados.
Se o Antero estivesse próximo do André, desportivamente não estaríamos assim.

• Like
Reações: fcporto1978

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
1,300
3,487
33
Quantas vezes ouviram o Hugo Viana a falar?

Era todas as semanas?
Nunca o diretor desportivo vai falar, nem deve. Até porque se falar é porque o presidente está com medo, isto nunca acaba.

Aliás, eu comecei a imaginar que na minha cabeça o Antero Henrique soa ao Monstro das Bolachas.

DragãoAzul

Arquibancada
27 Maio 2019
361
571
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
Se o Antero estivesse próximo do André, desportivamente não estaríamos assim.
Mas isso acredito que não ocorra do dia para a noite. Simples suposição, se no início da época o Antero está mais virado para o Sporting do Amorim, com todos os interesses que isso acarreta, não me pareceria muito lógico fortalecer outra equipa do mesmo campeonato.
Acredito que com a saída do Amorim, do Viana e até com alguma estabilização financeira do nosso clube, a influência do Antero possa aumentar e aí sim, poder-se-á ver a questão do êxito desportivo.
Atenção que posso estar a ver um filme onde ele não existe, mas que há influência do Antero direta/indiretamente, isso parece-me evidente.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
90,522
219,847
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Nunca o diretor desportivo vai falar, nem deve. Até porque se falar é porque o presidente está com medo, isto nunca acaba.

Aliás, eu comecei a imaginar que na minha cabeça o Antero Henrique soa ao Monstro das Bolachas.
Devem falar todos e todos ao mesmo tempo e todas as semanas.....

Isto porque a malta gosta da voz sexy dos diretores

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
7,384
12,480
Um ano como DD e alguém me sabe dizer o que é que este senhor fez pelo FCP?

O que vale é que só deve estar a ganhar uns 600 ou 700 euritos por mês. Ufa...

Última edição:

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,837
Andoni Zubizarreta

“O Rodrigo começou a conquistar este contrato no terreno de jogo, pois é lá que se conquistam os contratos. Ganha-se no dia a dia, nos treinos, jogo a jogo. Tem feito bem o seu trabalho, é um grande jogador e representa os valores do FC Porto, a forma de estar do clube. Temos muita esperança no presente e no futuro. Ele já tem impacto no FC Porto e há que agradecer ao Vítor Bruno e a todos os treinadores que trabalharam com ele nos escalões de formação. Agora é um jogador de Primeira Liga, mas começou a época com o João Brandão na equipa B. Cada dia, cada treino, cada jogo e cada golo fá-lo crescer. É um caminho exigente, pois jogar ao mais alto nível é exigente, mas ele tem a mentalidade e a qualidade, além de ser um exemplo para os jovens da nossa formação. Com talento e dedicação, é possível chegar à equipa principal.”