Actualidade Nacional

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,815
24,184
34
Vila Das Aves
Há medidas que parecem tomadas com vista ao fracasso. Será só incompetência de burrocratas políticos? Duvido.

"A vaga de incêndios das últimas semanas que estão a fustigar o norte e centro do país vieram colocar a nu e reforçar a tese de que a criação dos comandos sub-regionais, que substituíram os antigos comandos distritais “foi um enorme erro” e está a prejudicar o ataque inicial aos incêndios bem como o reforço das primeiras horas de combate. Na prática, o atual sistema faz atrasar o combate às chamas e potenciar o seu rápido alastramento.

Os comandos sub-regionais entraram em vigor em janeiro de 2023, foram criados nos governos de António Costa e executados por Eduardo Cabrita e José Luís Carneiros, ministros da Administração Interna. Os governos de Luís Montenegro manifestaram a intenção de extingui-los e voltar aos comandos distritais mas não teve coragem de o executar em tempo útil de entrar em vigor ainda este verão. O resultado está à vista.

E por isso acontecem coisas ridículas, quase insólitas, como por exemplo o dos grandes incêndios de Moimenta da Beira, já em resolução, e o da Covilhã, ainda ativo a de desenvolver-se numa zona altamente sensível e com grande potencial de destruição.b
Moimenta da Beira é do distrito de Viseu mas para a proteção civil pertence ao comando sub-regional do Douro. Algumas das corporações de bombeiros convocadas para a primeira intervenção e reforço ficam a mais de cem quilómetros de distância quando a corporação do Sátão, a 20 quilómetros, ali tão perto, não foi chamada para o combate naqueles momentos.

O caso do incêndio da Covilhã, distrito de Castelo Branco, é igualmente aberrante. Eclodiu às 15h00 de domingo, mas como para a proteção civil pertence ao sub-comando Beiras e Serra da Estrela, as corporações do distrito só foram convocadas horas mais tarde, antes foram as da região da Guarda, muito mais distantes. Trata-sese de um sistema que faz gastar mais dinheiro na mobilização de meios e o cansaço junto dos operacionais.

“O atual sistema não funciona e é uma aberração sob ponto de vista operacional. Todos reconhecem isso mas ninguém ainda foi capaz de alterar a situação. E a mudança é fácil, é o regresso aos comandos distritais”, reforça ao CM António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Dou um excelente exemplo de uma situação semelhante:

Há dias houve um foco de incêndio na terriola em frente á minha (Vila das Aves), os primeiros carros a serem acionados foram os bombeiros vermelhos de Santo Tirso e posteriormente os bombeiros amarelos também de Santo Tirso (cerca de 20 minutos de viagem).
Os bombeiros de Vila das Aves que ficam a 5 minutos do local do incêndio, só foram accionados numa fase em que já estavam as corporações de Santo Tirso no local, ou seja, passados uns bons 40 minutos após o alerta.

Assim é difícil de compreender.

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
793
1,371
Houve um canal que captou o cabrãozinho do primeiro ministro (e quem lhe presta vassalagem) a brincar com a viagem do primeiro ministro espanhol ao local das cheias em Valência, onde foi vaiado e apertado pela população, dando a entender que se calhar ia passar pelo mesmo..
Atenção que o Pedro Sanchez é pior que o Costa e o Montenegro juntos. É um verdadeiro sociopata, não se importa minimamente com a população e lidou pior que eles com as questões de incêndios e cheias.

• Like
Reações: Edgar Siska

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
793
1,371
Não faz diferença uma mão mais pesada, é como a violência doméstica, apesar das penas serem relativamente altas, continuam a existir mulheres a morrerem às mãos dos maridos.

As pessoas estão simplesmente a cagar-se.

Há dias deu uma moradora que insistiu com o vizinho para que este limpasse o seu terreno, a resposta foi "limpe você com a boca...".

Assim é difícil.
Não podes medir as coisas assim.

Existe uma coisa chamada criminalidade inevitável, que sempre existirá em qualquer sociedade.

Desde as sucessivas alterações no âmbito da violência doméstica, a prática desse crime foi diminuindo. Foram feitos enormes esforços nessa área, com resultados evidentes.

• Like
Reações: Edgar Siska

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
10,203
8,794
45
Lisboa
Um autêntico inferno o que estamos a ver no nosso país.
Não há meios suficientes...há populações que se têm que defender sozinhas.
A aldeia dos meus pais, no concelho da Meda, teve o fogo a porta várias vezes...a aldeia safou-se com ajuda dos bombeiros, mas temos grande parte dos nossos terrenos ardidos.
Vi um vídeo, do Montenegro a criticar o anterior governo na altura dos incêndios, a dizer que a culpa era deles e não do calor.
Este ano está pior... O que terá ele para dizer? Já foi ao terreno, junto das pessoas?
Em 1980, andava o Ramalho Eanes com um ramo a ajudar. Onde anda o selfies president?
La tiveram vergonha e terminaram as férias para irem a Carnaxide mostrar presença.
Muita força para as pessoas que passam por este inferno, aos bombeiros que andam ali horas e horas e que infelizmente não chegam a todo o lado, à gnr que ajuda como pode, até com baldes de água tenta ajudar, ao apoio aéreo que mesmo com más condições, tentam dar o seu melhor.
Todos os anos é o mesmo... Ainda querem gastar mais em armamento e tanques...quando a nossa guerra é anual, contra os fogos...reforcem os meios humanos e materiais.
Seja que governo for... Todos os anos é o mesmo...

J

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,534
10,443
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Houve um canal que captou o cabrãozinho do primeiro ministro (e quem lhe presta vassalagem) a brincar com a viagem do primeiro ministro espanhol ao local das cheias em Valência, onde foi vaiado e apertado pela população, dando a entender que se calhar ia passar pelo mesmo..

Um sujeito profundamente medíocre. Não tem soluções para a saúde, não tem soluções para a habitação, antes pelo contrário, agrava o problema com as medidas que toma, não se mostra apto a liderar durante um momento crítico... o que lhe resta? Falar de imigrantes, de nacionalidade, de crimes...

Desta vez alguém lhe terá dito que era demasiado, que não lhe ficava bem andar em arraiais e fazer propaganda com o país a arder. O que até é estranho, pois das últimas réstias de competência destes nossos políticos mostra-se muitas vezes na construção das aparências, nos jogos de comunicação, na politiquinha vazia da forma. O pessoal do marketing e da comunicação talvez estivesse também ele de férias. Mal cheirou a indignação, foi de imediato vestir um fato e correu para junto do presidente. Que figurinhas.

O país e a Europa estão entregues aos bichos. Políticos cada vez mais fraquinhos, fraquinhos... e populações cada vez menos esclarecidas.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,815
24,184
34
Vila Das Aves
"Há muita coisa que o Governo não fez, das medidas que podiam ter sido tomadas: a implementação da reforma da floresta, ações que visam prevenir, ter meios de combate. Há medidas que só cabe ao poder executivo tomar. (…) O Governo não pode sacudir responsabilidades”

Faz precisamente amanhã 3 anos que alguém proferiu esta frase.

Um doce a quem adivinhar.

• Like
Reações: arya e MiguelDeco

Youssef Chippo

Tribuna
4 Junho 2014
2,720
2,679
Conquistas
1
47
Veneza de Santo Tirso - nas margens do Leça
  • Lucho González
Dou um excelente exemplo de uma situação semelhante:

Há dias houve um foco de incêndio na terriola em frente á minha (Vila das Aves), os primeiros carros a serem acionados foram os bombeiros vermelhos de Santo Tirso e posteriormente os bombeiros amarelos também de Santo Tirso (cerca de 20 minutos de viagem).
Os bombeiros de Vila das Aves que ficam a 5 minutos do local do incêndio, só foram accionados numa fase em que já estavam as corporações de Santo Tirso no local, ou seja, passados uns bons 40 minutos após o alerta.

Assim é difícil de compreender.
Nao foi em São Tomé? não e uma terriola , tem malta fixe 😀

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
793
1,371
"Há muita coisa que o Governo não fez, das medidas que podiam ter sido tomadas: a implementação da reforma da floresta, ações que visam prevenir, ter meios de combate. Há medidas que só cabe ao poder executivo tomar. (…) O Governo não pode sacudir responsabilidades”

Faz precisamente amanhã 3 anos que alguém proferiu esta frase.

Um doce a quem adivinhar.
E a frase é verdadeira. Tão verdadeira que se aplica agora, só que o autor não deve mais concordar com ela.

Existe em Portugal uma coisa muito estranha: a oposição normalmente faz boas críticas e tem boas medidas, mas quando chegam ao poder defendem e fazem o contrário.

Ou seja, o PSD na altura do Costa fazia bons apontamentos e agora o PS faz bons apontamentos ao Montenegro.

A minha singela opinião? Na altura, o relatório da comissão independente apontava responsabilidades à linha de comando no terreno, à Proteção Civil, à polícia, aos autarcas e ao governo. No entanto, não houve quaisquer responsabilidades, políticas, civis ou criminais.

Deve ser formada uma comissão independente este ano. A mesma deve elaborar um relatório que aponte as responsabilidades. Desta vez, espero que esse relatório tenha consequências práticas - duvido muito.

Duvido porque, ao contrário do que vi aqui, os incêndios deste ano não devem ter um grande agravamento doravante. Na segunda quinzena de agosto, normalmente os focos acalmam-se e a área ardida vai estabilizando. Houve anos excepcionais, mas grosso modo sempre foi isto que aconteceu.

Significa isto que este governo, a ter responsabilidades na gestão defeituosa dos incêndios, não terá qualquer consequência prática.

Com eleições só daqui a 4 anos, os próprios eleitores não terão em consideração os incêndios, tal como não tiveram no passado. É triste, muito triste, e evidencia o porquê de estarmos tão atrasados.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
16,552
17,880
Se seguimos esse caminho de brincar ao populismo, no próximo ano estamos cá todos novamente a falar deste assunto.

Aliás, o rei do populismo está caladinho que nem um rato.
Se fala é porque é populista, se não fala é porque está caladinho com um rato...mas por acaso neste caso o que estás a dizer não corresponde minimamente à verdade..aliás, é o partido que tem falado mais..ahh mas já sei agora vai ser populista outra vez..

• Like
Reações: Lucho75
Mendes

Mendes

Bancada central
1 Maio 2007
1,813
1,092
Sou natural e resíduo na zona centro “rural”, tendo crescido habituando-me aos incêndios no Verão

Sei na pele o que é ver terrenos teus serem queimados pelo fogo. Sei o que é ajudar a combater incêndios. Sei o que é ter amigos, colegas de trabalho, vizinhos, em corporações de BOMBEIROS arriscando a vida nesta altura, sem pedirem nada em troca.

Sei o que foi crescer a fazer caminhadas ou praticar BTT em florestas apenas com carvanhos, pinheiros e outras árvores autóctones. A ir à pesca e olhar à minha volta e só ver pinheiros. Hoje em dia saio com a bicicleta ou vou à pesca e é raro ver uns simples 100m2 sem eucaliptos. Uma autêntica praga.

Sei o que era percorrer dezenas de quilómetros nas serras e não ver uma habitação. Hoje deu-se lugar a uma construção descontrolada, para dar lugar às famosas e tão chiques casas de campo, que estão 10-11 meses do ano vazias.

Sei o que era chegar ao cimo de uma serra e o único elemento não natural que encontravas era um vértice geodésico, hoje encontras dezenas e dezenas de torres eólicas.

E o pouco de floresta natural que vai resistindo, chega esta altura do ano desaparece, para dar lugar a mais eucaliptos, torres eólicas, casinhas, etc.

Estamos a chegar a um ponto de não retorno. Vamos acabar por perder a Floresta neste país, e como disse um Autarca estes dias (penso que da CM da Guarda), é necessário urgentemente um pacto de regime para atacar todas as causas dos incêndios rurais.

Pessoalmente, vou fazendo o que posso. Herdei vários eucaliptais e já só me restam eucaliptos num terreno. Até ao final do ano serão arrancados também e substituídos por pinheiros. Recuso-me a contribuir para a proliferação dessa praga australiana. Vou limpando os meus terrenos e até serventias públicas, porque sei que ningúem o vai fazer a tempo e horas.

Tudo isto revolta-me bastante.

Última edição:

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,665
1,736
...Existe em Portugal uma coisa muito estranha: a oposição normalmente faz boas críticas e tem boas medidas, mas quando chegam ao poder defendem e fazem o contrário....
Só em Portugal?
Eu acho que é assim por todo o lado.

Contnuo a pensar que o sistema politico "menos mau" é o suiço com a sua democracia direta. Direita ou esquerda no poder, o povo tem a palavra (mesmo se nem sempre é respeitada...), mas nao vejo nenhum país a tentar implementa-lo. Porque será?

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
41,038
20,621
Neste momento é mais um tema de organização e planeamento (falta dele) dos meios/recursos.
Por exemplo os bombeiros na Madeira estão à espera para ser chamados para ajudar... e nada.

• Like
Reações: LR

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,120
27,876
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Um autêntico inferno o que estamos a ver no nosso país.
A aldeia dos meus pais, no concelho da Meda, teve o fogo a porta várias vezes...a aldeia safou-se com ajuda dos bombeiros, mas temos grande parte dos nossos terrenos ardidos.
Vi um vídeo, do Montenegro a criticar o anterior governo na altura dos incêndios, a dizer que a culpa era deles e não do calor.
Este ano está pior... O que terá ele para dizer? Já foi ao terreno, junto das pessoas?
Em 1980, andava o Ramalho Eanes com um ramo a ajudar. Onde anda o selfies president?
La tiveram vergonha e terminaram as férias para irem a Carnaxide mostrar presença.
Muita força para as pessoas que passam por este inferno, aos bombeiros que andam ali horas e horas e que infelizmente não chegam a todo o lado, à gnr que ajuda como pode, até com baldes de água tenta ajudar, ao apoio aéreo que mesmo com más condições, tentam dar o seu melhor.
Todos os anos é o mesmo... Ainda querem gastar mais em armamento e tanques...quando a nossa guerra é anual, contra os fogos...reforcem os meios humanos e materiais.
Seja que governo for... Todos os anos é o mesmo...
Desde os incêndios ao caos na saúde, já tivemos crises similares nos dois governos de esquerda e direita.

A única diferença foi que o PS foi alvo de chacota de forma geral, já o PSD os responsáveis só sabem rir, festejar ou culpar quem esteve lá antes. É uma arrogância e uma sensação de superioridade que só surpreende quem anda a dormir.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,815
24,184
34
Vila Das Aves
Se fala é porque é populista, se não fala é porque está caladinho com um rato...mas por acaso neste caso o que estás a dizer não corresponde minimamente à verdade..aliás, é o partido que tem falado mais..ahh mas já sei agora vai ser populista outra vez..
O Ventura e o secretário geral do PS começaram a aparecer apartir do momento em que as populações rasgavam o governo de cima abaixo.

Estiveram calados Ventura, o PS, governo, PCP, PAN (onde anda este partido que supostamente representa os animais e a natureza), BE e afins.

Tivéssemos uma classe política que colocava os interesses do país em primeiro lugar, já teriam sido feitas reuniões e esforços entre todos os partidos para chegarem a um consenso (inclusive o presidente da república).

Os incêndios vão passar e no próximo ano estamos novamente na mesma situação.