Actualidade Nacional

Cheue

12 Maio 2016
26,696
42,057
Conquistas
7
109
Eu só fico indignado quando querem atribuir a culpa da escravatura aos Europeus e essencialmente aos espanhóis e portugueses.Havia escravatura muito antes dos Descobrimentos e em todo o Mundo com os egípcios, asiáticos e africanos á cabeça. Isso é que devia ser ensinado nas escolas.

Edit: eram até os próprios povos nativos africanos a capturar e vender escravos aos europeus.
isso não muda em nada o que disse...

a escravatura faz parte da história da humanidade e Portugal também teve um papel importante nisso.
o contexto da época era diferente etc etc mas teve.

ficar zangado apenas por se referir isto não faz qualquer sentido.

isto nem deveria ser polémico nem um tema divisivo, como disse há bocado um cromo na tv...

Última edição:
  • Like
Reações: Galego e Vlk

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,546
6,947

a escravatura faz parte da história da humanidade e Portugal também teve um papel importante nisso.

Claro que não. Os Descobrimentos fez com que Portugal nessa época fosse das maiores potências do mundo. E havia escravatura e também à conta disso. É o que é.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,857
3,390
Vila Nova de Gaia, 1981

A humanidade tem milhares de anos antes dos Descobrimentos.
Portugal teve um papel igual aos outros nisso, na sua altura. Fez o que era "normal" ,na época.

Nao quero apagar nem negar. Só não quero é que usem isso ( e é muitas vezes usado) como desculpa para termos que baixar as calças a nada ..e para dar aquele toquezinho do "devolvam o nosso ouro."...Porque senão andava o Mundo todo a baixar as calças a outro Mundo a vida toda.
Portugal fez o que era "moda" e viu fazer. Como outros fizeram igual. Houve escravatura sim, Portugal teve , usou e abusou , como usaram todos os povos do Mundo , a maior parte deles mesmo entre si.

E foi assim que aqui chegámos.. não há como voltar atras nem ninguém tem que pagar por isso no século XXI

Última edição:
  • Like
Reações: 8down

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,216
7,550
46
Lisboa
Claro que não. Os Descobrimentos fez com que Portugal nessa época fosse das maiores potências do mundo. E havia escravatura e também à conta disso. É o que é.
Se é o que é, então não devia indignar ninguém ser ensinada nas escolas tal e qual como foi. E como é a nossa História que compõe a maior parte do programa educativo da disciplina de História é a nossa escravatura que tem que ser, principalmente, ensinada.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,216
7,550
46
Lisboa
Portugal teve um papel igual aos outros nisso, na sua altura. Fez o que era "normal" ,na época.

Nao quero apagar nem negar. Só não quero é que usem isso ( e é muitas vezes usado) como desculpa para termos que baixar as calças a nada ..e para dar aquele toquezinho do "devolvam o nosso ouro."...Porque senão andava o Mundo todo a baixar as calças a outro Mundo a vida toda.
Portugal fez o que era "moda" e viu fazer. Como outros fizeram igual. Houve escravatura sim, Portugal teve , usou e abusou , como usaram todos os povos do Mundo , a maior parte deles mesmo entre si.

E foi assim que aqui chegámos.. não há como voltar atras nem ninguém tem que pagar por isso no século XXI
O papel não foi igual. Houve piores, mas também houve menos maus Não fomos igual a qualquer outro. Tivemos um papel relevante no comércio de escravos.

• Like
Reações: LuisFreitas

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,546
6,947
Se é o que é, então não devia indignar ninguém ser ensinada nas escolas tal e qual como foi. E como é a nossa História que compõe a maior parte do programa educativo da disciplina de História é a nossa escravatura que tem que ser, principalmente, ensinada.
Sim. Concordo. Sem dogmas. Não me choca. Não querer ser descrita apenas uma época dourada da história tipo la la land e sem o lado obscuro da mesma.

• Like
Reações: LuisFreitas e Vlk

Cheue

12 Maio 2016
26,696
42,057
Conquistas
7
109

eu não falei em reparações nem nada do género, não sou a favor, não faz sentido.

como disse, era o contexto da época, não deixa de ser mau.
fez parte, é um facto histórico, não tem que ser apagado nas aulas de história, nem pode ser considerado como algo anti patriota ou divisionista referir um facto...

repito, dizer que na época dos descobrimentos foi tudo espectacular não é ser patriota.
e em Portugal há um bocadinho essa mania...

critica-se, e bem, a época do estado novo, e até dá 1a republica, mas parece que não se pode criticar nada de todo o período da monarquia, é uma cena estranha.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,857
3,390
Vila Nova de Gaia, 1981
O papel não foi igual. Houve piores, mas também houve menos maus Não fomos igual a qualquer outro. Tivemos um papel relevante no comércio de escravos.
É provável.
Mas todos faziam. Tanto é traficante o que passa 10 como o que passa 100.
Tínhamos mais poder é normal termos mais números.
Mas também fomos dos primeiros a começar a abolir.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,857
3,390
Vila Nova de Gaia, 1981
De ti

eu não falei em reparações nem nada do género, não sou a favor, não faz sentido.

como disse, era o contexto da época, não deixa de ser mau.
fez parte, é um facto histórico, não tem que ser apagado nas aulas de história, nem pode ser considerado como algo anti patriota ou divisionista referir um facto...

repito, dizer que na época dos descobrimentos foi tudo espectacular não é ser patriota.
e em Portugal há um bocadinho essa mania...

critica-se, e bem, a época do estado novo, e até dá 1a republica, mas parece que não se pode criticar nada de todo o período da monarquia, é uma cena estranha.
A disciplina de história na escola devia ter muito mais tempo. Ainda para mais num País como o nosso. Ou por falta de planeamento, ou talvez por não quererem,é verdade há muita coisa que fica sem ser falada. Para o bem e para o mal.
Devia ser obrigatória até ao 12°. E contra mim falo porque odiava aquilo. Só comecei a gostar ao aprofundar por mim alguns temas ao longo da vida

Última edição:

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,546
6,947
Pois tivemos e por isso também fomos um império...

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,611
7,030
Mais um ataque de monhés contra portugueses em Lisboa

Lamentável.
A policia nunca está onde é necessário.
Esse gajo devia levar 15 anos.
Está malta da extrema direita está a precisar de levar carga no pelo.
Acho que o homem nem se apercebeu...
Eu já tinha pensado em comprar uma arma mas agora como as coisas estão além de ter 2 filhos tenho de convencer a minha mulher.
A malta esquece se é que o wokismo e o politicamente correto atou as mãos da polícia.
Existem pessoas hoje em dia que se sentem encorajadas a fazer isto porque sabem que nada lhes acontece.
Prefiro eu ir eu para xoldra por descarregar uma 9mm nos cornos de algum meliante desgovernado do que deixar algo acontecer aos meus.

• Haha
  • Like
Reações: liebe_fcp e Ginjeet

Cheue

12 Maio 2016
26,696
42,057
Conquistas
7
109
“O almirante Gouveia e Melo está entregue aos traidores”, acusou, continuando com insultos de caráter racista durante largos minutos, antes de as autoridades intervirem - numa altura de quase confronto físico com outras pessoas que lhe pediam para se calar - e o retirarem para um espaço mais recuado, onde alguns cidadãos faziam a saudação nazi."

os que atacaram o actor também são nazis, alegadamente.

mas se calhar também não se pode dizer que são racistas nem que são chalupas, porque isso é woke, e faz com que as pessoas nas próximas eleições votem no Chega 10 vezes...

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,869
8,657
Lamentável.
A policia nunca está onde é necessário.
Esse gajo devia levar 15 anos.
Está malta da extrema direita está a precisar de levar carga no pelo.
Acho que o homem nem se apercebeu...
Eu já tinha pensado em comprar uma arma mas agora como as coisas estão além de ter 2 filhos tenho de convencer a minha mulher.
A malta esquece se é que o wokismo e o politicamente correto atou as mãos da polícia.
Existem pessoas hoje em dia que se sentem encorajadas a fazer isto porque sabem que nada lhes acontece.
Prefiro eu ir eu para xoldra por descarregar uma 9mm nos cornos de algum meliante desgovernado do que deixar algo acontecer aos meus.
Marquei-te um slot no Lisbon Comedy Club.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,611
7,030
Marquei-te um slot no Lisbon Comedy Club.
Se a sociedade não dá respostas em.termos.de segurança, individualmente os cidadãos têm de assumir essa responsabilidade.
Era o que mais faltava um gajo ir tranquilo da vida e um delinquente espetar lhe 2 socos só porque sim.
Simplesmente não pode ser.
Não pode.
Não quero saber se é um neo nazi, um Odair ou a banqueira do.povo.
Tem de começar a chover lenha no lombo de algumas pessoas.

Vcs é que acham isto tudo normal...

• Like
Reações: liebe_fcp

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
7,527
4,266
eram 26000 casas, este governo aumentou a meta para mais de 50000.

os concursos ficam desertos, há problemas de mão de obra.
mas se entrarem mais imigrantes especificamente para a construção os resistência lusitana e co vão fazer um escândalo à mesma e apelar ao voto no chega...
Não há gente para trabalhar nas obras para construir casas
Manda-se vir estrangeiros para ocuparem essas vagas
Épa então e onde é que eles vão morar?
Faz-se mais casas!
Começa de novo