Actualidade Nacional

Dragão_1977

Arquibancada
27 Maio 2024
386
691
gostava de compreender a indignação do pessoal que fica furioso quando se fala na escravatura no passado de Portugal.

não se pode referir?
não deve ser ensinado na escola?

é suposto ser falado como nos tempos do Salazar?
que os descobrimentos foram só espectaculares e maravilhosos e que somos os maiores e tal? tipo país de 3º mundo...
isso não é patriotismo, é só estupidez.
Não conhecer a história é grave, não querer conhecer é ainda pior, mas mais grave é querer apagá-la

• Like
Reações: Vlk

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,699
4,542
Por ai
não metam no NOW (canal de televisão)
tenho a sensação de estar a ver uma gaja a comer outra com os olhos lol

Última edição:

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,916
3,548
Vila Nova de Gaia, 1981
gostava de compreender a indignação do pessoal que fica furioso quando se fala na escravatura no passado de Portugal.

não se pode referir?

que os descobrimentos foram só espectaculares e maravilhosos e que somos os maiores e tal? tipo país de 3º mundo...
Eu só fico indignado quando querem atribuir a culpa da escravatura aos Europeus e essencialmente aos espanhóis e portugueses.Havia escravatura muito antes dos Descobrimentos e em todo o Mundo com os egípcios, asiáticos e africanos á cabeça. Isso é que devia ser ensinado nas escolas.

Edit: eram até os próprios povos nativos africanos a capturar e vender escravos aos europeus.

Última edição:
  • Like
Reações: Dragon Lonis

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,853
7,223

não se pode referir?

Havia escravatura em todo o lado... as gra des obras eram feitas com recurso a trabalho escravo... hoje ainda é assim, mas de forma diferente...

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,604
15,740
Eu só fico indignado quando querem atribuir a culpa da escravatura aos Europeus e essencialmente aos espanhóis e portugueses.Havia escravatura muito antes dos Descobrimentos e em todo o Mundo com os egípcios, asiáticos e africanos á cabeça. Isso é que devia ser ensinado nas escolas.
Como também continuou a haver escravatura depois da época dos descobrimentos.

A questão não é essa.

A questão é a forma como esse capítulo é tratado pelos manuais de história de Portugal e o desconforto que esse tema provoca em alguns sectores políticos, como se a escravatura fosse uma fantasia.

• Like
Reações: Vlk

Cheue

12 Maio 2016
27,606
43,778
Conquistas
7
109

Edit: eram até os próprios povos nativos africanos a capturar e vender escravos aos europeus.
isso não muda em nada o que disse...

a escravatura faz parte da história da humanidade e Portugal também teve um papel importante nisso.
o contexto da época era diferente etc etc mas teve.

ficar zangado apenas por se referir isto não faz qualquer sentido.

isto nem deveria ser polémico nem um tema divisivo, como disse há bocado um cromo na tv...

Última edição:
  • Like
Reações: Galego e Vlk

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,853
7,223

a escravatura faz parte da história da humanidade e Portugal também teve um papel importante nisso.

Claro que não. Os Descobrimentos fez com que Portugal nessa época fosse das maiores potências do mundo. E havia escravatura e também à conta disso. É o que é.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,916
3,548
Vila Nova de Gaia, 1981

A humanidade tem milhares de anos antes dos Descobrimentos.
Portugal teve um papel igual aos outros nisso, na sua altura. Fez o que era "normal" ,na época.

Nao quero apagar nem negar. Só não quero é que usem isso ( e é muitas vezes usado) como desculpa para termos que baixar as calças a nada ..e para dar aquele toquezinho do "devolvam o nosso ouro."...Porque senão andava o Mundo todo a baixar as calças a outro Mundo a vida toda.
Portugal fez o que era "moda" e viu fazer. Como outros fizeram igual. Houve escravatura sim, Portugal teve , usou e abusou , como usaram todos os povos do Mundo , a maior parte deles mesmo entre si.

E foi assim que aqui chegámos.. não há como voltar atras nem ninguém tem que pagar por isso no século XXI

Última edição:
  • Like
Reações: 8down

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,461
7,789
46
Lisboa
Claro que não. Os Descobrimentos fez com que Portugal nessa época fosse das maiores potências do mundo. E havia escravatura e também à conta disso. É o que é.
Se é o que é, então não devia indignar ninguém ser ensinada nas escolas tal e qual como foi. E como é a nossa História que compõe a maior parte do programa educativo da disciplina de História é a nossa escravatura que tem que ser, principalmente, ensinada.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,461
7,789
46
Lisboa
Portugal teve um papel igual aos outros nisso, na sua altura. Fez o que era "normal" ,na época.

Nao quero apagar nem negar. Só não quero é que usem isso ( e é muitas vezes usado) como desculpa para termos que baixar as calças a nada ..e para dar aquele toquezinho do "devolvam o nosso ouro."...Porque senão andava o Mundo todo a baixar as calças a outro Mundo a vida toda.
Portugal fez o que era "moda" e viu fazer. Como outros fizeram igual. Houve escravatura sim, Portugal teve , usou e abusou , como usaram todos os povos do Mundo , a maior parte deles mesmo entre si.

E foi assim que aqui chegámos.. não há como voltar atras nem ninguém tem que pagar por isso no século XXI
O papel não foi igual. Houve piores, mas também houve menos maus Não fomos igual a qualquer outro. Tivemos um papel relevante no comércio de escravos.

• Like
Reações: LuisFreitas

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,853
7,223
Se é o que é, então não devia indignar ninguém ser ensinada nas escolas tal e qual como foi. E como é a nossa História que compõe a maior parte do programa educativo da disciplina de História é a nossa escravatura que tem que ser, principalmente, ensinada.
Sim. Concordo. Sem dogmas. Não me choca. Não querer ser descrita apenas uma época dourada da história tipo la la land e sem o lado obscuro da mesma.

• Like
Reações: LuisFreitas e Vlk

Cheue

12 Maio 2016
27,606
43,778
Conquistas
7
109

eu não falei em reparações nem nada do género, não sou a favor, não faz sentido.

como disse, era o contexto da época, não deixa de ser mau.
fez parte, é um facto histórico, não tem que ser apagado nas aulas de história, nem pode ser considerado como algo anti patriota ou divisionista referir um facto...

repito, dizer que na época dos descobrimentos foi tudo espectacular não é ser patriota.
e em Portugal há um bocadinho essa mania...

critica-se, e bem, a época do estado novo, e até dá 1a republica, mas parece que não se pode criticar nada de todo o período da monarquia, é uma cena estranha.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,916
3,548
Vila Nova de Gaia, 1981
O papel não foi igual. Houve piores, mas também houve menos maus Não fomos igual a qualquer outro. Tivemos um papel relevante no comércio de escravos.
É provável.
Mas todos faziam. Tanto é traficante o que passa 10 como o que passa 100.
Tínhamos mais poder é normal termos mais números.
Mas também fomos dos primeiros a começar a abolir.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,916
3,548
Vila Nova de Gaia, 1981
De ti

eu não falei em reparações nem nada do género, não sou a favor, não faz sentido.

como disse, era o contexto da época, não deixa de ser mau.
fez parte, é um facto histórico, não tem que ser apagado nas aulas de história, nem pode ser considerado como algo anti patriota ou divisionista referir um facto...

repito, dizer que na época dos descobrimentos foi tudo espectacular não é ser patriota.
e em Portugal há um bocadinho essa mania...

critica-se, e bem, a época do estado novo, e até dá 1a republica, mas parece que não se pode criticar nada de todo o período da monarquia, é uma cena estranha.
A disciplina de história na escola devia ter muito mais tempo. Ainda para mais num País como o nosso. Ou por falta de planeamento, ou talvez por não quererem,é verdade há muita coisa que fica sem ser falada. Para o bem e para o mal.
Devia ser obrigatória até ao 12°. E contra mim falo porque odiava aquilo. Só comecei a gostar ao aprofundar por mim alguns temas ao longo da vida

Última edição:

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,853
7,223
Pois tivemos e por isso também fomos um império...