é um programa muito bonito.não metam no NOW (canal de televisão)
tenho a sensação de estar a ver uma gaja a comer outra com os olhos lol
é um programa muito bonito.não metam no NOW (canal de televisão)
tenho a sensação de estar a ver uma gaja a comer outra com os olhos lol
isso não muda em nada o que disse...Eu só fico indignado quando querem atribuir a culpa da escravatura aos Europeus e essencialmente aos espanhóis e portugueses.Havia escravatura muito antes dos Descobrimentos e em todo o Mundo com os egípcios, asiáticos e africanos á cabeça. Isso é que devia ser ensinado nas escolas.
Edit: eram até os próprios povos nativos africanos a capturar e vender escravos aos europeus.
Claro que não. Os Descobrimentos fez com que Portugal nessa época fosse das maiores potências do mundo. E havia escravatura e também à conta disso. É o que é.isso não muda em nada o que disse...
a escravatura faz parte da história da humanidade e Portugal também teve um papel importante nisso.
o contexto da época era diferente etc etc mas teve.
ficar zangado apenas por se referir isto não faz qualquer sentido.
A humanidade tem milhares de anos antes dos Descobrimentos.isso não muda em nada o que disse...
a escravatura faz parte da história da humanidade e Portugal também teve um papel importante nisso.
o contexto da época era diferente etc etc mas teve.
ficar zangado apenas por se referir isto não faz qualquer sentido.
Se é o que é, então não devia indignar ninguém ser ensinada nas escolas tal e qual como foi. E como é a nossa História que compõe a maior parte do programa educativo da disciplina de História é a nossa escravatura que tem que ser, principalmente, ensinada.Claro que não. Os Descobrimentos fez com que Portugal nessa época fosse das maiores potências do mundo. E havia escravatura e também à conta disso. É o que é.
O papel não foi igual. Houve piores, mas também houve menos maus Não fomos igual a qualquer outro. Tivemos um papel relevante no comércio de escravos.A humanidade tem milhares de anos antes dos Descobrimentos.
Portugal teve um papel igual aos outros nisso, na sua altura. Fez o que era "normal" ,na época.
Nao quero apagar nem negar. Só não quero é que usem isso ( e é muitas vezes usado) como desculpa para termos que baixar as calças a nada ..e para dar aquele toquezinho do "devolvam o nosso ouro."...Porque senão andava o Mundo todo a baixar as calças a outro Mundo a vida toda.
Portugal fez o que era "moda" e viu fazer. Como outros fizeram igual. Houve escravatura sim, Portugal teve , usou e abusou , como usaram todos os povos do Mundo , a maior parte deles mesmo entre si.
E foi assim que aqui chegámos.. não há como voltar atras nem ninguém tem que pagar por isso no século XXI
Sim. Concordo. Sem dogmas. Não me choca. Não querer ser descrita apenas uma época dourada da história tipo la la land e sem o lado obscuro da mesma.Se é o que é, então não devia indignar ninguém ser ensinada nas escolas tal e qual como foi. E como é a nossa História que compõe a maior parte do programa educativo da disciplina de História é a nossa escravatura que tem que ser, principalmente, ensinada.
eu não falei em reparações nem nada do género, não sou a favor, não faz sentido.A humanidade tem milhares de anos antes dos Descobrimentos.
Portugal teve um papel igual aos outros nisso, na sua altura. Fez o que era "normal" ,na época.
Nao quero apagar nem negar. Só não quero é que usem isso ( e é muitas vezes usado) como desculpa para termos que baixar as calças a nada ..e para dar aquele toquezinho do "devolvam o nosso ouro."...Porque senão andava o Mundo todo a baixar as calças a outro Mundo a vida toda.
Portugal fez o que era "moda" e viu fazer. Como outros fizeram igual. Houve escravatura sim, Portugal teve , usou e abusou , como usaram todos os povos do Mundo , a maior parte deles mesmo entre si.
E foi assim que aqui chegámos.. não há como voltar atras nem ninguém tem que pagar por isso no século XXI
É provável.O papel não foi igual. Houve piores, mas também houve menos maus Não fomos igual a qualquer outro. Tivemos um papel relevante no comércio de escravos.
A disciplina de história na escola devia ter muito mais tempo. Ainda para mais num País como o nosso. Ou por falta de planeamento, ou talvez por não quererem,é verdade há muita coisa que fica sem ser falada. Para o bem e para o mal.De ti
eu não falei em reparações nem nada do género, não sou a favor, não faz sentido.
como disse, era o contexto da época, não deixa de ser mau.
fez parte, é um facto histórico, não tem que ser apagado nas aulas de história, nem pode ser considerado como algo anti patriota ou divisionista referir um facto...
repito, dizer que na época dos descobrimentos foi tudo espectacular não é ser patriota.
e em Portugal há um bocadinho essa mania...
critica-se, e bem, a época do estado novo, e até dá 1a republica, mas parece que não se pode criticar nada de todo o período da monarquia, é uma cena estranha.
Pois tivemos e por isso também fomos um império...O papel não foi igual. Houve piores, mas também houve menos maus Não fomos igual a qualquer outro. Tivemos um papel relevante no comércio de escravos.
Lamentável.Mais um ataque de monhés contra portugueses em Lisboa
![]()
Agressão ao actor Adérito Lopes obriga a cancelamento de peça
Actor foi agredido por grupo alegadamente ligado a movimento de extrema-direita e hospitalizado. “Portugal aos portugueses”: a mensagem deixada em panfletos.www.publico.pt
“O almirante Gouveia e Melo está entregue aos traidores”, acusou, continuando com insultos de caráter racista durante largos minutos, antes de as autoridades intervirem - numa altura de quase confronto físico com outras pessoas que lhe pediam para se calar - e o retirarem para um espaço mais recuado, onde alguns cidadãos faziam a saudação nazi."![]()
16h. Henrique Gouveia e Melo insultado numa cerimónia de homenagem aos ex-combatentes
Gouveia e Melo foi acusado de "traição ao povo português" devido à presença do imã da Mesquita Central de Lisboa. Ainda, presidente da Comissão Europeia quer um novo pacote de sanções à Rússia.observador.pt
Marquei-te um slot no Lisbon Comedy Club.Lamentável.
A policia nunca está onde é necessário.
Esse gajo devia levar 15 anos.
Está malta da extrema direita está a precisar de levar carga no pelo.
Acho que o homem nem se apercebeu...
Eu já tinha pensado em comprar uma arma mas agora como as coisas estão além de ter 2 filhos tenho de convencer a minha mulher.
A malta esquece se é que o wokismo e o politicamente correto atou as mãos da polícia.
Existem pessoas hoje em dia que se sentem encorajadas a fazer isto porque sabem que nada lhes acontece.
Prefiro eu ir eu para xoldra por descarregar uma 9mm nos cornos de algum meliante desgovernado do que deixar algo acontecer aos meus.
Se a sociedade não dá respostas em.termos.de segurança, individualmente os cidadãos têm de assumir essa responsabilidade.Marquei-te um slot no Lisbon Comedy Club.
Não há gente para trabalhar nas obras para construir casaseram 26000 casas, este governo aumentou a meta para mais de 50000.
os concursos ficam desertos, há problemas de mão de obra.
mas se entrarem mais imigrantes especificamente para a construção os resistência lusitana e co vão fazer um escândalo à mesma e apelar ao voto no chega...