Onde tu vês xenofobia eu vejo apenas o ressentimento e a procura de um bode expiatório que muitas vezes aparecem em épocas de crise e de incerteza.Concordo em grande parte mas eu acho mesmo que há pessoas que votam no Chega por serem racistas e xenófobas e ter aparecido um partido que lhes permite manifestar ambas as coisas. Eu todos os dias ouço comentários xenófobos, basta perder 2 minutos nas redes sociais. Por outro lado estas pessoas sempre existiram, estavam era diluídas por vários partidos.
Sobre a esquerda, acho que a melhor opção era fazer uma coligação L-BE-PCP e PAN, coisa que nunca vai acontecer, mas garantiria sempre à volta dos 10% e um discurso unificado que poderia funcionar como uma opção. Ou isso, ou aparecer um populista de esquerda, um tipo com carisma capaz de motivar as pessoas, porque no meio deste ruído o pathos é importante, ninguém quer saber de medidas políticas ou programas para nada.
O nome do bode expiatório vai mudando ao longo da história (os aristocratas, a burguesia, os comunistas, os judeus, etc.), mas a sua função persiste, porque os seres humanos gostam de acreditar em soluções mágicas e fáceis. É por isso que, nas palavras imortais da musa-tusa da minha geração, demagogia, feita à maneira, é como queijo numa ratoeira.