Actualidade Nacional

Cheue

12 Maio 2016
25,599
40,541
Conquistas
7
109

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
15,668
16,886
Se assim é que desperdício então para eles , pois tirando o Major Agostinho e o .P. Raimundo ninguém come essa propaganda...

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,039
7,518
Bragança

Vizinhos que ameaçavam mãe e filha em Ermesinde apareceram em reunião entre a mulher e a Câmara de Valongo
Andreia Pereira reuniu-se, esta quarta-feira, com a Câmara Municipal de Valongo para discutir sobre a casa que lhe foi atribuída. Porém, a reunião não chegou a acabar porque os vizinhos que a aterrorizavam entraram nas instalações do município.

Puta que repariu o país do não nos encostem á parede... onde os inocentes e os cumpridores têm de andar com medo …. Onde o poder politico mais depressa aparece ao pé da bandidagem

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,052
17,000
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Estamos a 2 dias do 25 de Abril e partilho aqui convosco um post feito hoje pelo meu amigo Rodrigo Sousa Castro militar de Abril e responsável pelo levantamento a norte.

A ÚLTIMA VIAGEM AO NORTE AMORDAÇADO
Eram 18h00 do dia 23 de Abril de 1974.
Otelo surge no seu modo despachado, descontraído, falador. Esperava-o juntamente com o major Luis Arruda no Parque Eduardo VII onde concertamos encontrar-nos.
Os dois constituíamos uma das quatro equipas de oficiais, que na antevéspera do dia escolhido para a operação “viragem histórica” partiriam para as diversas unidades militares que ao longo do País se tinham comprometido com a revolta.
Iriamos juntos até Leiria , eu seguiria para os quarteis da Figueira da Foz, Aveiro e Porto e o Luis Arruda contactaria os quarteis de Leiria e Coimbra.
A cada um de nós Otelo entregou envelopes dirigidos aos revoltosos de cada unidade e que continham as ordens finais, o grupo data hora do lançamento das senhas rádio, as senhas rádio, o grupo data hora do inicio das operações militares, as frequências rádio em que operariam as unidades revoltosas e finalmente a Senha e a Contra Senha da operação que era “Coragem-Pela Vitória”.
A minha primeira paragem foi no café Nicola na Figueira, onde estava o capitão Fausto Pereira. Sem me dar a conhecer pedi um café ao balcão e saí discretamente para o meu carro estacionado perto. O Fausto saiu de seguida e recebeu os envelopes , um destinado ao seu próprio regimento, o RAP3, regimento de artilharia pesada 3, outro ao Centro de Instrução de Condução Auto também da Figueira, outro para a Escola de Sargentos de Águeda que seria entregue ao capitão Martelo, outro que encaminhou para o Regimento de Infantaria de Viseu a entregar ao capitão Gertrudes da Silva e ainda outro que seria entregue ao capitão Valente da Infantaria da cidade da Guarda.
De seguida marchei para Aveiro onde fiz a entrega ao capitão Rodrigo Pizarro.
Todas estas unidades, à excepção da infantaria da Guarda, que se deslocou para a fronteira de Vilar Formoso, vieram a constituir o “Agrupamento November” que marchou para Lisboa.
Finalmente cerca das duas da manhã cheguei ao Porto onde fiz a entrega as ordens ao major Corvacho. Este por sua vez deveria mandar oficias da guarnição do Porto entregar as ordens ao capitão Piteira dum batalhão sediado em Viana do Castelo e ao capitão Delgado da Fonseca em Lamego que marcharia com uma companhia de atiradores especiais.
No Porto pedi a ajuda ao meu cunhado Silvio que morava na Arca DÁgua e o qual retirei do seu pesadíssimo sono para me ajudar a encontrar a casa do major Corvacho. Missão cumprida levei-o de volta a casa e a minha irmã Rosa Cândida, intrigada com a minha visita nocturna e com a minha intenção de logo regressar a Lisboa perguntou-me.: - Mas que é que se passa ? Vais já para Lisboa, sem descansar ? Eram cerca das cinco da manhã, disse-lhe que tinha mesmo que vir.
Mas sem dormires? Diz-me qualquer coisa, porque não estou a perceber nada ,desta vez. Era hábito verem-me por lá nas lides da conspiração mas de dia e sem tanta pressa.
Liguem o Rádio Clube Português a partir da próxima meia noite, não posso dizer mais nada.
No regresso parei no posto de abastecimento que havia nos Carvalhos à saída do Porto. Aí dois cidadãos pediram-me boleia e ofereceram-me como era hábito naquelas circunstâncias pagar parte do combustível.
Disse lhes que não queria dinheiro e os trazia sob uma condição. Qual condição ? perguntaram;
- Não me deixarem dormir durante a viagem.
Cumpriram bem, tagarelaram até Lisboa, apercebi-me que vinham de “férias” e se preparavam para explorar o que de melhor haveria em Lisboa para dois homens do Norte. Quando os deixei, cerca da Encarnação , não resisti e disse-lhes:
-Obrigado pela companhia, espero que tenham uma boa estadia em Lisboa e que não tenham o azar de regressarem ao Porto mais cedo do que estão a contar.
Ainda hoje gostava de ver a cara deles e ouvir os seus comentários passados que foram 24 horas.
Silva e Costa,Engenheiro.
Pseudónimo utilizado nas lides conspirativas pelo
Sousa e Castro, capitão.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,255
13,755
Esmoriz
Estamos a 2 dias do 25 de Abril e partilho aqui convosco um post feito hoje pelo meu amigo Rodrigo Sousa Castro militar de Abril e responsável pelo levantamento a norte.

Otelo surge no seu modo despachado, descontraído, falador. Esperava-o juntamente com o major Luis Arruda no Parque Eduardo VII onde concertamos encontrar-nos.
Os dois constituíamos uma das quatro equipas de oficiais, que na antevéspera do dia escolhido para a operação “viragem histórica” partiriam para as diversas unidades militares que ao longo do País se tinham comprometido com a revolta.
Iriamos juntos até Leiria , eu seguiria para os quarteis da Figueira da Foz, Aveiro e Porto e o Luis Arruda contactaria os quarteis de Leiria e Coimbra.
A cada um de nós Otelo entregou envelopes dirigidos aos revoltosos de cada unidade e que continham as ordens finais, o grupo data hora do lançamento das senhas rádio, as senhas rádio, o grupo data hora do inicio das operações militares, as frequências rádio em que operariam as unidades revoltosas e finalmente a Senha e a Contra Senha da operação que era “Coragem-Pela Vitória”.
A minha primeira paragem foi no café Nicola na Figueira, onde estava o capitão Fausto Pereira. Sem me dar a conhecer pedi um café ao balcão e saí discretamente para o meu carro estacionado perto. O Fausto saiu de seguida e recebeu os envelopes , um destinado ao seu próprio regimento, o RAP3, regimento de artilharia pesada 3, outro ao Centro de Instrução de Condução Auto também da Figueira, outro para a Escola de Sargentos de Águeda que seria entregue ao capitão Martelo, outro que encaminhou para o Regimento de Infantaria de Viseu a entregar ao capitão Gertrudes da Silva e ainda outro que seria entregue ao capitão Valente da Infantaria da cidade da Guarda.
Todas estas unidades, à excepção da infantaria da Guarda, que se deslocou para a fronteira de Vilar Formoso, vieram a constituir o “Agrupamento November” que marchou para Lisboa.
Finalmente cerca das duas da manhã cheguei ao Porto onde fiz a entrega as ordens ao major Corvacho. Este por sua vez deveria mandar oficias da guarnição do Porto entregar as ordens ao capitão Piteira dum batalhão sediado em Viana do Castelo e ao capitão Delgado da Fonseca em Lamego que marcharia com uma companhia de atiradores especiais.
No Porto pedi a ajuda ao meu cunhado Silvio que morava na Arca DÁgua e o qual retirei do seu pesadíssimo sono para me ajudar a encontrar a casa do major Corvacho. Missão cumprida levei-o de volta a casa e a minha irmã Rosa Cândida, intrigada com a minha visita nocturna e com a minha intenção de logo regressar a Lisboa perguntou-me.: - Mas que é que se passa ? Vais já para Lisboa, sem descansar ? Eram cerca das cinco da manhã, disse-lhe que tinha mesmo que vir.
Mas sem dormires? Diz-me qualquer coisa, porque não estou a perceber nada ,desta vez. Era hábito verem-me por lá nas lides da conspiração mas de dia e sem tanta pressa.
Liguem o Rádio Clube Português a partir da próxima meia noite, não posso dizer mais nada.
No regresso parei no posto de abastecimento que havia nos Carvalhos à saída do Porto. Aí dois cidadãos pediram-me boleia e ofereceram-me como era hábito naquelas circunstâncias pagar parte do combustível.
Disse lhes que não queria dinheiro e os trazia sob uma condição. Qual condição ? perguntaram;
Cumpriram bem, tagarelaram até Lisboa, apercebi-me que vinham de “férias” e se preparavam para explorar o que de melhor haveria em Lisboa para dois homens do Norte. Quando os deixei, cerca da Encarnação , não resisti e disse-lhes:
-Obrigado pela companhia, espero que tenham uma boa estadia em Lisboa e que não tenham o azar de regressarem ao Porto mais cedo do que estão a contar.
Ainda hoje gostava de ver a cara deles e ouvir os seus comentários passados que foram 24 horas.
Sousa e Castro, capitão.
Coincidência engraçada: o Silvio e a Rosa Cândida citados que moravam na arca d’água eram muito amigos do meu pai. Não sabia que um dos irmãos tinha estado directamente envolvido no 25 de abril.

• Like
Reações: Devenish

Dragão D'Ouro

MDCCCXCIII 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
13,505
17,812

Sousa e Castro, capitão.
Coincidência curiosa, no dia em que partilhas isso o Governo ignorou o facto de Portugal ser um Estado laico e cancelou os festejos do 25 de Abril, somente um dos dias mais importantes da história de Portugal.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,052
17,000
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Coincidência curiosa, no dia em que partilhas isso o Governo ignorou o facto de Portugal ser um Estado laico e cancelou os festejos do 25 de Abril, somente um dos dias mais importantes da história de Portugal.
Não podem cancelar a comemoração que será feita por muitos portugueses nas ruas de todo o País, isso é que é importante o que eles fizeram foi um alibi habilidoso que eu ignoro.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,240
48,323
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Aí concordamos em absoluto.
Se eu em alojamentos locais tenho de dar entrada ao registo de todos os hóspedes estrangeiros no AIMA, como é que temos T1's com 10/15/20 a viver lá dentro? Ou não estão legais e alguém está a encher os bolsos com isso, ou têm todos contratos de arrendamento para poderem estar no país legalmente e a AT falhou completamente na identificação de contratos múltiplos no mesmo imóvel. Qual é a coima para o proprietário ou qual é a responsabilidade assacada à AT quando são descobertos? Pois.

A resposta é a mesma. Existe um salário mínimo para alguma coisa. Existem inspetores da AT para alguma coisa. Se os contratos são legais, existem valores mínimos de remuneração e de condições de trabalho a serem respeitadas. Se...

Sobre a pressão infraestrutural e de serviços, é um paradoxo. A Europa construiu infraestruturas para uma dimensão populacional que já não tem. A imigração ajuda a manter o nível, porque senão estaríamos em grande défice, esses serviços seriam insustentáveis e essas infraestruturas estariam ao abandono. Num país com uma demografia saudável, quer-se que estejam a ser expandidos constantemente e deem resposta às necessidades.

O mesmo se passa com a questão económica. Se retirarmos os estrangeiros da equação, partes do país parariam. O PIB afundava-se, o que tem reflexo em vários indicadores, desde a dívida pública à sustentabilidade da Segurança Social, passando pela escassez de mão de obra em setores primários e com larga atividade produtiva. Como referi em cima, quero ver algum chegano que diz defender a agricultura e a indústria, admitir se quer ver uma economia mais forte ou se quer acabar com a imigração. Os dois são incompatíveis. A economia de qualquer país desenvolvido depende há muito de fluxos migratórios para resolver as suas deficiências.
Se tu queres que venham trabalhar para lisboa para hoteis a ganhar o ordenado minimo, onde é que queres que essas pessoas vão viver? tu consegues alugar uma casa em lisboa e viver e comer de forma decente com 775 euros?

Se não for para viver em t1 com 15 onde é que vivem? nas barracas que estão a voltar a lisboa ?

Portugal tem a maior população de sempre, e alem de ter a maior população de sempre nunca andaram tantos turistas em Portugal, ou seja nunca houve tanta gente ao mesmo tempo em Portugal. Por outro lado tem menos policias que há 10 anos por exemplo, o numero de médicos por habitante diminui, milhares de alunos não tem professor em Portugal.

A imigração não é um tema binário, não precisava de ser 0 ou 1,5M, podias selecionar a imigração para onde agregasse valor. Em vez de promoveres um turismo barato, que fez com que em 20 anos se passasse de 10M para 30M de turistas, podias ter aumentado para 20M e num segmento mais alto e que pagasse melhor.

Na Dinamarca por exemplo eles não importam este tipo de imigração que falas e que vem para cá ter uma vida miserável, e já agora os partidos chega+livre+be tem menos de 10% lá, são opções..

Mas vamos poder ver o efeito do modelo que defendes porque ele foi aplicado.

Eu só ainda não percebi é o que é que tu achas que o modelo que defendes e que foi aplicado, vai fazer ao estado social, Educação, Saude e segurança se achas que o vai destruir mas a economia fica melhor, ou se vai melhorar com a economia.

Para já vai-se vendo isto.

Pobres estão mais pobres em Portugal. Governo estuda a criação da Prestação Social Única
Os pobres em Portugal estão ainda mais pobres, segundo uma análise da Pordata destacada esta quinta-feira, 17 de Outubro. A subida da taxa de risco de pobreza pela primeira vez em sete anos, que passou de 16,4% em 2021 para 17% em 2022, aliou-se a uma maior intensidade da pobreza. "Verifica-se o maior aumento desde 2012, de 3,9 pontos percentuais, situando-se nos 25,6% em 2022 (contra 21,7% em 2021)", observaram os técnicos da base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
5,799
4,288
Restaurante na zona da Serra da Estrela.

- Como vai o negócio?
- O problema é o pessoal. Continuam a fechar as escolas aqui e é difícil trazer pessoal se tiverem que fazer 30 ou 40 minutos levar os filhos à escola.

Isto diz alguem que tem brasileiros, indianos, etc. a trabalhar para ele. Se em vez das histerias com imigrantes, wokismos e afins, existisse foco nos problemas reais, a vida de todos seria muito melhor. Não dava era votos.

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,504
9,459
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
No dia 18 de maio continuem a votar nos mesmos.....o Patrão agradece e fica todo contente.
Eles vão lá todos votar,não vai falhar um patrão que não vá votar!!!!
Quem trabalha para meter comida na mesa e nada faltar às filhas(o meu caso) e pagar contas,esse é que está sempre fodido......queres ganhar mais??? Arranja mais um ou dois part-time porque se fosse abanar a árvore e cair notas era uma maravilha.
Ainda há umas semanas atrás,fiz ver a minha filha mais velha(só tem 6anos) que não lhe posso dar tudo que pede,porque a vida está difícil.....ficou a olhar para mim,disse que entendia e perguntou a seguir:
" Oh pai,nós somos pobres???"
Qual o meu espanto por ter sido logo essa ideia que ela teve, respondi-lhe que não como é óbvio,mas que a vida está difícil e que custa muito ganhar dinheiro para conseguir pagar tudo e ainda sobrar algum para o que ela sempre quer e a irmã....mas nunca lhes faltou ou falta nada,temos feito um esforço muito grande cá em casa e imagino que em muitas é igual,para NUNCA lhes faltar nada.
Comida para as minhas filhas NUNCA FALTA, NUNCA.....Sou sincero,abdico eu e a minha esposa muitas vezes a noite de jantar para elas terem para elas,fazemos para nós um lanche reforçado e a noite um chá antes de ir dormir,porque sopa e comida e sobremesa NUNCA lhes falta.
Por isso pensem bem em quem vão votar.................
Desculpem o desabafo.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,088
5,039
Sobre filhos adultos a viverem em casa dos pais encontrei isto.

Visualizar anexo 35548
Dado muito revelador, e que seria impensável há 30 anos. É como digo, este país não é para jovens, nem para boa parte dos velhos (com reformas de 400 ou 500 euros). Cada vez mais, é um país para turista ver e para reformados em libras ou dólares.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,240
48,323
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Os números da newsletter do chega?
Os números oficiais dizem que Portugal tem 1,6 milhões, sendo que, nos censos de 2011, já existiam 400 mil. Serão 1,2 milhões em 14 anos. 2 milhões em "meia dúzia de anos" é ficção desses grupos onde andas.
Se o teu critério é contar esses 400 mil como imigrantes então o que estás a dizer é que são 2M, só te enganaste a fazer a conta e subtraíste em vez de somar, isto porque os imigrantes vão obtendo a nacionalidade, e nesse período mais de 400 mil obtiveram.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,088
5,039
Restaurante na zona da Serra da Estrela.

- Como vai o negócio?
- O problema é o pessoal. Continuam a fechar as escolas aqui e é difícil trazer pessoal se tiverem que fazer 30 ou 40 minutos levar os filhos à escola.

Isto diz alguem que tem brasileiros, indianos, etc. a trabalhar para ele. Se em vez das histerias com imigrantes, wokismos e afins, existisse foco nos problemas reais, a vida de todos seria muito melhor. Não dava era votos.
O dinheiro não estica. Ou se contribui para o esforço de guerra do Zelenski com 600 milhões, ou se contrata mais professores para os filhos dos que trabalham e pagam impostos em Portugal. São opções políticas. E como os portugueses apoiam essas opções, dificilmente se podem queixar.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,052
17,000
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Dado muito revelador, e que seria impensável há 30 anos. É como digo, este país não é para jovens, nem para boa parte dos velhos (com reformas de 400 ou 500 euros). Cada vez mais, é um país para turista ver e para reformados em libras ou dólares.
não é só cá. vê a imagem e compara.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,052
17,000
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Como um Governo de direita-direita agiu em Itália
O resumo do Perplexity teria ajudado Montenegro a não fazer figura triste.
## Celebrações do 25 de Abril na Itália em 2025: Impacto da Morte do Papa Francisco
O 25 de abril de 2025 marca o 80º aniversário da Libertação da Itália do regime nazifascista, uma das datas mais simbólicas do calendário cívico italiano, celebrada com cerimônias oficiais, desfiles, eventos culturais e momentos de reflexão em todo o país[1][2][8]. Este ano, porém, as comemorações coincidem com um momento de luto nacional devido à morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril de 2025[3][6].
### Luto Nacional e Ajustes nas Celebrações
O governo italiano declarou cinco dias de luto nacional, de 22 a 26 de abril, em respeito ao falecimento do Papa Francisco[5][6]. O período de luto inclui o próprio 25 de abril, o que impacta o tom e a condução das celebrações:
- As comemorações do Dia da Libertação estão mantidas em todo o território, mas com ênfase na sobriedade e no respeito ao contexto de luto[6].
- O ministro da Proteção Civil, Nello Musumeci, afirmou que “todas as celebrações do 25 de Abril serão permitidas, tendo em conta o contexto e a sobriedade que as circunstâncias exigem”[6].
- Em cidades como Roma e outras localidades, continuam previstos desfiles, deposição de coroas em monumentos aos caídos, discursos oficiais e eventos culturais, mas com adaptações para refletir o momento de pesar nacional[2][8].
### Programação Religiosa e Cerimonial no Vaticano
O corpo do Papa Francisco está sendo velado na Basílica de São Pedro, onde fiéis podem prestar homenagens até o final da tarde do dia 25 de abril[9]. Na noite dessa sexta-feira, ocorre o rito de fechamento do caixão do pontífice, em cerimônia restrita a autoridades eclesiásticas e convidados[7]. O funeral está marcado para a manhã de sábado, 26 de abril, em frente à Basílica de São Pedro, com a presença de chefes de Estado e milhares de fiéis[5][9].
Durante esse período:
- Museus Vaticanos e a Capela Sistina permanecem fechados, e o acesso à Basílica de São Pedro está restrito devido ao velório e aos preparativos para o funeral[4].
- O clima em Roma é de grande movimentação, com a chegada de peregrinos e autoridades para as cerimônias fúnebres[4][9].
### Convivência entre Memória Histórica e Luto
O 25 de abril de 2025, portanto, será celebrado na Itália com um equilíbrio entre a memória da resistência e da liberdade e o respeito ao luto pela perda de uma figura central do catolicismo mundial. As manifestações públicas e familiares continuam, mas comedidas pela circunstância excepcional do falecimento do Papa[6][8].
As autoridades italianas destacam que o Dia da Libertação permanece um momento de união nacional, agora marcado também pela reflexão sobre valores como solidariedade, paz e justiça, que tanto inspiraram o pontificado de Francisco[2][8].
### Resumo
- O 25 de abril será celebrado normalmente, mas com sobriedade devido ao luto nacional pela morte do Papa Francisco[6].
- Eventos públicos, cerimônias e desfiles continuam, porém adaptados ao contexto[2][8].
- O velório do Papa e o rito de fechamento do caixão ocorrem no Vaticano no mesmo dia, com funeral em 26 de abril[7][9].
- Roma vive clima de grande movimentação, mas com restrições em atrações do Vaticano[4].
Assim, a Itália presta homenagem à sua história de libertação e, ao mesmo tempo, ao Papa falecido, em uma rara sobreposição de datas de profundo significado nacional e religioso.
Fontes
[1] Feriados na itália em 2025: Datas e eventos imperdíveis https://www.simonatocidadania.com.br/.../feriados-na...
[2] Celebrazioni del 25 aprile 2025: il territorio ricorda gli 80 anni della ... https://www.7giorni.info/.../celebrazioni-del-25-aprile...
[3] Morre o Papa Francisco https://www.vaticannews.va/.../papa-francisco-morre-dia...
[4] O que muda no turismo em Roma com a morte do papa Francisco https://viagemeturismo.abril.com.br/.../o-que-muda-no.../
[5] Itália declara cinco dias de luto pela morte do papa Francisco | Mundo https://cbn.globo.com/.../italia-declara-cinco-dias-de...
[6] Itália declara cinco dias de luto no país pela morte do Papa - SAPO https://www.sapo.pt/.../italia-declara-cinco-dias-de-luto...
[7] Em 25 de abril, o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco https://www.vaticannews.va/.../fechamento-caixao-papa...
[8] 25 de Abril: Festa della Liberazione – O Feriado da Liberdade na Itália https://laviaitalia.com.br/.../25-de-abril-festa-della.../
[9] A emoção de milhares de fiéis, inclusive brasileiros, ao se despedir ... https://www.vaticannews.va/.../papa-francisco-morte-21...
[10] Calendário dos Grandes Eventos https://www.iubilaeum2025.va/.../calendario-giubileo.html
[11] Feriados na Italia 2025 - BRASIL NA ITALIA https://www.brasilnaitalia.net/.../feriados-na-italia.html
[12] FESTIVIDADE NACIONAL 2025 - MARCO SPA https://www.marco.it/pt/national-festivity-24/
[13] 25 Aprile, Festa della Liberazione: cosa si festeggia | Dove Viaggi https://viaggi.corriere.it/.../25-aprile-festa-della.../
[14] Itália também celebra o 25 de Abril. Mas com Bella Ciao em vez de ... https://24.sapo.pt/.../italia-tambem-celebra-o-25-de...
[15] Eventos em Milan em Abril 2025 https://www.myguidemilan.com/pt/eventos/abril-2025
[16] Festa della Liberazione, cosa fare il 25 aprile a Roma - RomaToday https://www.romatoday.it/.../cosa-fare-25-aprile-2025...
[17] Itália 2025: principais feiras e eventos - AICEP https://www.portugalglobal.pt/.../italia-2025-principais.../
[18] Feriados Itália 2025 - feriados.com.pt - Onde é feriado hoje? https://feriados.com.pt/feriados/italia/
[19] Ottantesimo anniversario della Liberazione, le celebrazioni a Venezia https://www.veneziatoday.it/.../celebrazioni-liberazione...
[20] Cidadania Italiana I Passaporte Italiano I AIRE | O dia 25 ... - Instagram https://www.instagram.com/ferraracidada.../p/CrdcOzWNDVI/...
[21] 25 de abril celebrado em Itália com a Festa da Libertação do ... https://www.jn.pt/.../25-de-abril-celebrado-em-italia.../
[22] Morre o Papa Francisco – DW – 21/04/2025 https://www.dw.com/pt-002/morre-o-papa-francisco/a-71760613
[23] Vaticano divulga as primeiras imagens do velório do Papa Francisco https://observador.pt/.../vaticano-divulga-as-primeiras.../
[24] Governo decreta três dias de luto nacional pela morte do Papa ... https://pt.euronews.com/.../portugal-reage-a-morte-do...
[25] Como o funeral de Papa Francisco e o conclave podem impactar as ... https://oglobo.globo.com/.../como-o-funeral-de-papa...
[26] Presidente da República anuncia luto nacional de 24 a 26 de abril ... https://amp.sicnoticias.pt/.../2025-04-22-video...
[27] Morte do papa Francisco. As reações em Portugal e no mundo - RTP https://www.rtp.pt/.../morte-do-papa-francisco-as-reacoes...
[28] Morte do Papa Francisco impacta turismo em Roma e reforça fluxo ... https://brasilturis.com.br/.../morte-do-papa-francisco.../
[29] Morte do Papa: luto nacional de 24 a 26 de abril | Abola.pt https://www.abola.pt/.../morte-do-papa-luto-nacional-de...
[30] Morre Papa Francisco: do funeral ao conclave, o que acontece agora https://www.bbc.com/portuguese/articles/c86pqd3dv2po
[31] O IMPACTO DA MORTE DO PAPA FRANCISCO NA ITÁLIA - YouTube
[32] Itália declara cinco dias de luto no país pela morte do Papa Francisco https://www.cmjornal.pt/.../italia-declara-cinco-dias-de...
[33] Vai viajar para Roma? O que esperar após a morte do Papa Francisco https://pt.euronews.com/.../vai-viajar-para-roma-o-que...
[34] A morte do Santo Padre, ocorrida aos 88 anos, representa um ... http://instagr.am/p/DItYxguspUR/ [35] Trasladação do Corpo do Papa: Basílica de São Pedro Acolhe Fiéis https://www.dn.pt/.../corpo-do-papa-trasladado-esta-manh...
[36] 25 de Abril: Governo não participa em "agenda festiva" e adia ... https://cnnportugal.iol.pt/.../68090db1d34e3f0bae9d5143
[37] O que muda no turismo em Roma com a morte do papa Francisco https://viagemeturismo.abril.com.br/.../o-que-muda-no.../
[38] Vaticano em sede vacante. Funeral do papa Francisco realiza-se no ... https://www.rtp.pt/.../vaticano-em-sede-vacante-funeral...
[39] Santa Sé divulga datas dos grandes eventos do Jubileu 2025 em ... https://www.acidigital.com/.../santa-se-divulga-datas-dos...
[40] Orações pelo Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior, em ... https://pt.euronews.com/.../oracoes-pelo-papa-francisco...
[41] Qual o protocolo quando um Papa morre? - Jornal SOL https://sol.sapo.pt/.../qual-o-protocolo-quando-um-papa.../
[42] Atividade do Santo Padre Francisco - 2025 | Vatican.va https://www.vatican.va/.../pt/events/year.dir.html/2025.html
[43] Viajar para o Vaticano após a morte de um Papa - SAPO https://www.sapo.pt/.../viajar-para-o-vaticano-apos-a...
[44] Papa morre no 'ano do perdão'; por que Jubileu é importante para ... https://noticias.uol.com.br/.../2025/04/21/papa-jubileu.htm
[45] Fiori, festival, musei gratis: cosa fare e dove andare il 25 aprile 2025 https://viaggi.corriere.it/.../cosa-fare-dove-andare-25.../
[46] Festa em Roma, Liberação da Itália! - VoupraRoma https://www.voupraroma.com/festa-em-roma-liberacao-da.../
[47] O que fazer na Toscana em abril - Calendário de eventos https://passeiosnatoscana.com/o-que-fazer-na-toscana-em.../
[48] Itália celebra 70o aniversário da libertação a 25 de abril | Euronews https://pt.euronews.com/.../italia-celebra-70o...
[49] O que fazer na Itália em Abril - Calendário de eventos https://tournaitalia.com/o-que-fazer-na-italia-em-abril.../
[50] Vaticano: Morreu o Papa Francisco (1936-2025) https://agencia.ecclesia.pt/.../vaticano-morreu-o-papa.../
[51] Papa Francisco morre aos 88 anos: o que acontece agora? https://pt.euronews.com/.../papa-francisco-morre-aos-88...
[52] Papa Francisco: morte por derrame cerebral e parada ... https://www.vaticannews.va/.../papa-francisco-causa-morte...
[53] Morte do papa Francisco faz Itália adiar jogos de futebol; saiba mais https://www.cnnbrasil.com.br/.../morte-do-papa-francisco.../
[54] Vaticano: Jubileu dos Adolescentes mantém celebrações centrais https://agencia.ecclesia.pt/.../vaticano-jubileu-dos.../
[55] Roma e Vaticano. O que devem esperar os turistas após a morte do ... https://www.noticiasaominuto.com/.../roma-e-vaticano-o...
[56] As mensagens de pesar do mundo pela morte de Francisco https://www.vaticannews.va/.../mensagens-condolencias...
[57] Luto nacional pela morte do Papa entre os dias 24 e 26 de abril - ECO https://eco.sapo.pt/.../luto-nacional-pela-morte-do-papa.../