É tipicamente vista como Neoliberal porque é Neoliberal.
Não se pode definir agora coisas como esquerda ou direita, pelo que diz um partido populista de extrema esquerda como o BE isso não é barómetro para nada..
Sempre se disse que o PSD era o partido dos patrões e com propriedade no sentido que a maioria votava no PSD, há algum patrão ou empresa que nos últimos anos se tenha queixado por excesso de imigrantes?
No caso do PML ele foi sempre muito claro, ele defende mais imigração porque as empresas precisam de mão de obra, e refere varias vezes os restaurantes, a agriculta os tais trabalhos que os Portugueses não querem, não me lembro de o ouvir falar em mão de obra qualificada.. e para quem diz que ele é do PSD acho que é bastante coerente a posição.
Eu acho que o Costa foi o PM do PS mais a direita que já esteve no cargo, e acho que lançou as bases para Portugal abandonar a social democracia e se tornar mais liberal.
E já agora tens o diretor científico do Observatório das Migrações nomeado por Montenegro, e podes ver o que ele diz sobre o tema e percebes o alinhamento da AD que é coerente com uma politica de direita, com o que o PML diz. O homem até chega ao ponto de dizer aos 1:13 min que, deve haver um pacote de habitação direcionado para imigrantes porque os Portugueses podem ficar em casa dos pais. Diz tambem que os portugueses devem prescindir do médico de família para que os imigrantes possam ter.