Actualidade Nacional

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,562
3,644
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Sim. Os cosmopolitas são bué inteligentes. Foram eles que trouxeram o mundo até onde está. Não foram os rurais que decidiram. A academia e os parlamentos não estão nas aldeias. Tu em Lisboa não demoravas a trair o norte nem dois dias.
Mas ele está precisamente a dizer que são os "rurais" que decidem. Aliás, ele nem fez a distinção entre rurais e urbanos, uma vez que existem zonas urbanas que não são cosmopolitas. Austin, Texas, é inequivocamente urbana, mas não é cosmopolita.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,878
7,448
Bragança
A ala do Sanders será a dominante no futuro. Mark my words.

De todo o modo, os democratas de Roosevelt ao Jimmy Carter sempre foram um partido social-liberal. Desde que essa ideologia morreu, deram uma guinada à direita, com candidatos sucessivos que não se distinguiam bem por vezes (Dukakis, Clinton, Gore...). O Obama fez campanha com base nesse social-liberalismo, mas a governação seguiu a do Clinton.

Até à eleição do Trump, o partido democrata era um PSD em termos sociais e uma IL em termos económicos, enquanto os republicanos eram um CDS em toda a linha. Depois disso, os Republicanos abraçaram algo que vai muito além do Chega.
Acredito. Os americanos estão mortinhos por salários mínimos e trabalhar até junho como na UE, só para impostos. Em nome da segurança social.
Não é o que diz a constituição deles... Mas nada é imutável.
Até os comunistas e a Mortágua estão sempre a mencionar a constituição portuguesa, como se ela não tivesse sido revista e alterada 17 vezes até hoje em 50 anos

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,949
48,041
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

De todo o modo, os democratas de Roosevelt ao Jimmy Carter sempre foram um partido social-liberal. Desde que essa ideologia morreu, deram uma guinada à direita, com candidatos sucessivos que não se distinguiam bem por vezes (Dukakis, Clinton, Gore...). O Obama fez campanha com base nesse social-liberalismo, mas a governação seguiu a do Clinton.

Até à eleição do Trump, o partido democrata era um PSD em termos sociais e uma IL em termos económicos, enquanto os republicanos eram um CDS em toda a linha. Depois disso, os Republicanos abraçaram algo que vai muito além do Chega.
Não acredito nisso, esse tempo passou, é preciso não confundir a ala sanders com a ala contra a social democracia e a favor das politicas identitárias.

Os democratas são um partido claramente á direita do PSD, mas isso tambem depende como vez a politica, se para ti ser um partido de esquerda é ser woke se são, se ser de esquerda for defender um SNS e um educação gratuita não são.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,013
13,469
Esmoriz
Depende sobretudo se o candidato em questão é populista o suficiente. É que a Kamala era uma chata californiana com essas ideias (quando apareceu em 2020), mas falhava no populismo e no carisma.

Tenho para mim que o Bernie teria ganhado ao Trump em 2016. O gajo conseguiu convencer uma plateia da Fox News de que saúde pública era boa para o país.
Se calhar até entrava bem no rustie belt, com a sua ideia protecionista laboral, mas lá está, ter que convencer pessoas que saúde pública tendencialmente gratuita é bom para elas, já dá para imaginar as particularidades daquele país. Seria catalogado como lunático de extrema-esquerda e o americano médio tem horror a isso.

• Like
Reações: bluemonday

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,013
13,469
Esmoriz
O pessoal da minha zona. Lá estás tu.
És valente para essas tiradas. Xenófobas, preconceituosas. És um Robles, um Sócrates...alguém que finge ser quem não é.
Jamais dirias a alguém da cova da moura que começa a dealar, roubar, saltar pórticos do metro, por ser pessoal "daquela zona" ...
A malta da zona, do cacem, da amadora, de mem Martins, tapada das Mercês, da margem sul como o @Cheue , estarão sempre fodidos como eu, por ser de uma zona, a minha por bebermos cedo...as outras sabe Deus o que vais discriminar por.
Ainda bem que avisas que a tua vida ainda é curta, ou seja és novo
És tão, eu não queria dizer burro, vou dizer literal, que:

1) não percebes quando as outras pessoas usam uma figura de estilo chamada ironia ou achas que a ironia é uma coisa pouco subtil facilmente identificada

2) sou de uma zona muito próxima de onde tu (dizes que) és e por isso:

2a) posso dizer o que digo, que nunca diria se não fosse de lá, porque posso ter muitos defeitos mas não sou um pedante que acha que o cosmopolitismo é uma coisa óptima, porque não é, muitas vezes é apenas superficial e futil

2b) posso igualmente acrescentar que algumas das pessoas mais interessantes, muito mais modernas do que eu e que me deram muitas lições de vida nasceram e viveram sempre fora das cidades

Infelizmente não é o teu caso.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,878
7,448
Bragança
Mas ele está precisamente a dizer que são os "rurais" que decidem. Aliás, ele nem fez a distinção entre rurais e urbanos, uma vez que existem zonas urbanas que não são cosmopolitas. Austin, Texas, é inequivocamente urbana, mas não é cosmopolita.
São ? a Pensilvânia não é nada Rural ... O rural de estados com 3, 4 ou 5 votos eleitorais é que decidiram ? Rural Utah, Idaho ? Ou rural Florida ? Já estiveste na Florida alguma vez ?

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,562
3,644
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
São ? a Pensilvânia não é nada Rural ... O rural de estados com 3, 4 ou 5 votos eleitorais é que decidiram ? Rural Utah, Idaho ? Ou rural Florida ? Já estiveste na Florida alguma vez ?
Lê, por favor, o que eu escrevi. Ele não falou em zonas rurais, nem eu.

O que eu disse foi que existem zonas urbanas que não são cosmopolitas. O Porto é uma zona urbana que, a meu ver, não é cosmopolita. Pelo menos não ao nível de Lisboa.

Considero que as cidades cosmopolitas têm geralmente uma menor qualidade de vida.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,878
7,448
Bragança
Lê, por favor, o que eu escrevi. Ele não falou em zonas rurais, nem eu.

O que eu disse foi que existem zonas urbanas que não são cosmopolitas. O Porto é uma zona urbana que, a meu ver, não é cosmopolita. Pelo menos não ao nível de Lisboa.

Considero que as cidades cosmopolitas têm geralmente uma menor qualidade de vida.
Eu quando o Porto perde nem leio bem.
Ate desatinei com um dos meus melhores amigos no fórum por nada, o @Manageiro de futból .
E para que se saiba só comecei a beber lá para as seis da tarde ...não foi de manhã.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,013
13,469
Esmoriz
Por exemplo no Texas, Trump ganhou facilmente, mas perdeu em Austin, Dallas, Houston, El Paso e San Antonio, ou seja nas cidades principais.

Mas quem ganha apenas aí, dificilmente ganha umas eleições nacionais, e quando digo dificilmente queria dizer mesmo que seria impossível.

Duvido que o Bernie tivesse hipótese mas posso estar enganado, claro. Só vendo.

• Like

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
79,050
138,225
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Os Republicanos neste moemtno nem consigo catalogar comparativamente, é quase um culto, com alguns buracos e algumas pessoas que o seguem na estrutura relutantemente, mas no geral é um partido capturado.

• Like

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
79,050
138,225
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Portanto preconizas que os USA entraram no Sétimo sistema partidário, ou Seventh Party System, ou seja a ascenção de Trump reformulou fundamentalmente o Partido Republicano e o Partido Democrata também responde e evolui em direcção oposta.

• Like

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,562
3,644
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Portanto preconizas que os USA entraram no Sétimo sistema partidário, ou Seventh Party System, ou seja a ascenção de Trump reformulou fundamentalmente o Partido Republicano e o Partido Democrata também responde e evolui em direcção oposta.
Exatamente. Creio que o Partido Democrata tem três formas de voltar ao poder:

1. Uma presidência do Trump que termine de um modo muito grave (ainda não atingiu esse ponto, mas não tenho dúvidas de que irá piorar)

2. Um candidato carismático e relativamente jovem, à imagem de Obama, Clinton, etc. (que francamente não vejo nas fileiras do partido)

3. Uma viragem populista à esquerda. Um candidato populista dos democratas roubaria votos ao Trump. Muitos votos nele não surgem de grandes questões ideológicas, mas tão só da forma como ele comunica, da suposta ligação que ele diz ter com o povo.

Sempre tive a seguinte teoria: caso o presidente em 2012 fosse republicano, Trump teria tentado ser um candidato democrata, com uma agenda completamente diferente, porém com o mesmo tom, com a mesma forma de comunicar.

Populismo de esquerda, quando bem feito, atrai muito o eleitorado.