Actualidade Nacional

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Barrigana disse:
o sr. presidente é um chico esperto que aviou um discurso para fazer crer aos lorpas que manda no governo.
a ministra já estava demitida quando ele fez o discurso e toda gente nos mentideros políticos, incluindo ele obviamente, já o sabia.
“Desde junho de 2017, aceitei manter-me em funções apenas com o propósito de servir o o País e o Governo”.”Logo a seguir à tragédia de Pedrógão pedi [ao primeiro-ministro], insistentemente, que me libertasse das minhas funções e dei-lhe tempo para encontrar quem me substituísse, razão pela qual não pedi, formal e publicamente, a minha demissão. (…) Pediu-me para me manter em funções, sempre com o argumento que não podemos ir pelo caminho mais fácil, mas sim enfrentar as adversidades, bem como para preparar a reforma do modelo de prevenção e combate a incêndios florestais, conforme viesse a ser proposta pela Comissão Técnica Independente”

by Constança Urbano de Sousa

Ela demitir-se e ele pedir desculpa era uma admissão de culpa. Evitar isso a todo o custo da primeira vez funcionou e conseguiu com sucesso que passados uns meses os lorpas já nem se lembrassem de Pedrogão e das falhas do governo.

À segunda tentativa já as pessoas começaram a ficar chateadas, incluíndo o lorpa do presidente.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,356
16,630
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
slowboy disse:
“Desde junho de 2017, aceitei manter-me em funções apenas com o propósito de servir o o País e o Governo”.”Logo a seguir à tragédia de Pedrógão pedi [ao primeiro-ministro], insistentemente, que me libertasse das minhas funções e dei-lhe tempo para encontrar quem me substituísse, razão pela qual não pedi, formal e publicamente, a minha demissão. (…) Pediu-me para me manter em funções, sempre com o argumento que não podemos ir pelo caminho mais fácil, mas sim enfrentar as adversidades, bem como para preparar a reforma do modelo de prevenção e combate a incêndios florestais, conforme viesse a ser proposta pela Comissão Técnica Independente”

by Constança Urbano de Sousa

Ela demitir-se e ele pedir desculpa era uma admissão de culpa. Evitar isso a todo o custo da primeira vez funcionou e conseguiu com sucesso que passados uns meses os lorpas já nem se lembrassem de Pedrogão e das falhas do governo.

À segunda tentativa já as pessoas começaram a ficar chateadas, incluíndo o lorpa do presidente.
Para além de me meteres numa conversa quando estava a ter outra, devias ler e perceber o que citaste.

Manteve-se no cargo porque, de facto, não era assim tão líquido na altura que seria motivo suficiente para demitir-se.

E é extraordinário vir gente declaradamente de Direita com moralidades sobre demissões de ministros. Depois da pouca vergonha que sempre foram os governos de direita nesse capítulo (Relvas, Portas, etc) e tendo em conta que o único ministro que se demitiu numa situação mais ou menos parecida (que nem era, na minha opinião) era do PS, a moralidade que apregoam soa, como sempre, a hipocrisia e oportunismo, como é típico da nossa estimável Direita.

Na verdade, tudo isto não passa de uma má digestão que já vai em dois anos.

Nota: o Diabo manda dizer que já não vem.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,936
6,454
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
slowboy disse:
"também ele é responsável pelo que correu mal" (aka Marcelo).

Então estás a dizer que o Primeiro Ministro tem responsabilidade no que aconteceu?
Obviamente. Logo a seguir, na cadeia de responsabilidades, vejo o Presidente da República.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,270
47,305
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Vários. Entre o rol de erros apontados no relatório, um deles fala precisamente da falta de percepção da gravidade do incêndio:

"Não houve pré-posicionamento de forças, nem análise da evolução da situação com base na informação meteorológica disponível. A partir do momento em que foi comunicado o alerta do incêndio, não houve a percepção da gravidade potencial do fogo, não se mobilizaram totalmente os meios que estavam disponíveis"

Incêndios deste tipo acontecem todos os anos mas a forma como lidaram com ele é que permitiu que ele atingisse a dimensão que se sabe várias horas depois. Com uma actuação minimamente competente, se calhar hoje nem sequer sabíamos que tinha havido um incêndio em Pedrogão há 4 meses atrás. 

Mas não é por dizer que houve incompetência de quem comandou o ataque ao incêndio que acho que não se deve fazer nada na prevenção dos incêndios, a tal "reforma florestal", e que basta mudar quem está na ANPC, como aparentemente pensas que eu estou a dizer. São coisas distintas.
O que eu penso é que tu naturalmente não respondeste a nenhuma pergunta das que fiz (não é que fosse fácil responder claro), simplesmente atiraste para o ar.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Barrigana disse:
o sr. presidente é um chico esperto que aviou um discurso para fazer crer aos lorpas que manda no governo.
a ministra já estava demitida quando ele fez o discurso e toda gente nos mentideros políticos, incluindo ele obviamente, já o sabia.
Permite-me acrescentar: e fez um discurso também para sacudir as cinzas do capote, mas de uma maneira vil e cobarde, porque no fundo é outro que se está politicamente a aproveitar da situação.

Do Presidente da República não se esperam afectos e poses para a fotografia, esperam-se politicas e iniciativas...

... como a que teve por exemplo Jorge Sampaio um dia:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/mafomedes-a-terra-que-jorge-sampaio-pos-no-mapa-finalmente-ligada-a-sede-do-concelho_n58879

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,177
9,810
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Espanta-me que se discuta esquerdas e direitas, a intriga política do costume, numa situação destas, em que mais de uma centena de portugueses perderam as suas vidas, numa sucessão de tragédias em que o Estado e o Governo não estão isentos de responsabilidade – como apontam os estudos entretanto publicados.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,356
16,630
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
J | [Ka!s3r^]. disse:
Espanta-me que se discuta esquerdas e direitas numa situação destas, em que mais de uma centena de portugueses perderam as suas vidas, numa sucessão de tragédias em que o Estado e o governo não estão isentos de responsabilidade – como apontam os estudos entretanto publicados.
Certo. Como eu já disse págs. atrás neste tópico, isto atravessa vários governos de várias cores, é todo o sistema político que tem responsabilidade.

Simplesmente, alguns insistem sempre em ver a coisa pela direita e obrigam outros a responder.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Queria acrescentar uma coisa: não sei se viram a capa da revista Sábado de hoje que é envergonhar a própria vergonha como foi muito bem denunciado pelos Truques da Imprensa Portuguesa.

(...até nos combates de artes marciais existem regras e uma delas é não bater em alguém que já está prostrado...)

Curiosidades:

A Sábado é do grupo Cofina a quem pertencem os nossos queridos Correio a Manhã e Record!

A Altri, empresa de pasta de papel e do negócio dos eucaliptos, é uma das acionistas do grupo Cofina...

... como diz o outro: "sem mais perguntas Meritíssimo"!

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Barrigana disse:
Para além de me meteres numa conversa quando estava a ter outra, devias ler e perceber o que citaste.

Manteve-se no cargo porque, de facto, não era assim tão líquido na altura que seria motivo suficiente para demitir-se.

E é extraordinário vir gente declaradamente de Direita com moralidades sobre demissões de ministros. Depois da pouca vergonha que sempre foram os governos de direita nesse capítulo (Relvas, Portas, etc) e tendo em conta que o único ministro que se demitiu numa situação mais ou menos parecida (que nem era, na minha opinião) era do PS, a moralidade que apregoam soa, como sempre, a hipocrisia e oportunismo, como é típico da nossa estimável Direita.

Alhos e bogalhos.
Se vamos falar de moralidade política acho que te estás a esquecer do grande mestre José Socrates.

Mas isto nada tem a haver com cores políticas. Tem a haver com incompetência e responsabilização.

Não consigo é perceber como se consegue estar na defensiva em relação ao que se passou nestes 4 meses. É preciso querer mesmo muito para defender a actuação do governo nestes 4 meses e ainda ficar ofendido com as críticas que lhe são dirigido.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,297
5,523
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Barrigana disse:

Ma digestao de mais de 100 mortes num espaco tao curto de tempo? Podes crer que sim.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,720
1,082
sirmister disse:
O que eu penso é que tu naturalmente não respondeste a nenhuma pergunta das que fiz (não é que fosse fácil responder claro), simplesmente atiraste para o ar.
Eu respondi, tu é que não estás (ou não queres) a perceber o meu ponto de vista. Quando digo que este era um incêndio como muitos outros, não falo obviamente dos mais de 20 mil hectares que arderam e das vidas perdidas. Falo do momento em que a protecção civil tomou conta da ocorrência. Foi a incompetência e a neglicência destes que permitiu que o incêndio atingisse estas proporções. E esse é que era o meu ponto de vista.

Se tiveres tempo e paciência, é uma questão de leres o relatório para perceber "qual foi a diferença na actuação para chegar a um desfecho destes".

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,270
47,305
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Eu respondi, tu é que não estás (ou não queres) a perceber o meu ponto de vista. Quando digo que este era um incêndio como muitos outros, não falo obviamente dos mais de 20 mil hectares que arderam e das vidas perdidas. Falo do momento em que a protecção civil tomou conta da ocorrência. Foi a incompetência e a neglicência destes que permitiu que o incêndio atingisse estas proporções. E esse é que era o meu ponto de vista.

Se tiveres tempo e paciência, é uma questão de leres o relatório para perceber "qual foi a diferença na actuação para chegar a um desfecho destes".
Não não respondeste. Que houve incompetência é óbvio, não é isso que está em questão.

Mas já que remetes para o relatorio, o que é que diz o relatorio sobre o SIRESP? que vem desde Março os problemas e que isso tem que ver com os boys que lá foram colocados?

austria87

Bancada central
1 Dezembro 2014
1,543
1
sirmister disse:
Não não respondeste. Que houve incompetência é óbvio, não é isso que está em questão.

Mas já que remetes para o relatorio, o que é que diz o relatorio sobre o SIRESP? que vem desde Março os problemas e que isso tem que ver com os boys que lá foram colocados?
e vai continuar tudo na mesma

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,270
47,305
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
austria87 disse:
e vai continuar tudo na mesma
É o mais provável, é o que tem acontecido sempre, há uma grande indignação com meia dúzia de boys que entraram em Março, os boys caem, como isto ate já ardeu tudo, durante 1 ou 2 anos vai arder menos, e vivemos felizes até a próxima. 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,270
47,305
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Hugo Soares disse:
https://www.facebook.com/antena1/videos/10155550562920659/

Vale a pena ouvir alguém que percebe realmente do que fala.
Ninguem quer saber disso.. o pessoal quer é eucaliptos, e por isso mandam para a praça publica discussões sobre boys na proteção civil e outras manobras do género para que o povo se entretenha por uns meses, no final fica tudo na mesma e não se resolve o que é estrutural...