Actualidade Nacional

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,673
20,537
34
Vila Das Aves
Somos de facto um país único, tanto pelos melhores motivos como pelos péssimos.

Hoje, passadas 48h de uma tragédia imensa, ainda não temos os rostos responsáveis por isto, como também não temos os rostos dos responsáveis por Pedrogão, foram os raios senhor, foram os raios...

Os únicos rostos que conhecemos até agora são os das 64 vitimas de Pedrogão e de algumas de domingo, e porque? Porque ninguém se chega a frente e diz "eu assumo a culpa"!

Gostava muito, que alguém com capacidade para tal, colasse as caras destas duas tragédias nos muros da assembleia da república, na casa da srª ministra, do sr antonio costa, podia ser que assim se lembrassem que o interior do país também existe, mas conhecendo a face "centralona" do nosso primeiro ministro, não admira que esteja tudo abandalhado.

Eu não tenho ligações a nenhuma das áreas afectadas, mas sinto uma revolta enorme ao ver pessoas idosas a morrerem sozinhas em casa queimadas, outros a fugir em direcção a morte certa, outros a tentar salvar toda uma vida de trabalho, e depois ver professores de educação física com funções de chefia na protecção civil, gente com cargos de decisão sem qualquer tipo de qualificações ou escrúpulos.

Tal como deu a entender o "centralão" do nosso primeiro ministro, habituem-se porque vai passar a ser normal morrerem 100 pessoas por ano devido aos incêndios.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,673
20,537
34
Vila Das Aves
Regod disse:

isto diz muito.

Engraçado que a cs nao fala de monção nem do desaparecimento do pinhal de leiria.
Quem tiver tempo para tal, aconselho a ler o relatório sobre o incêndio de Pedrogão.

Fiquei pasmado com o amadorismo de alguns responsáveis, incrível...

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
sirmister disse:
O problema deste ano foi ter acontecido este ano, como podia ter acontecido há 5 ou há 10 ou 15 anos, se é um boy do Costa do Coelho do Socras vai dar igual.

Ninguem gosta de explicar coisas com sorte e o acaso mas no caso da data em que aconteceu a tragédia que se está a ver este ano é isso. Há problemas de organização que não passaram a haver nos últimos 3 anos já vem de há 30 anos, a agricultura não foi destruída e substituída por eucaliptos nos últimos 3 anos etc .

O que este governo não fez foi começar a mudar as coisas tal como os para trás não fizeram, e algum dia tinha que correr mal e foi agora.
É uma coisa que gosto de chamar de "azar tuga".

Ia a 200 na auto-estrada e fui flashado? Que azar!

Ia na mesma auto-estrada a 200 e fui flashado outra vez? Que azar o radar estar 2 vezes no mesmo sítio.

Normalmente é preciso acontecer algo de muito grave para as pessoas acordarem.
Esse momento de abre olhos aconteceu há 4 meses atrás e podia bem ter acontecido noutro governo qualquer... e neste 4 meses que se fez?

A partir de Pedrogão não se pode falar em sorte ou azar.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,660
76,095
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
O costa é o típico chico esperto tuga.

Vai levando o pessoal de treta, desenrasca tudo e todos, vai tendo sorte, tem um amigo que é brutal no trabalho que faz ( centeno ) e toda a gente lhe tece loas.

O problema do chico esperto tuga é quando as coisas correm mal, a sorte acaba, e as pessoas começam a perguntar o porquê de ter falhado e a resposta do chico normalmente é:
" então a sra sai de trás de um carro assim ?! " , " não seja infantil minha sra " , " Epa, enquanto coça os tomates e desloca o palito de um lado para o outro, isto não existem milagres pah, vai acontecer todos os anos, quem quiser que se desamerde! ", ou então amua e diz que a culpa é do camandro e da puta da sorte...

Mas esperem!

Já existe acordo com os enfermeiros!
Porreiro...
Assim podem tratar dos queimados dos incêndios dos últimos dias.

Costuma-se dizer no futebol quando um tipo é mau mas vai disfarçando, até que um dia cai a máscara " Nunca me enganaste Tony! "

Agora eu digo:

Enganaste-me bem oh costa!

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Portugal é Lisboa e o resto é paisagem a arder.

Isto é uma questão de mentalidade que vem de há anos, não se resume à MAI, ao Costa, etc...

Ele hoje é a face visível mas não se esqueçam do que o Eça de Queiroz já dizia há dois séculos...

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,720
1,082
sirmister disse:
O problema deste ano foi ter acontecido este ano, como podia ter acontecido há 5 ou há 10 ou 15 anos, se é um boy do Costa do Coelho do Socras vai dar igual.
Vai ler o relatório (ou os 2 relatórios porque já são 2) e depois fala lá em azar....

Fogos desta dimensão sempre houveram. 500 fogos num dia, como aconteceu neste domingo, também já aconteceu como por exemplo há 6 ano atrás, curiosamente também num dia de Outubro, já depois da época normal de fogos.

Que estes organismos como a ANPC são assaltados por Boys também não é novidade. Mas como tudo na vida há uns mais competentes que outros. E no meio do caos que se assiste todos os verões, a protecção civil tem conseguido sempre ser minimamente competente minimizando as perdas humanas, perda de casas, de animais, de fábricas...

Os relatórios de Pedrogão foram bem claros quanto à competência desta cadeia de comando.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,819
6,681
Vieira_Amares disse:
O costa é o típico chico esperto tuga.

Vai levando o pessoal de treta, desenrasca tudo e todos, vai tendo sorte, tem um amigo que é brutal no trabalho que faz ( centeno ) e toda a gente lhe tece loas.

O problema do chico esperto tuga é quando as coisas correm mal, a sorte acaba, e as pessoas começam a perguntar o porquê de ter falhado e a resposta do chico normalmente é:
" então a sra sai de trás de um carro assim ?! " , " não seja infantil minha sra " , " Epa, enquanto coça os tomates e desloca o palito de um lado para o outro, isto não existem milagres pah, vai acontecer todos os anos, quem quiser que se desamerde! ", ou então amua e diz que a culpa é do camandro e da puta da sorte...

Mas esperem!

Já existe acordo com os enfermeiros!
Porreiro...
Assim podem tratar dos queimados dos incêndios dos últimos dias.

Costuma-se dizer no futebol quando um tipo é mau mas vai disfarçando, até que um dia cai a máscara " Nunca me enganaste Tony! "

Agora eu digo:

Enganaste-me bem oh costa!
Epah GENIAL!
Com escarnio á mistura fizeste a caracterização total da sociedade portuguesa.

Apenas gostava de acrescentar uma coisa: Não é só o Costa é a grande maioria de nós portugueses somos assim como tu e muito bem caracterizaste(ou melhor caricaturaste).

Obviamente que toma proporções ridiculas quando os proprios governantes são assim.
Não me lembro de nenhum primeiro ministro que não fizesse esse tipo de exercicio

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,936
6,454
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Neste momento, a preocupação única da classe política portuguesa deveria ser a de garantir solidariedade e ajuda aos que perderam os seus familiares e amigos, as suas casas, as suas empresas e os seus postos de trabalho.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,297
5,523
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
As palavras de Marcelo tiveram tudo aquilo que Costa e companhia nao foram capazes de dizer. O "habituem-se"','"nao me faca rir"', "tem de ser mais resilientes", "podia ir de ferias" foram de uma frieza inacreditavel

Sent from my WAS-TL10 using Tapatalk

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,862
1,223
Missão nº 1 de qualquer Estado: proteger os seus cidadão. É a sua função mais básica.

Quando um governo de um Estado deixa morrer mais de 100 pessoas em incêndios florestais, não lhe resta outra hipótese de se demitir/ser demitido. Pois não consegue cumprir a sua 1ª e mais básica função.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,270
47,305
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
slowboy disse:
É uma coisa que gosto de chamar de "azar tuga".

Ia a 200 na auto-estrada e fui flashado? Que azar!

Ia na mesma auto-estrada a 200 e fui flashado outra vez? Que azar o radar estar 2 vezes no mesmo sítio.

Normalmente é preciso acontecer algo de muito grave para as pessoas acordarem.
Esse momento de abre olhos aconteceu há 4 meses atrás e podia bem ter acontecido noutro governo qualquer... e neste 4 meses que se fez?

A partir de Pedrogão não se pode falar em sorte ou azar.
Mas eu já passei nessa AE a 200 varias vezes ao longo dos anos e nunca fui flashado... como é que explicas isso? o radar estava lá todos os dias?...

E o meu ponto era esse, não estava a dizer que não havia responsabilidades de ninguém porque isso é óbvio que há, agora a diferença do numero de mortes que ocorram agora em relação ás que houve para trás é fruto do acaso e não porque há uma grande diferença de organização meios de combate ou prevenção.

biancazzurro

Tribuna
14 Março 2017
3,001
0
O problema já não se cinge à terra que arde por todo o país, aos ecossistemas que se destroem, aos muitos milhões que voam a cada ano.

Sempre há um número de vítimas mortais perante tanta quantidade de infernos, mas normalmente residuais, aos quais ninguém dá atenção ou relevo.

Este ano já se ultrapassou a centena, três dígitos, de vítimas mortais.
Uma tragédia.
Para quem teve uma das piores mortes possíveis.
Para quem mesmo ficando vivo, tudo perdeu e jamais voltará a ser o mesmo, para uma enormidade de gente que o sentiu e sentirá na pele.

A qualidade dos responsáveis políticos deste país consegue ser sempre pior à medida que o tempo passa.
O nível de gente que desgoverna este país é em si mesmo uma calamidade.
Esta gente não tem capacidade nem competência para nada.
A não ser mamar.
Nos peitos da cabritinha.
Por isso não surpreende o que não são capazes de fazer e ser.

O fogo é um negócio enorme.
Cheio de pessoas e negociatas execráveis pelo meio.
Tal como em muitas outras coisas, hoje há mais informação e acesso à mesma do que nunca, mas parece que as palas são auto-impostas por razão desconhecida.

Trivialidades, politiquices, poucas perguntas objectivas e menos respostas necessárias e honestas.

Pouca gente séria, responsável e capaz.
A debater, pensar e agir perante tudo isto.

A pouca vergonha dos negócios do fogo vem de há décadas e sempre a aumentar.
Sim.
O tachismo e incompetência na porcaria do governo e de praticamente tudo o que é "público" vem ainda mais de trás.
Sim.
Este país não se governa nem se deixa governar desde sempre.
Também.

Morreram mais de 100 pessoas.
E dá igual.
O "choro" falso que dura o espaço temporal que o decreto dos media ditar, mostra o quanto a humanidade e princípios básicos de uma sociedade desaparecem, cada vez mais vertiginosamente.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,270
47,305
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Vai ler o relatório (ou os 2 relatórios porque já são 2) e depois fala lá em azar....

Fogos desta dimensão sempre houveram. 500 fogos num dia, como aconteceu neste domingo, também já aconteceu como por exemplo há 6 ano atrás, curiosamente também num dia de Outubro, já depois da época normal de fogos.

Que estes organismos como a ANPC são assaltados por Boys também não é novidade. Mas como tudo na vida há uns mais competentes que outros. E no meio do caos que se assiste todos os verões, a protecção civil tem conseguido sempre ser minimamente competente minimizando as perdas humanas, perda de casas, de animais, de fábricas...

Os relatórios de Pedrogão foram bem claros quanto à competência desta cadeia de comando.
Então tu o que dizes é que Socrates que apanhou 2005-2010, e teve 4 desses sem vitimas mortais depois de se vir dos 2 anos anteriores de Barroso com números bastante altos em comparação com todos os numeros apresentados excepto os deste ano, trabalhava como nunca se trabalhou a esse nivel em Portugal e que se deveria reproduzir o
trabalho feito durante esse periodo, quiçá substituir a MAI actual por Socrates.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,720
1,082
sirmister disse:
Então tu o que dizes é que Socrates que apanhou 2005-2010, e teve 4 desses sem vitimas mortais depois de se vir dos 2 anos anteriores de Barroso com números bastante altos em comparação com todos os numeros apresentados excepto os deste ano, trabalhava como nunca se trabalhou a esse nivel em Portugal e que se deveria reproduzir o
trabalho feito durante esse periodo, quiçá substituir a MAI actual por Socrates.
O que eu digo é que o que aconteceu este ano não foi fruto do acaso, da sorte ou do azar. As mortes foram em grande medida consequência da incompetência da protecção civil e das pessoas que lá caíram de paraquedas em Março.

E claro que em outros anos, inclusive os do Sócrates, em que as circunstâncias foram muitas vezes as mesmas deste ano, a ANPC foi bem mais competente.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,270
47,305
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
O que eu digo é que o que aconteceu este ano não foi fruto do acaso, da sorte ou do azar. As mortes foram em grande medida consequência da incompetência da protecção civil e das pessoas que lá caíram de paraquedas em Março.

E claro que em outros anos, inclusive os do Sócrates, em que as circunstâncias foram muitas vezes as mesmas deste ano, a ANPC foi bem mais competente.
Já ouço essa historia desde que me lembro, todos os anos é a mesma conversa, mudam-se os cromos e continua tudo na mesma.. Acho que já era altura de verdadeiramente se discutir e mudar o que é preciso e não varrer para baixo do tapete meia duzia de boys e pensar que está tudo resolvido.

Mas lá está contrate-se o melhor então, ninguém neste milénio tem números como Sócrates que deve ser um génio a esse nivel, afinal de contas e tu deste essa informação em primeira mão, esteve em circunstancias semelhantes ás deste ano e saiu de lá em grande. Socrates até está desempregado e tendo em conta as vidas que salvou até merece que se esqueça meia duzia de trocos que eventualmente desviou.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,720
1,082
sirmister disse:
Já ouço essa historia desde que me lembro, todos os anos é a mesma conversa, mudam-se os cromos e continua tudo na mesma.. Acho que já era altura de verdadeiramente se discutir e mudar o que é preciso e não varrer para baixo do tapete meia duzia de boys e pensar que está tudo resolvido.

Mas lá está contrate-se o melhor então, ninguém neste milénio tem números como Sócrates que deve ser um génio a esse nivel, afinal de contas e tu deste essa informação em primeira mão, esteve em circunstancias semelhantes ás deste ano e saiu de lá em grande. Socrates até está desempregado e tendo em conta as vidas que salvou até merece que se esqueça meia duzia de trocos que eventualmente desviou.
Estás a misturar alhos com bugalhos. E a divagar.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,177
9,810
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Acalenta-me a reprimenda do Presidente ao Governo. O problema estrutural da floresta não pode ser utilizado como pretexto para diluir a responsabilidade pelas recentes catástrofes a porções ínfimas, reduzidas ao ponto da dissolução absoluta. Somos todos culpados ou há muitos culpados, sentenças que espírito lusitano traduz para ninguém é culpado ou somos culpados mas pouco (e os outros ainda são mais!). Os relatórios elaborados apontam falhas graves à resposta dada aos grandes incêndios, o Governo não pode limitar-se a sacudir a água do capote, apontado o longo historial de incapacidade e inércia que marcam a estratégia de gestão e proteção das áreas verdes. O mesmo serve para a Ministra. Não, a sua demissão não resolve grande coisa, se solucionará o que quer que seja, contudo, esse argumento não deve inviabilizar a sua saída/demissão. Impulsos sanguinolentos à parte – há sempre quem se foque em problemas menores –, com maior ou menor responsabilidade, a Ministra ocupa um cargo que a responsabiliza pela segurança dos cidadãos. Até poderia ser completamente injusto, mas, perante a gravidade da situação, a Ministra deve demitir-se em respeito pela população. Jorge Coelho demitiu-se. E bem, pois é necessário compreender que é da mais elementar decência fazê-lo. Parece que esse é um conceito desconhecido nos dias que correm.

As declarações dos governantes foram desastrosas. Houve quem se lembrasse dos seus dramas pessoais, não tive férias!, quando dezenas de portugueses caíam mortos. O primeiro-ministro decidiu palestrar em directo, expondo as suas ideias como se de uma aula se tratasse, o problema é profundo, sistémico, nada pode ser feito no imediato, provavelmente acontecerão novas calamidades do género… protegeu-se a si, defendendo o trabalho que fez enquanto ministro de anteriores governos, insistiu na ladainha condescendente, paternalista e apologética sobre a ministra, não demite, não resolve nada demiti-la, blá blá blá, … exigia-se outro tipo de discurso. Não é admissível vir dizer que pouco pode ser feito e que nos debateremos com novas tragédias como esta. Se assim é, que dê lugar a quem apresente outras propostas. Foi tudo muito infeliz. Ainda houve o da resiliência… Pois, suponho que sim, e o Estado deve proteger os seus cidadãos, não deixá-los morrer queimados.     

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,270
47,305
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Estás a misturar alhos com bugalhos. E a divagar.
Tu é que pegaste em algo que eu não disse para distorcer e divagar...

Mas no final provavelmente o problema vai ser resolvido com base no que tu escreves, populismo mudam-se uns boys, e durante alguns anos vai arder pouco ( já está tudo ardido...) e olhamos para a estatística e chegamos todos a conclusão que se tomaram boas medidas.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,720
1,082
sirmister disse:
Tu é que pegaste em algo que eu não disse para distorcer e divagar...

Mas no final provavelmente o problema vai ser resolvido com base no que tu escreves, populismo mudam-se uns boys, e durante alguns anos vai arder pouco ( já está tudo ardido...) e olhamos para a estatística e chegamos todos a conclusão que se tomaram boas medidas.
O que é que eu disse que tivesse distorcido o que tu disseste?

De qualquer maneira, continuas a misturar alhos com bugalhos. Uma coisa são os incêndios e as suas causas. Outra coisa é o seu combate. Outra coisa ainda é a competência de quem gere o combate e assegura a segurança das pessoas \ casas \ etc.

Como é que tu chegaste à conclusão que por eu dizer que os 100 mortos deste ano se devem à incompetência da ANPC no combate aos fogos, estava a dizer que basta mudar as peças para haver menos fogos, tu lá saberás.

austria87

Bancada central
1 Dezembro 2014
1,543
1
A umas semanas a trás andaram com bombos e gaitas a pedir votos ao povo. Agora abandonam o povo a sua sorte. Pura incompetência.