Este é um tema complexo que traz a nu montes de insuficiencias e expoe ao ridiculo o que somos enquanto povo e país.
Alguns pontos:
. Haja TOMATES para combater de arma em punho os lobbys da madeira e equipamentos/aviação. Investir no combate dá dinheiro a ganhar a muita gente e a prevenção não! Sublinho de arma em punho!
. Haja TOMATES para reestruturar esta devassa de eucaliptos e pinheiros bravos...somos um país ridiculo onde nos estamos cagando completamente que 3% da floresta é publica e 97% é privada. Somos um país ridiculo onde nos estamos cagando com o facto de sermos em proporção o país com mais floresta de eucaliptos do mundo, Eucalipto que não é arvore nossa originalmente.
. Haja coragem de colocar a Protecção Civil e parte da administração interna fora de decisoes partidarias, ou seja parte dela (na cupula) constituida por quadros de alta competencia decididos em unanimidade no parlamento de forma a que nao haja decisoes politicas diferentes de governo para governo com jobs for the boys e negociatas.
. Hoje em dias as sociedades ocidentais esforçam-se MUITO mas MESMO MUITO em destruir tudo o que se assemelhe com identidade dum povo ou sua tradição e com isto tem se conseguido destruir o tecido daquilo que é o nosso sentimento colectivo, em Portugal vive-se um extremo disso e é tambem por isso que na Galiza por muito menos se manifestame revoltam e em Portugal somos uns miseraveis duns mansos.
Só ha uma coisa a dizer, o governo, o estado e TODA a classe politica falhou redondamente. Mas falharam a toda a linha, claro que relatorios mostram isto e aquilo mas morreram 100 pessoas, imensos animais, milhares de hectares destruidos e isto nao tem que preocupar tem que envergonhar todo e qq palhaço e palhaça que sentou o cu no parlamento, autarquia ou presidencia. Haja alguem que tenha a dignidade de nunca mais largar o tema e se queixar dele semanalmente sempre que nao vir progresso.
Por ultimo, vergonhoso, absolutamente vergonhoso é a classificação das intervenções:
. Da Ministra da aministração interna a dizer "se sair do governo, olhe, vou ter as ferias que ainda nao tive", mostra como está sem norte, de cabeça perdida e como nao teve, nao tem e nao vai ter categoria para este lugar. Arranjem as desculpas que quiserem, quais sao os resultados? Qual é a imagem do que ela tutela? Ela leu o relatorio? Viu o que dizem sobre o que ela tutela?
. Do Secretario de estado da administração interna a dizer "as comunidades têm que ser mais resilientes", o que ´q eu isto quer dizer? Nao sei! Mas que é mais falta de norte e cabeça perdida é, será que ele tem familia e propriedade no campo? Será que vai arder? Nessa altura ele que dê o exemplo e nao chame os bombeiros, ele que vá lá de ancinho na mão combater.
. Do Primeiro Ministro que deu um show de indeferença. Eu entendo que a pressão sobre ele é insustentável e que sáo dias em que a cada palavra o querem armadilhar, mas ele antes de ser líder do governo é líder do povo e NAO PODE falar com o povo daquela forma. Disse "que nao ha varinha magica e que vai haver mais disto" (presumo que o disto seja mais centenas de mortos) e às 20:00 fez uma declaração burcocratica, maquinada sem o minimo de ponte ou imagem de lider dum povo foi só lider de governo...mas tambem aí foi uma boa merda porque desde Pedrogao estev-se cagando à espera do relatorio, a preocupação foi manter a ministra e fazer zero ate vir o relatorio.
Ele que agora meta as autarquicas e as negociatas com BE/PCP num sitio que Eu ca sei pq se nao sabe alguem que lhe diga que é mais importante e relevante preocupar-se em que esta pouca vergonha nao aconteça...
. Dos deputados do PSD que mostram à saciedade a canalhice que vai naquele partido. Profunda canalhice.
A imagem de abutres profissionais que se movem pelos seus bolsos e pelos futuros negocios e dividendos que querem fazer e partilhar. O País que se f*da.
Sinceramente alguem acredita nesta classe politica? Nesta democracia? Alguem acredita nestes lideres? Nao temos para onde nos virar.
Eu nao tenho sido um critico de Costa, Eu so queria NUNCA mais ver Passos Coelho e acolhi bem que ele viesse.
E nao mudei...quero que Passos Coelho coloque o liberalismo e o seu "estado magro com menos direitos laborais e menos prestações sociais" nas sua vida privada e se mantenha aí, quem sabe o PSD volta a ser social-democrata.
Tenho gostado de Costa na maioria das coisas, mas quando teve que gerir os fogos e Tancos...deu uma imagem miseravel. Ha CRIME nos fogos e ha CRIME em Tancos e ele deve fidelidade ao povo e ao país e ao nao aos seu correlegionarios. Que o mostre.
Esta gestão dele dos incendios tem dado asco!
Digo isto com toda a sinceridade...o povo devia manifestar-se em bloco para exigir indemnizações imediatas às familias e exigir mudança imediata de paradigma da floresta, prevenção e combate e investigação e combate ao crime nas florestas. Arranjem meios, varram a floresta 24x7 via satelite, via drones, via whatever...investiguem e invistam, se serve para salvar bancos tambem serve para salvar o país.
Nota: Ja terá prescrito mas seria muito interessante analisar toda a nossa venda da agricultura à Europa na altura de Cavaco Silva e como um ministro de Cavaco andou a privatizar tudo e mais alguma merda da nossa floresta ate hoje termos 3% publico...supresa das surpresas, esse ministro foi para uma empresa da celulose quando saiu do governo. Quem diria...em Portugal não...