Estas milícias populares formam-se porque a polícia, talvez por falta de efectivos, não está a cumprir a sua função de manter a segurança nas ruas.Essas patrulhas são coisas tipicas de tempos passados (felizmente) mas entende-se de onde possa vir a frustração das pessoas. O que não se entende é que sejam dirigidas a uma etnia no seu todo independentemente dos alvos da fúria serem criminosos ou não. E depois há a questão dos que vêm de fora (que não são vítimas de coisa nenhuma) e das convocatórias online para "caçar" magebinos. Como que podes dizer que isso não é um comportamento de extrema direita??
Depois tb acho que podendo haver mais criminalidade ela é muito exponenciada nas redes sociais. Já te disse que youtubes são pessimas fontes de dados estatísticos
Pá não me lembro de nada parecido com isto com esta dimensão nos anos 80 e 90 em relação aos traficantes, mas fds justiça popular é das coisas mais extremistas, mais animalescas que se pode defender.
As suas acções de vivgilância são dirigidas contra uma etnia porque sabem que são os dessa etnia (alguns, não a maioria) que cometem os delitos. Nos vídeos tu vês espanhóis a queixarem-se de terem sido roubados, mas também vês paquistaneses e magrebinos a queixarem-se do mesmo.
Os youtubers entrevistam as pessoas do bairro, que não são youtubers, são moradores que vivem há décadas no mesmo local e que antes não tinham problemas de segurança e agora têm. Eu acredito mais na palavra dum morador do que numa estatística, até porque muitos destes pequenos crimes nem sequer são denunciados à polícia, e portanto não entram nas estatísticas.