É muito mais simples do que isso, man.Tu tás focado nas mortes que efectivamente existiram
Eu poderia falar te no Massacre de Hebron em 1929 ou nos motins de Jaffa em 1936.
Porque massacres e cenas houve dos 2 lados.
Eu foco me em decisões políticas que desencadearam o degradar da relação entre os 2 lados.
A saber:
- A traição britânica a Faisal I em 1919 com o acordo Sykes Picot
- A nomeação de Al Husayni pelo Imperio Britânico foi um dos pontos fulcrais do conflito.
- A rejeição árabe à Resolução 181 e consequentemente a guerra de 1948 foi outro ponto fulcral.
- O falhanço de Oslo
Estes são os 4 pontos sequências para isto hoje estar como está.
Agora se queres discutir whataboutism " olha e o massacre ali das milícias judaicas?"
Olha e o massacre judeu em Hebron?"
Pessoas que morreram em massacres e disputas são factuais mas contribuíram de forma quase nula para a situação.
Até me admira teres te esquecido da.pior de todas...o ataque a bomba da.milicia israelita ao Hotel King David...
Ah espera não foi a árabes!
Não conta já sei
No 7 de outubro estive do lado dos israelitas. Depois disso só uma das facções está a ser aniquilada.
Os próprios familiares dos reféns dizem que do lado do Bibi os reféns estão a ser usados como desculpa para uma limpeza étnica.
Uma limpeza étnica em 2025 e que já começou há dois anos perante os olhos do mundo que olha para o lado e assobia o "let it be", quando israel nem simples ajuda humanitária deixa passar. Água nunca se recusa a ninguém, sempre ouvi dizer.
No meio disto estar a falar de acontecimentos de 199 e carqueja quando nenhum dos envolvidos era vivo sequer e nós muito menos, serve para justificar absolutamente nada.