Actualidade Internacional

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,427
6,956
É muito mais simples do que isso, man.

No 7 de outubro estive do lado dos israelitas. Depois disso só uma das facções está a ser aniquilada.
Os próprios familiares dos reféns dizem que do lado do Bibi os reféns estão a ser usados como desculpa para uma limpeza étnica.
Uma limpeza étnica em 2025 e que já começou há dois anos perante os olhos do mundo que olha para o lado e assobia o "let it be", quando israel nem simples ajuda humanitária deixa passar. Água nunca se recusa a ninguém, sempre ouvi dizer.
No meio disto estar a falar de acontecimentos de 199 e carqueja quando nenhum dos envolvidos era vivo sequer e nós muito menos, serve para justificar absolutamente nada.
A questão é que nada neste caso é simples!
Nunca foi!
Se fosse simples não andávamos nisto a 80 anos.
Este conflito não começou a 7 Outubro de 2023 mas sim em 1948( com raízes em 1920)
A diferença é que hoje as balanças estão desiquilibradas e na altura não estavam.
E a malta tem sempre simpatia pelos calimeros.

Virem para praça pública falar de um conflito de 80 anos como se tivesse começado à 2 é qualquer coisa de inerravel.

Quanto mais nos afastarmos das verdadeiras causas do conflito, mais longe está ele de se resolver

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,738
14,388
Esmoriz
A questão é que nada neste caso é simples!
Nunca foi!
Se fosse simples não andávamos nisto a 80 anos.
Este conflito não começou a 7 Outubro de 2023 mas sim em 1948( com raízes em 1920)
A diferença é que hoje as balanças estão desiquilibradas e na altura não estavam.
E a malta tem sempre simpatia pelos calimeros.

Virem para praça pública falar de um conflito de 80 anos como se tivesse começado à 2 é qualquer coisa de inerravel
Inenarrável é tentar justificar uma limpeza étnica.

• Like
Reações: RR11 e MiguelDeco

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,427
6,956
Inenarrável é tentar justificar uma limpeza étnica.
Eu acho que não é por aí até porque se vamos por aí nada disto nunca se vai resolver.
Além de que haverá tribunais para julgar ambos os lados.
Mas se for por aí, os árabes devem perceber a motivação.
Afinal tentaram faze lo em 1948 e 1973

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,738
14,388
Esmoriz
Eu acho que não é por aí até porque se vamos por aí nada disto nunca se vai resolver.
Além de que haverá tribunais para julgar ambos os lados.
Mas se for por aí, os árabes devem perceber a motivação.
Afinal tentaram faze lo em 1948 e 1973
Então mas é para ir ou é para não ir por aí?
Primeiro dizes que a história não deve servir de justificação para o que se passa.
Depois justificas o que se passa com a história.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,427
6,956
Então mas é para ir ou é para não ir por aí?
Primeiro dizes que a história não deve servir de justificação para o que se passa.
Depois justificas o que se passa com a história.
Tu estás a tomar as dores dos árabes porque eles tb falam nisso.
Eu estou a dizer se isso é como eles dizem, eles devem perceber porque já o tentaram fazer.

Não é o que eu acho.Acho que é guerra como.foi em 1948 e 1973.
Mas se eles acham que é limpeza étnica agora, tb foi em 1948 e 1973.

Eu n disse que a História não justifica o que se passa hoje.Disse é que a História não existe só a partir de 7 de Outubro 2023.
Há 80 anos de conflito e 105 de História atrás

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,427
6,956
Não classificaria a tentativa falhada de recuperar territórios ocupados como limpeza étnica, mas tudo bem.
Territórios que perante a 181 Resolução já não eram árabes, faziam parte do estado Israelita.
Tanto que os territórios conquistados nessa guerra pelos israelitas nunca foram devolvidos porque legalmente não eram árabes porque os árabes não assinaram a 181 ( que daria legalmente o direito a estado árabe).
Por isso digo as causas as verdadeiras causas foram decisões políticas e as mortes foram consequências.
Para mal dos árabes, tomar todas as decisões políticas erradas
É a minha convicção ( apenas minha) que se os árabes assinam a resolução 181 nunca teria havido guerra.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,738
14,388
Esmoriz
Territórios que perante a 181 Resolução já não eram árabes, faziam parte do estado Israelita.
Tanto que os territórios conquistados nessa guerra pelos israelitas nunca foram devolvidos porque legalmente não eram árabes porque os árabes não assinaram a 181 ( que daria legalmente o direito a estado árabe).
Por isso digo as causas as verdadeiras causas foram decisões políticas e as mortes foram consequências.
Para mal dos árabes, tomar todas as decisões políticas erradas
É a minha convicção ( apenas minha) que se os árabes assinam a resolução 181 nunca teria havido guerra.
Como é que nunca haveria guerra se a retórica sionista é que é impossível haver paz com os arábes e que a única solução é a aniquilação total?

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,340
5,445
Manipular a História é usar Nethanyau que como disseste tem estado intermitente no poder( embora muito mais acirrado nesta última legislatura) esquecendo que desde os anos 20, os árabes têm um postura idêntica.
O problema da escalada da violência é esse, é que agora são os 2 lados que acham que o outro não pode existir
Vou contar-te a história do conflito israelo-palestiniano em versão infantil para ver se tu entendes.
Era uma vez uma moradia de dois pisos chamada Casa Palestina, onde conviviam cristão, judeus e muçulmanos. A dada altura os judeus ocuparam todo rés-do-chão e decretaram que o o R/C passava a ser propriedade exclusiva dos judeus. Os outros protestaram, compreensivelmente, e acabaram por levar uma sacholada na tola, e a depois disso e os judeus ocuparam também algumas das divisões do andar de cima. Os muçulmanos acabaram confinados a um quarto e uma casa de banho. Hoje os judeus acham que mesmo uma quarto e uma casa de banho é excessivo para os muçulmanos e pretendem ficar com a casa toda só para eles e mandar os palestinos moram para debaixo duma ponte. Fim da história.

• Like
Reações: Vlk

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,427
6,956
Vou contar-te a história do conflito israelo-palestiniano em versão infantil para ver se tu entendes.
Era uma vez uma moradia de dois pisos chamada Casa Palestina, onde conviviam cristão, judeus e muçulmanos. A dada altura os judeus ocuparam todo rés-do-chão e decretaram que o o R/C passava a ser propriedade exclusiva dos judeus. Os outros protestaram, compreensivelmente, e acabaram por levar uma sacholada na tola, e a depois disso e os judeus ocuparam também algumas das divisões do andar de cima. Os muçulmanos acabaram confinados a um quarto e uma casa de banho. Hoje os judeus acham que mesmo uma quarto e uma casa de banho é excessivo para os muçulmanos e pretendem ficar com a casa toda só para eles e mandar os palestinos moram para debaixo duma ponte. Fim da história.
Esqueceste do mais importante.
O proprietário da moradia.
Otomanos até 1918 e a partir daí o Império Inglês.
E que moravam lá todos de aluguer.
Faz toda a diferença para a metáfora estar aproximada da realidade

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,427
6,956
Como é que nunca haveria guerra se a retórica sionista é que é impossível haver paz com os arábes e que a única solução é a aniquilação total?
Essa retórica nem sempre existiu do lado israelita.
Em 1948 essa retórica não era politicamente relevante em Israel.
Em 1948 uma das condições para o estabelecimento do Estado Judaico era aceitar a criação de um Estado Arabe e vice versa.
Ou seja a solução de 2 Estados.
Essa retórica emergiu mais a sério em Israel nos meados dos anos 90 depois do assassinato de Yhtzak Rabin às mãos de um ortodoxo judeu.

Convém lembrar que essa retórica de aniquilação total e impossível paz foi sempre a retórica árabe desde os anos 20.
Aliás por isso não assinaram a solução de 2 estados

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,583
2,704
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
1918, 1929, 1948, pó caralho essa merda toda. Estamos em 2025 e temos um genocídio em curso, com a conivência das instituições democráticas europeias, metam o contexto histórico onde o sol não brilha.

• Like
Reações: Dagerman

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,081
7,370
46
Lisboa
Tu tás focado nas mortes que efectivamente existiram
Eu poderia falar te no Massacre de Hebron em 1929 ou nos motins de Jaffa em 1936.

Porque massacres e cenas houve dos 2 lados.

Eu foco me em decisões políticas que desencadearam o degradar da relação entre os 2 lados.
A saber:
- A traição britânica a Faisal I em 1919 com o acordo Sykes Picot
- A nomeação de Al Husayni pelo Imperio Britânico foi um dos pontos fulcrais do conflito.
- A rejeição árabe à Resolução 181 e consequentemente a guerra de 1948 foi outro ponto fulcral.
- O falhanço de Oslo
Estes são os 4 pontos sequências para isto hoje estar como está.

Agora se queres discutir whataboutism " olha e o massacre ali das milícias judaicas?"
Olha e o massacre judeu em Hebron?"

Pessoas que morreram em massacres e disputas são factuais mas contribuíram de forma quase nula para a situação.

Até me admira teres te esquecido da.pior de todas...o ataque a bomba da.milicia israelita ao Hotel King David...
Ah espera não foi a árabes!
Não conta já sei
Nada disso, não estava a tentar listar nada. Só apontei tretas que tinhas escrito, como dizer que a Nakba não existiu (obviamente os sites que consultaste à pressa não te diziam que Deir Yassin e Al-Dawayima, que admitiste que existiram, foram na Nakba), ou fingires que não foi um Judeu que matou o Isaac Rabin e que isso não teve nada a ver com o fim do Processo de Paz.

Misturas uma data de informação da treta com factos. Sê honesto pelo menos, não listes só os factos da propaganda Israelita, lista também do outro lado.

Última edição:

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,081
7,370
46
Lisboa
1918, 1929, 1948, pó caralho essa merda toda. Estamos em 2025 e temos um genocídio em curso, com a conivência das instituições democráticas europeias, metam o contexto histórico onde o sol não brilha.
Esquece. Mesmo que não fosse irrelevante, tudo o que leste nas últimas páginas sobre esse período é informação altamente filtrada e adulterada.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,081
7,370
46
Lisboa
Isto já serve para alguns abrirem os olhos? Pelo menos os mais moderados?

@Edgar Siska @Vieira_Amares não vos tenho ouvido sobre este assunto. Não é uma crítica, queira mesmo perceber como se posicionam neste exato momento.

E mesmo os menos moderados.
@wolfheart

PS: a única coisa que não consegui confirmar foi a tradução. Se não for verdadeira venho mais tarde retirar o post. Embora já haja várias notícias deste género com outros comentários comprovadamente verdadeiros.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,321
31,120
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Isto já serve para alguns abrirem os olhos? Pelo menos os mais moderados?

@Edgar Siska @Vieira_Amares não vos tenho ouvido sobre este assunto. Não é uma crítica, queira mesmo perceber como se posicionam neste exato momento.
Sinceramente não é preciso esta gente verbalizar o que quer que seja. Basta analisar as ações. Existiu uma ação terrorista condenada por todos e agora temos milhares de ações diárias e a unanimidade da defesa dos direitos humanos desapareceu. Porque para muita gente estas crianças não são efetivamente seres humanos..

• Like
Reações: Vlk

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,081
7,370
46
Lisboa
Sinceramente não é preciso esta gente verbalizar o que quer que seja. Basta analisar as ações. Existiu uma ação terrorista condenada por todos e agora temos milhares de ações diárias e a unanimidade da defesa dos direitos humanos desapareceu. Porque para muita gente estas crianças não são efetivamente seres humanos..
É só porque é "in your face" demais para se ignorar.