Actualidade Internacional

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
868
645
Mas não tem sido essa a bitola que a Europa tem usado..depois claro que não tem, enquanto continente, a sua classe politica, etc, puto de moral nenhuma para tomar determinadas posições noutros conflitos, cujas baixas civis, face à escala/poderio dos seus intervenientes, dimensão do terreno, população, etc, são muito muito muito inferiores.

A ausência de qualquer reação conjunta da UE face ao autentico genocídio que se está a passar em Gaza ficará na historia e para as futuras gerações como das maiores vergonhas de sempre.
Entendo o que dizes mas vou recentrar o tópico no objecto que estava a falar e começaria por esta questão:

Deve-se ou não proibir um cantor, atleta etc, de participar numa competição cultural, desportiva, etc se considerarmos que o país de onde ele é proveniente está a fazer coisas más no mundo?

A minha resposta à questão acima colocada é esta: Não. Talvez possa ainda não ter tido a imaginação suficiente para conceber um hipotético caso em que considere que a censura ou a exclusão de uma pessoa por ter uma determinada nacionalidade dê uma boa imagem a quem aplica essa censura ou segregação. Mas acho mais acertado deixar um norte-coreano ganhar uma medalha de ouro e elogiar o querido líder (e levar uma assobiadela monumental por isso) do que se barrar o norte-coreano de participar. E quem diz a Coreia do Norte podes substituir o raciocínio por outra ditadura de direita... dá igual.

E se esta não era a bitola antes acho excelente que passe a ser. Mesmo que venha alguém falar do passado com whataboutismos e a dizer que houve duplo critério. Nunca é tarde para mudar para melhor.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,499
14,904
Entendo o que dizes mas vou recentrar o tópico no objecto que estava a falar e começaria por esta questão:

Deve-se ou não proibir um cantor, atleta etc, de participar numa competição cultural, desportiva, etc se considerarmos que o país de onde ele é proveniente está a fazer coisas más no mundo?
Nunca. Por mim nunca se tinha entrado nesta nova vaga de sanção pop star do sec. XXI.

Nem banir/proibir cantores/músicos, nem atletas/equipas/seleções seja de que desporto for, etc.

Ate porque, como eu já escrevi há muito tempo, depois, lá está, nem é whataboutismo, é fazer comparações completamente legitimas tendo em conta que as pessoas não nasceram há meia dúzia de meses e já têm algum tempo de vida..se tivesse virado moda, por exemplo, banir/proibir atletas de participarem em provas desportivas no passado, hoje em dia a maior potencia mundial Olímpica seria provavelmente a China ou o Canada, ou algo do género.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,845
48,995
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

A minha resposta à questão acima colocada é esta: Não. Talvez possa ainda não ter tido a imaginação suficiente para conceber um hipotético caso em que considere que a censura ou a exclusão de uma pessoa por ter uma determinada nacionalidade dê uma boa imagem a quem aplica essa censura ou segregação. Mas acho mais acertado deixar um norte-coreano ganhar uma medalha de ouro e elogiar o querido líder (e levar uma assobiadela monumental por isso) do que se barrar o norte-coreano de participar. E quem diz a Coreia do Norte podes substituir o raciocínio por outra ditadura de direita... dá igual.

E se esta não era a bitola antes acho excelente que passe a ser. Mesmo que venha alguém falar do passado com whataboutismos e a dizer que houve duplo critério. Nunca é tarde para mudar para melhor.
A votação do publico dá uma resposta cabal a isso.