O humanismo liberal está na base da tolerância religiosa e de costumes que caracteriza as sociedades ocidentais. É graças a uma evolução com bases no iluminismo que hoje uma multidão de muçulmanos pode manifestar-se nas ruas de Londres ou rezar nas ruas de Lisboa sem correrem risco de vida, ou que dois homens podem beijar-se na rua sem serem apedrejados. Achas que o mesmo era possível numa capital árabe?
Quando tu assumes que o humanismo não é compatível com uma determinada religião e que por isso o estado pode agir de forma diferente sobre indivíduos de diferentes religiões estás a negar exatamente os princípios do humanismo que acabaste de escrever. E a partir daí tudo se resume a uma guerra civilizacional, religiosa, whaterever... em que de ambos os lados está a mesma ideologia. Vocês querem aqui para eles o mesmo que muitos deles querem lá para nós, e tornam-se iguais àquilo que criticam.
Em relação à liberdade de expressão, desde a covidmania tornou-se muito claro quem é a favor dos direitos e liberdades individuais e contra censurar as opiniões contrárias. Ainda há meses tiveste na Roménia uma eleição presidencial abortada quando o eleitorado escolheu um candidato de direita, e hoje começa a discutir-se na Alemanha a proibição dum partido no qual votaram 25% dos alemães. Anda lá, diz-me o que é para ti a liberdade de expressão, para eu me rir também.
Não ficou claro merda nenhuma. Isso é conversa para boi dormir. A liberdade de expressão, ou falta dela, não é de certeza uma rede social privada proibir alguém de escrever nela. Se eu criei a minha rede social e privilegio a verdade científica porque carga de água é que vou deixar que ignorantes a usem para disseminar parvoíce e mentiras. É o mesmo do que eu chegar a um jornal, dizer que quero que publiquem um artigo qualquer que eu escrevi e depois dizer que não há liberdade de expressão porque não me deixaram publicá-lo.
Onde ela realmente interessa, na comunicação social e no direito à manifestação, os casos mais gritantes de ataques à liberdade de expressão na Europa são exatamente na Hungria e com o anterior governo Polaco. Querias que fizessem o quê na Roménia? Ignorar as leis ou alterá-las?
Se quiseres falar de liberdade de expressão a sério falamos numa conversa só sobre isso, porque é muito mais complexa do que esta palhaçada que se passa hoje em dia em que quem mais grita é quem mais quer calar o lado contrário. E não te preocupes porque com 16/17 anos achei que era anarquista e sei bem o que é defender a liberdade de expressão absoluta (aquilo que nenhum de nós aqui faz).
Quanto ao trabalhar para o poder económico, não existe qualquer diferença susbtancial entre o PS e o PSD. Ambos são europeístas e neoliberais, ambos são a favor de se privatizar quase tudo o que mexe, ambos defendem que a Europa se endivide ainda mais para se rearmar contra uma ameaça fantasma, e em política externa ambos são papagaios do US state department. E taxar os ricos não passa de cosmética.
Não estavas a falar do PS.
Claro, o Bernie Sanders é que está ao serviço do poder económico e o musk e o trump é que estão do lado do povo. É esta enormidade que estás a dizer que é cómica. Bastante.