Actualidade Internacional

31 Julho 2024
3,216
5,215
O Papa Francisco era muito bom homem, sem dúvida, mas tudo continua na mesma na Igreja Católica. Mais de 50% da multidão católica que vive espalhada pelo mundo continua sem direitos nem representatividade.
As mulheres e as pessoas LGBT+qualquer-coisa não podem ser nada na hierarquia da igreja nem têm direitos como os homens heterossexuais. A igreja católica é uma religião onde só os homens heterossexuais contam. As outras pessoas só servem para fazer número.
Com este novo Papa americano é capaz de ficar tudo como já estava.
Dizer isso da religião mais tolerante atualmente em todo o mundo, é surreal.

Os lgbt+ não têm que ser algo na hierarquia da igreja. Têm que ser respeitados pela sociedade e pela igreja, e ter os mesmos direitos civis que toda a gente tem.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,203
7,593
Bragança
O Papa Francisco era muito bom homem, sem dúvida, mas tudo continua na mesma na Igreja Católica. Mais de 50% da multidão católica que vive espalhada pelo mundo continua sem direitos nem representatividade.
As mulheres e as pessoas LGBT+qualquer-coisa não podem ser nada na hierarquia da igreja nem têm direitos como os homens heterossexuais. A igreja católica é uma religião onde só os homens heterossexuais contam. As outras pessoas só servem para fazer número.
Com este novo Papa americano é capaz de ficar tudo como já estava.
Tu estás a falar só de direitos canónicos ou na hierarquia da igreja. Não é muito mau. Quantas pessoas representa isso na população ? Quanta população são sacerdotes católicos numa sociedade ? 0,0001 ??? Porque de resto a mulher católica pode fazer tudo
E que tal falares de culturas e sociedades, com centenas de milhões em que a mulher nem na hierarquia da sua igreja...nem em nenhum setor ? Que não podem trabalhar, ou só em funções domesticas ? Quantos milhões de mulheres só podem aprender a ler e escrever e voltar a casa para casar cedo com quem os pais decidirem que casam?
Quantas não podem tirar a carta de condução ?
Ir a uma simples cabeleireira, mostrar a cara ?
Não há religiões de verdadeira igualdade.
Mas deixar 15 ou 20 por cento da população mundial fora dessas preocupações e fixarmo-nos nas funções que 0,0001, não podem exercer... Não podem ser sacerdotes ok. Mas podem fazer tudo que quiserem das suas vidas. E os tais 15, 20 por cento que falei ? Que são centenas de milhões de mulheres ?

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
816
1,480
Dizer isso da religião mais tolerante atualmente em todo o mundo, é surreal.

Os lgbt+ não têm que ser algo na hierarquia da igreja. Têm que ser respeitados pela sociedade e pela igreja, e ter os mesmos direitos civis que toda a gente tem.
O protestantismo é mais tolerante e o budismo também. E a "tolerância" que exclui, como a católica, na prática é desumana: - podes ser o que és, ok, não vou perseguir-te nem matar-te como quando tinha garras e dentes no tempo da Inquisição, mas nem penses em fazer parte do meu mundo e ter nele os mesmos direitos que eu, era só o que faltava - é mais ou menos esta a mensagem implícita e velada da doutrina e da hierarquia da igreja católica.

Não têm que ser mas têm que ter o direito de poder ser. E as mulheres o mesmo. A Igreja Católica, expert em exclusões várias, deixa muito a desejar.

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
816
1,480
Tu estás a falar só de direitos canónicos ou na hierarquia da igreja. Não é muito mau. Quantas pessoas representa isso na população ? Quanta população são sacerdotes católicos numa sociedade ? 0,0001 ??? Porque de resto a mulher católica pode fazer tudo
E que tal falares de culturas e sociedades, com centenas de milhões em que a mulher nem na hierarquia da sua igreja...nem em nenhum setor ? Que não podem trabalhar, ou só em funções domesticas ? Quantos milhões de mulheres só podem aprender a ler e escrever e voltar a casa para casar cedo com quem os pais decidirem que casam?
Mas deixar 15 ou 20 por cento da população mundial fora dessas preocupações e fixarmo-nos nas funções que 0,0001, não podem exercer... Não podem ser sacerdotes ok. Mas podem fazer tudo que quiserem das suas vidas. E os tais 15, 20 por cento que falei ? Que são centenas de milhões de mulheres ?
Justifica-se o que está mal com o que está ainda pior ou muito pior.
A Igreja Católica só tinha era que seguir o que acontece na sociedade ocidental (e não só) actual: direitos e deveres iguais para todos independentemente do sexo ou género, orientação sexual ou de género, cor, posição social, etc..
A hierarquia da Igreja Católica rege-se por preceitos quase da Idade Média.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,996
4,079
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O protestantismo é mais tolerante e o budismo também. E a "tolerância" que exclui, como a católica, na prática é desumana: - podes ser o que és, ok, não vou perseguir-te nem matar-te como quando tinha garras e dentes no tempo da Inquisição, mas nem penses em fazer parte do meu mundo e ter nele os mesmos direitos que eu, era só o que faltava - é mais ou menos esta a mensagem implícita e velada da doutrina e da hierarquia da igreja católica.

Não têm que ser mas têm que ter o direito de poder ser. E as mulheres o mesmo. A Igreja Católica, expert em exclusões várias, deixa muito a desejar.
"Protestantismo é mais tolerante" - oi? Depois do que se tem visto nos EUA, esse é talvez o take mais desproporcional que se tem visto. Já não estamos no tempo do Martinho Lutero.

O Budismo? Não sei se és propriamente versado na matéria...

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,996
4,079
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Justifica-se o que está mal com o que está ainda pior ou muito pior.
A Igreja Católica só tinha era que seguir o que acontece na sociedade ocidental (e não só) actual: direitos e deveres iguais para todos independentemente do sexo ou género, orientação sexual ou de género, cor, posição social, etc..
A hierarquia da Igreja Católica rege-se por preceitos quase da Idade Média.
Ou seja, queres que caguem na Bíblia?

Não obrigues os outros a fazer aquilo que tu aches correto. A Igreja Católica hoje em dia já não obriga ninguém a fazer aquilo que defende. O que eu vejo é muita gente a querer impor à Igreja Católica coisas que vão contra princípios basilares não só da Igreja Católica, mas de todo o Cristianismo...

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,937
7,244
46
Lisboa
Eu quando tenho o Pepê em campo tb dou graças por não estar lá o André Franco.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,265
17,228
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Opiinião pertinente da conta Occupy Democrats no facebook:
BREAKING: MAGA world melts down as the Catholic Church elects American Cardinal Robert Francis Prevost to become Pope Leo XIV — a man who has slammed Donald Trump and J.D. Vance in the past.
Republicans wanted a far-right pope and instead they got a continuation of Pope Francis' legacy...
In February, then-Cardinal Prevost shared a piece on X entitled "JD Vance is wrong: Jesus doesn't ask us to rank our love for others" in which the author pushed back on Vance's claim that Christians should love their family first, then their neighbor, then their community, then their fellow citizens, then the rest of the world.
Vance was attempting to twist Catholic theology to defend his virulent anti-migrant views by suggesting that Christians don't have to prioritize care for anyone beyond their immediate familial circle.
The then-Cardinal also retweeted a message slamming Trump and El Salvadoran Dictator Nayib Bukele for the "illicit" deportation of innocent Maryland father Kilmar Abrego Garcia and the "suffering" caused by MAGA deportation policy.
On top of that, he shared an article from the conservative American Cardinal Timothy Dalton entitled "Why Donald Trump’s anti-immigrant rhetoric is so problematic" which condemned the "nativism" espoused by the MAGA movement. The piece also stated that Christians should see "the immigrant as a gift to our nation" and "welcome the stranger."
Pope Leo XIV is expected to carry on his predecessor's legacy of advocating for action on climate action, upholding social justice, and caring for the global poor. In other words, he will stand for everything that MAGA opposes.
Trump himself has already reacted to the announcement with a pro forma congratulations message on Truth Social that was likely written by a staffer.
"Congratulations to Cardinal Robert Francis Prevost, who was just named Pope. It is such an honor to realize that he is the first American Pope," wrote Trump's account. "What excitement, and what a Great Honor for our Country. I look forward to meeting Pope Leo XIV. It will be a very meaningful moment!"
Once Trump gets a better sense of Pope Leo XIV's beliefs — namely that Christians are called to love and care for all of the people of the world, not just white conservatives — the president will likely be singing a very different tune. If and when that attack comes, we will proudly stand with Pope Leo's love and kindness against Trump's hatred and cruelty.

• Like
Reações: MiguelDeco

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,937
7,244
46
Lisboa
Ou seja, queres que caguem na Bíblia?

Não obrigues os outros a fazer aquilo que tu aches correto. A Igreja Católica hoje em dia já não obriga ninguém a fazer aquilo que defende. O que eu vejo é muita gente a querer impor à Igreja Católica coisas que vão contra princípios basilares não só da Igreja Católica, mas de todo o Cristianismo...
Os anglicanos e luteranos tb cagaram na Bíblia?

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,471
14,005
Esmoriz
Nem todos os anglicanos concordam, tal como os luteranos...

A Igreja de Inglaterra não tem uma posição basicamente igual à da Igreja Católica?
Bem, mas partindo do princípio que a igreja anglicana é um spin off da igreja católica porque o Papa não deixou o Henrique VIII divorciar-se da Catarina de Aragão para se casar com a Ana Bolena (más línguas dirão que o objectivo do rei era ficar com os bens da igreja mas enfim) pelo menos ordena mulheres padres.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,937
7,244
46
Lisboa
Nem todos os anglicanos concordam, tal como os luteranos...

A Igreja de Inglaterra não tem uma posição basicamente igual à da Igreja Católica?
É indiferente. Nos EUA deve haver no mínimo uns 10% de cristãos que seguem igrejas que permitem inclusivamente casamentos e até a ordenação de homossexuais. A minha questão é, achas que cagaram na Bíblia? Até podes achar que sim mas acredito que eles não achem.

PS: Pessoalmente, com toda a sinceridade não acho isso essencial neste momento. Acho importante, mas dado o panorama atual do mundo, só o facto da igreja ter deixado de se meter na vida privada das pessoas já é muito bom.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,996
4,079
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Bem, mas partindo do princípio que a igreja anglicana é um spin off da igreja católica porque o Papa não deixou o Henrique VIII divorciar-se da Catarina de Aragão para se casar com a Ana Bolena (más línguas dirão que o objectivo do rei era ficar com os bens da igreja mas enfim) pelo menos ordena mulheres padres.
Ah sim, na parte das mulheres parece-me que a Igreja está atrasadíssima, embora o Papa Francisco tenha feito esforços nesse sentido.

Agora, casamentos homossexuais, aborto e eutanásia...não vejo como isso seja possível, seja na Igreja Católica, seja numa outra qualquer instituição que se reclame seguidora devota da Bíblia.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,996
4,079
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
É indiferente. Nos EUA deve haver no mínimo uns 10% de cristãos que seguem igrejas que permitem inclusivamente casamentos e até a ordenação de homossexuais. A minha questão é, achas que cagaram na Bíblia? Até podes achar que sim mas acredito que eles não achem.

PS: Pessoalmente, com toda a sinceridade não acho isso essencial neste momento. Acho importante, mas dado o panorama atual do mundo, só o facto da igreja ter deixado de se meter na vida privada das pessoas já é muito bom.
Se se apresentam como fiéis seguidores da Bíblia, sim, acho que a celebração de casamentos homossexuais é cagar no livro. Não vejo coerência nisso, e é precisamente um dos motivos pelos quais eu não sigo esse caminho...

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,471
14,005
Esmoriz
Ah sim, na parte das mulheres parece-me que a Igreja está atrasadíssima, embora o Papa Francisco tenha feito esforços nesse sentido.

Agora, casamentos homossexuais, aborto e eutanásia...não vejo como isso seja possível, seja na Igreja Católica, seja numa outra qualquer instituição que se reclame seguidora devota da Bíblia.
A não ser que estejam à espera que o papa apareça de purpurinas no pride o Papa Francisco tinha uma posição exemplar nessa matéria, dados os naturais constrangimentos dogmáticos da igreja.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,996
4,079
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
A não ser que estejam à espera que o papa apareça de purpurinas no pride o Papa Francisco tinha uma posição exemplar nessa matéria, dados os naturais constrangimentos dogmáticos da igreja.
E este Papa parece que vai seguir esse caminho, talvez não com tanta insistência como o Francisco. Já vi gente no Twitter a chamar o Leão de completo homofóbico por ter dito em 2012:

Earlier, in 2012, Prevost observed that popular culture fostered "sympathy for beliefs and practices that are at odds with the Gospel", citing the "homosexual lifestyle" and "alternative families comprised of same-sex partners and their adopted children".
Bom, em 2012 até o Obama (penso que foi mesmo nesse ano que mudou de posição) era contra o casamento homossexual. Acho difícil que o Leão tenha mantido as mesmas opiniões, principalmente dada a relação com o Francisco.

Acho que em termos de opiniões, não podíamos ter melhor do que o Leão. É simples continuidade do Francisco. Preocupa-me mais a questão do possível encobrimento.

Vejo muita gente que ficou desiludida por não ter sido o cardeal asiático ou o cardeal africano...que são mais conservadores do que o americano.

Cheue

12 Maio 2016
25,894
40,843
Conquistas
7
109

de certeza?
já viste a foto do novo Papa?

rsz_a3262c02-75f3-4905-9693-975048eb744f.png

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,996
4,079
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Encontrei um artigo interessante:

Pedro Salinas: "Las ‘denuncias’ de encubrimiento contra Robert Prevost son absolutamente falsas"

Um jornalista, que investigou um grupo religioso chamado Sodalício, afirma que o Leão foi vítima de uma campanha de desinformação e de calúnias por parte desse grupo e da extrema-direita da Igreja. Alega, pelo contrário, que o cardeal Prevost sempre ajudou as vítimas de abuso sexual.

O Sodalício foi suprimido pelo Vaticano há bem pouco tempo, por alegações de abuso (incluindo sexual) e corrupção contra os seus líderes.

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
816
1,480
Há uma coisa que as pessoas religiosas - nas quais não me incluo como já terá dado para perceber nos comentários que tenho escrito neste tópico - têm de reconhecer: as religiões só são boas para as pessoas concretas quando não têm poder temporal nenhum. Sempre que têm ou tiveram poder temporal para lá do espiritual, fazem ou fizeram coisas terríveis às pessoas sobre as quais podem exercer esse poder. Basta pensar no que acontece no Irão ou pior ainda no Afeganistão ou no que acontecia com a Igreja Católica no tempo da Inquisição.
Lamento dizer mas as religiões e respectivas igrejas só são boas ou pelo menos inofensivas para as pessoas sobre as quais podem exercer poder, quando não têm "garras nem dentes", quando só têm poder espiritual.
É por isso que a única "religião" que sigo e pratico é o FC Porto.