Está visto que o método escolhido para derrotar a nova direita é impedi-la de concorrer às eleições. Tudo isso, claro, dentro da mais perfeita legalidade jurídica!
Na Roménia cancela-se a segunda volta das presidenciais (até hoje),
em França mete-se a candidata favorita na cadeia por mau emprego de fundos (LOL, isto no mesmo planeta em que gajos como Sócrates ou o Salgado passeiam cá fora todo o esplendor da sua impunidade )
e na Alemanha o governo cessante e amplamente derrotado nas eleições convoca o parlamento na última semana em que o podia fazer e consegue aprovar alterações à Constituição que permitam ao país endividar-se para comprar armas, cagando literalmente na cabeça dos eleitores.
É a nova democracia, temos de aceitar.
Vale tudo para derrotar a "extrema-direita". O faxismo não passará.
Não conheço a realidade romena mas vejo com alguma preocupação o que se está a passar. Detesto a ideia de que se impeça pessoas de concorrer e não vejo isto com o mínimo de bons olhos apesar de ter votado esquerda toda uma vida. Mas também temos que entender que neste novo mundo são semeadas mentiras à velocidade da luz com a agravante de ter um direccionamento pessoalizado que toca em todos os nossos pontos psicologicos críticos para considerarmos essa mentira plausível. Isto não é, nem pode ser visto nos mesmos moldes que é vista a imprensa tradicional que por muito "alinhada" com o pensamento dominante é aberta e está à vista de todos enquanto um "feed" noticioso falso pode ser só direccionado para a radicalização daqueles que já estão predispostos e tudo isto "às escondidas" do escrutínio de quem possa ter uma opinião diferente. Dito isto, neste contexto termos uma potência mundial (que passou decadas a fazer do estado romeno um estado satelite) a enviar milhares de bots a fazer "campanha" não é algo para ser visto com ligeireza. E tratá-lo com ligeireza ou como "um pormenor" parece-me sinceramente perigoso. E aludir a uma decisão (da qual eu não concordo toma nota) mas sem referir este contexto parece-me algo simplista na melhor das hipóteses. Em resumo, a liberdade de expressão é para as pessoas, não para bots.
Por fim, eu desconfio sempre de partidos, actores políticos, etc que bradam aos céus sobre a corrupção mas que têm uma dualidade de critério sobre ela dependendo da filiação política do corrupto. E tenho pouca consideração por opiniões sobre a corrupção que o único intuito é meter o "score" da corrupção esquerda/direita mais desnivelado para o partido que eu gosto para poder esfregar na cara que "o teu partido é ainda mais corrupto que o meu". Metam um par de coisas na cabeça, a corrupção não é uma coisa "de esquerda", nem "de direita". A corrupção é algo que advém do contexto social e natureza humana independentemente da ideologia do corrupto. Outra coisa, o combate à corrupção passa também pela denúncia de casos mas passa acima de tudo pela criação de regras e fiscalização das mesmas que não envolve por montar um circo mediático à volta a bradar aos céus "que são todos corruptos!". Aliás, fazer esse circo pode até ter efeitos contrários aos pretendidos porque pode haver muitas cabeças que entram na lógica do "se está tudo a meter a mão ao pote eu se não o fizer serei um lorpa".
E por fim, a lógica do "só o corrupto do meu partido é que vai preso por isso ele não deve ser corrupto mas sim uma vítima" para mim não pega. E essa que só a "extrema direita" (escrito entre aspas) é que tem pessoas que estão a ser perseguidas deve ser de rir à gargalhada ó Dagerman.