Acho que estás apresentado. Negar a preponderância de comentadores de esquerda na CNN é o cúmulo.
Cúmulo é ignorar o Miguel Relvas, a Manuela Ferreira Leite, a Maria João Avillez, o Rogério Alves, o Rui Moreira, o Miguel Pinheiro, o Lobo Xavier, o Sebastião Bogalho, o Rui Calafate, o João Marques de Almeida ou a Helena Matos para passar a ideia de que a CNN é uma televisão com preponderância de comentadores de esquerda.
O teu grande exemplo é a Joana Amaral Dias com o Macedo...queres que fale do histórico da JAD? Começaste a acompanhá-la em 2024? Ou o passado não conta?
A Joana Amaral Dias passou, que eu me lembre, pelo menos por quatro partidos diferentes, cada um mais à direita do que o anterior. Estar a colá-la à esquerda é, sei lá, como dizer que a ZIta Seabra é comunista.
É aquele tipo de pessoa que não tem qualquer convicção política que não seja estar o mais próximo possível daquilo que acha ser o espírito do tempo. Em matéria de intervenções políticas recentes está ao nível do chega.
Temos em plena CNN,, um programa de debate em que uma pessoa de direita está a debater com uma pessoa que defende ideias de extrema-direita. Nada mau, para uma televisão com "preponderância de comentadores de esquerda".
É que se o passado não conta, então o Pacheco Pereira (figuras que dizes ser da direita, quiçá por ser do PSD) está mais próximo do PS hoje do que do PSD. Relembro que o Pacheco Pereira entrou para o PSD por causa da inspiração do Sá Carneiro, e ele defende que o mesmo FSC era um homem de esquerda. Pacheco Pereira, intelectual que concorda com a Alexandra Leitão em virtualmente tudo. Alexandra Leitão, uma personagem que nem posso apelidar de centro-esquerda.
Deves estar a fazer confusão. O Pacheco Pereira entra para o PSD durante o governo do Cavaco (para grande surpresa de muita gente, porque um par de anos antes tinha apoiado o Soares por oposição ao Freitas do Amaral) e foi um dos seus principais apoiantes. Cavaco que é insuspeito de ser um político de centro-esquerda.
Mas não estou a falar do passado. Ainda hoje, o Pacheco Pereira é militante do PSD, partido assumidamente de centro-direita.
José Pacheco Pereira | PSD
Ainda bem que falas no Grupo Impresa:
Jornalistas de esquerda: Liliana Valente; Pedro Garcia; Eunice Parreira; David Dinis (diretor-adjunto); Helio Carvalho; Miguel Cadete (diretor-adjunto); Eunice Lourenço (editora de política); Martim Silva (diretor executivo); Miguel Prado (editor de economia); João Pedro Barros (editor do online); etc.
SIC: Fernanda de Oliveira Ribeiro; Ana Patrícia Carvalho; Pedro Coelho; Rosa de Oliveira Pinto; etc.
Eu não sei de onde veio essa lista sequer. Ana Patrícia Carvalho é uma jornalista de esquerda? O que é que fundamenta isso? Quem diz a Ana Patrícia diz a maior parte dos outros.
Queres mais? Não me digas que também vais incluir o Marques Lopes no elenco de comentadores de esquerda.
Deves estar a fazer confusão. Ou então, eu não percebi.
Sobre esse relatório, eis o critério:
«Neste relatório, com base em informação pública disponível na internet [...]». Engraçado que alcanço dados diferentes.
Podes sempre refutar o relatório. Dizer que os 67% de comentadores da CNN afectos à direita é um valor errado.
Pessoalmente só encontrei ali um erro factual.
Sobre o Jonet: um indivíduo social-liberal é alguém de centro-esquerda. Ponto. Nem sei como há debate sobre isto, é ciência política.
O Jonet, licenciado em ciência política, é na sua própria definição de uma "Direita que a esquerda gosta e portanto direita de que a direita não gosta muito".