Actualidade Internacional

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,374
6,413
Bragança
acho que muitos dos apoios dos famosos não ajudam grande coisa, até chegam a ser contraproducentes em alguns casos...

mas aqui é diferente, a Taylor Swift tem fãs (milhões) completamente loucas por ela...
e muitas delas que vão votar pela 1ª vez...
Desta vez concordo contigo. Alguém elucidado de classe média desconfia de milionários a dizer-lhe em quem devem votar....os milionários até podem estar certos.... Mas não vivem as dores da classe média, não vivem a sua vida...
 
  • Like
Reações: Cheue

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,687
9,819
Esmoriz
Acho que estás apresentado. Negar a preponderância de comentadores de esquerda na CNN é o cúmulo.
Cúmulo é ignorar o Miguel Relvas, a Manuela Ferreira Leite, a Maria João Avillez, o Rogério Alves, o Rui Moreira, o Miguel Pinheiro, o Lobo Xavier, o Sebastião Bogalho, o Rui Calafate, o João Marques de Almeida ou a Helena Matos para passar a ideia de que a CNN é uma televisão com preponderância de comentadores de esquerda.

O teu grande exemplo é a Joana Amaral Dias com o Macedo...queres que fale do histórico da JAD? Começaste a acompanhá-la em 2024? Ou o passado não conta?
A Joana Amaral Dias passou, que eu me lembre, pelo menos por quatro partidos diferentes, cada um mais à direita do que o anterior. Estar a colá-la à esquerda é, sei lá, como dizer que a ZIta Seabra é comunista.
É aquele tipo de pessoa que não tem qualquer convicção política que não seja estar o mais próximo possível daquilo que acha ser o espírito do tempo. Em matéria de intervenções políticas recentes está ao nível do chega.
Temos em plena CNN,, um programa de debate em que uma pessoa de direita está a debater com uma pessoa que defende ideias de extrema-direita. Nada mau, para uma televisão com "preponderância de comentadores de esquerda".

É que se o passado não conta, então o Pacheco Pereira (figuras que dizes ser da direita, quiçá por ser do PSD) está mais próximo do PS hoje do que do PSD. Relembro que o Pacheco Pereira entrou para o PSD por causa da inspiração do Sá Carneiro, e ele defende que o mesmo FSC era um homem de esquerda. Pacheco Pereira, intelectual que concorda com a Alexandra Leitão em virtualmente tudo. Alexandra Leitão, uma personagem que nem posso apelidar de centro-esquerda.
Deves estar a fazer confusão. O Pacheco Pereira entra para o PSD durante o governo do Cavaco (para grande surpresa de muita gente, porque um par de anos antes tinha apoiado o Soares por oposição ao Freitas do Amaral) e foi um dos seus principais apoiantes. Cavaco que é insuspeito de ser um político de centro-esquerda.
Mas não estou a falar do passado. Ainda hoje, o Pacheco Pereira é militante do PSD, partido assumidamente de centro-direita.

José Pacheco Pereira | PSD

Ainda bem que falas no Grupo Impresa:

Jornalistas de esquerda: Liliana Valente; Pedro Garcia; Eunice Parreira; David Dinis (diretor-adjunto); Helio Carvalho; Miguel Cadete (diretor-adjunto); Eunice Lourenço (editora de política); Martim Silva (diretor executivo); Miguel Prado (editor de economia); João Pedro Barros (editor do online); etc.

SIC: Fernanda de Oliveira Ribeiro; Ana Patrícia Carvalho; Pedro Coelho; Rosa de Oliveira Pinto; etc.
Eu não sei de onde veio essa lista sequer. Ana Patrícia Carvalho é uma jornalista de esquerda? O que é que fundamenta isso? Quem diz a Ana Patrícia diz a maior parte dos outros.

Queres mais? Não me digas que também vais incluir o Marques Lopes no elenco de comentadores de esquerda.
Deves estar a fazer confusão. Ou então, eu não percebi.

Sobre esse relatório, eis o critério:
«Neste relatório, com base em informação pública disponível na internet [...]». Engraçado que alcanço dados diferentes.
Podes sempre refutar o relatório. Dizer que os 67% de comentadores da CNN afectos à direita é um valor errado.
Pessoalmente só encontrei ali um erro factual.

Sobre o Jonet: um indivíduo social-liberal é alguém de centro-esquerda. Ponto. Nem sei como há debate sobre isto, é ciência política.
O Jonet, licenciado em ciência política, é na sua própria definição de uma "Direita que a esquerda gosta e portanto direita de que a direita não gosta muito".
 
  • Like
Reações: Czarli9 e Tails

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
acho que muitos dos apoios dos famosos não ajudam grande coisa, até chegam a ser contraproducentes em alguns casos...

mas aqui é diferente, a Taylor Swift tem fãs (milhões) completamente loucas por ela...
e muitas delas que vão votar pela 1ª vez...
A verdadeira questão é se influencia os swing states.

Poderá ter alguma influencia sim mas não acredito em grandes mudanças. Se fosse pelo voto popular poderia significar outra coisa, agora assim...
 
  • Like
Reações: Tails

Cheue

12 Maio 2016
22,507
36,154
Conquistas
7
108
A verdadeira questão é se influencia os swing states.

Poderá ter alguma influencia sim mas não acredito em grandes mudanças. Se fosse pelo voto popular poderia significar outra coisa, agora assim...
ela é da Pennsylvania...
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
676
1,067
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Cúmulo é ignorar o Miguel Relvas, a Manuela Ferreira Leite, a Maria João Avillez, o Rogério Alves, o Rui Moreira, o Miguel Pinheiro, o Lobo Xavier, o Sebastião Bogalho, o Rui Calafate, o João Marques de Almeida ou a Helena Matos para passar a ideia de que a CNN é uma televisão com preponderância de comentadores de esquerda.



A Joana Amaral Dias passou, que eu me lembre, pelo menos por quatro partidos diferentes, cada um mais à direita do que o anterior. Estar a colá-la à esquerda é, sei lá, como dizer que a ZIta Seabra é comunista.
É aquele tipo de pessoa que não tem qualquer convicção política que não seja estar o mais próximo possível daquilo que acha ser o espírito do tempo. Em matéria de intervenções políticas recentes está ao nível do chega.
Temos em plena CNN,, um programa de debate em que uma pessoa de direita está a debater com uma pessoa que defende ideias de extrema-direita. Nada mau, para uma televisão com "preponderância de comentadores de esquerda".



Deves estar a fazer confusão. O Pacheco Pereira entra para o PSD durante o governo do Cavaco (para grande surpresa de muita gente, porque um par de anos antes tinha apoiado o Soares por oposição ao Freitas do Amaral) e foi um dos seus principais apoiantes. Cavaco que é insuspeito de ser um político de centro-esquerda.
Mas não estou a falar do passado. Ainda hoje, o Pacheco Pereira é militante do PSD, partido assumidamente de centro-direita.

José Pacheco Pereira | PSD


Eu não sei de onde veio essa lista sequer. Ana Patrícia Carvalho é uma jornalista de esquerda? O que é que fundamenta isso? Quem diz a Ana Patrícia diz a maior parte dos outros.


Deves estar a fazer confusão. Ou então, eu não percebi.



Podes sempre refutar o relatório. Dizer que os 67% de comentadores da CNN afectos à direita é um valor errado.
Pessoalmente só encontrei ali um erro factual.



O Jonet, licenciado em ciência política, é na sua própria definição de uma "Direita que a esquerda gosta e portanto direita de que a direita não gosta muito".
Curioso é que, mesmo citando esses nomes todos, não consegues chegar ao número de comentadores de esquerda na CNN. Lindo.

A JAD foi do BE, foi mandatária do Mário Soares, esteve associada ao PS, depois foi candidata do MAS, do Nós Cidadãos e depois do ADN. Um passado de esquerda, mas que tu ignoras prontamente - e bem. Pena não teres a mesma honestidade para o fazer com o Pacheco Pereira.

-----------------
Sobre o Pacheco Pereira: foi de um partido ainda mais de extrema-esquerda que o PCP, o PCP marxista-leninista. Nos anos 80, cria um grupo a favor da SOCIAL-DEMOCRACIA, um MOVIMENTO DE CENTRO-ESQUERDA. Para que fique bem claro na tua cabecinha que social-democracia e social-liberalismo são de centro-esquerda, diz-nos a ciência política e diz-nos a prática partidária por toda a Europa. Vai dar jeito mais para a frente.

Apoia, como bem dizes, o Mário Soares em 86. Um ano depois (não foi um par de anos antes, sê rigoroso no que dizes), torna-se deputado pelo PSD como INDEPENDENTE. Acabaria por tornar-se líder parlamentar do Cavaco. Uma pequena adenda quanto ao Cavaco: corre do PS até ao PCP um certo discernimento do Cavaco Silva como englobando o clube da Thatcher e do Reagan, ou seja, um neoliberal. O que nos prova o seu governo é o contrário: independentemente da avaliação que cada um tem das suas políticas, o Cavaco SEMPRE seguiu a escola keynesiana, o oposto da escola austríaca ou da escola de Chicago.

O teu argumento para avaliar a ideologia das pessoas é ver o partido onde estão. Eu nem vou explicar o ridículo dessa posição, vou optar por isto:

1. O Pacheco Pereira desapareceu do PSD desde os anos Sócrates.

2. O Pacheco sempre defendeu a tese peregrina do PSD enquanto partido social-democrata. Eis algumas citações:

«Por um lado porque conheço muito bem as características genéticas de um partido como o PSD que acho fundamentais para a sociedade portuguesa, o seu conteúdo reformista, social-democrata; porque tenho respeito por muita gente com quem trabalhei – Cavaco Silva, Manuela Ferreira Leite, Rui Rio, vários»

«Sá Carneiro nunca quis que o PSD fosse um partido de direita e há muito mais gente no PSD que concorda comigo»

3. O Pacheco participou, em 2016, em ações de campanha da Marisa Matias e do Sampaio da Novoa. Foi eleito pelo governo do PS para administrador da Fundação Serralves. Durante os anos da troika, criticava dia sim, dia não, o governo do PSD / CDS, estando em congressos com outras gentes de esquerda.

4. O Pacheco Pereira NUNCA disse que era de direita.

5. O Pacheco Pereira sempre se assumiu como social-democrata, logo de centro-esquerda.

----------------------------------------------------------------

Essa lista surge das intervenções dessas pessoas, bem como do seu trabalho. Além disso, se fores ao Twitter deles, verás a realidade. Claro, tu concordarás com tudo o que eles defendem, portanto não te preocupes. Convém dizer que a lista surge de uma altura em que os likes ainda eram visíveis. Além do mais, não fui o único a compilá-la.

-----------------------------------------------------------------

O Relvas e o Sócrates também tinham um curso. Isso é uma piada do Choné, e sempre que as pessoas o confrontam com o facto de a sua ideologia não ser coincidente com a do PSD nem com a de alguém de direita, foge do assunto. O social-liberalismo (e digo isto como alguém que teve cadeiras de Ciência Política e afins) é uma ideologia de centro-esquerda, tanto na teoria, tanto na praxis partidária europeia. Não existe UM partido dito social-liberal, conceito que ademais está morto, sendo usado indistintamente com a social-democracia numa panóplia de situações, que não seja de centro-esquerda.

Sempre falei de ideologia e não de partidos. Por fim, eu apontei noutro post o objetivo das minhas intervenções e quais os tocantes problemáticos para mim (não é este).

Esta é a minha última resposta.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,687
9,819
Esmoriz
Sempre falei de ideologia e não de partidos.
Vou ignorar o resto da resposta que é irrelevante (deus não me deu paciência para falar da JAD em dois posts seguidos) e ligeiramente divertido (há muito tempo que a social democracia adotou o liberalismo económico, pá) , só para dizer que acho curioso que não tenhas aplicado o mesmo principio do "atenção que eu falo em ideologia e não de partidos", a pessoas como o José Luís Carneiro, o Adalberto Campos Fernandes, Fernando Medina ou o Galamba. Políticos de que não se conhece uma única ideia de esquerda (estou a assumir que usar piercing e consumir drogas não qualifica como ideia de esquerda), mas que tu metes no saco de comentadores de esquerda apenas por serem militantes do PS, coisa que me criticas a mim por fazer em relação ao Pacheco Pereira e ao PSD. Double standard registado. Adiante.

Já acho bastante mais hilariante como desqualificas um tipo que se identifica como de direita, militante activo do PSD (não simpatizante, não pessoa de voto variável que às vezes vira ao centro direita) que inclusivamente apoiou o Jorge Moreira da Silva numa das últimas eleições para a liderança do partido, só porque tens a presunção incrível de achares que conheces melhor as ideias políticas do Jonet do que o próprio Jonet.

Aliás, presunção é coisa que não te falta e eu valorizo isso numa pessoa. Parabéns.
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
676
1,067
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
A social-democracia adotou o liberalismo económico; o Galamba, o Medina, o Campos Fernandes e o José Luís Carneiro são de direita (zero ideias de esquerda...); o Jonet é de direita porque é militante ativo (?) e apoiou o Jorge Moreira da Silva (na verdade era um dos organizadores da campanha, por isso mesmo é que agora não está ativo no PSD e tem um ódio mortal ao Montenegro). Sou presunçoso por acompanhar a posição da doutrina maioritária da ciência política quanto ao social-liberalismo.

Isto não é uma resposta, era só uma síntese. O tasco fechou e a hora do Vitinho chegou.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,687
9,819
Esmoriz
A social-democracia adotou o liberalismo económico; o Galamba, o Medina, o Campos Fernandes e o José Luís Carneiro são de direita (zero ideias de esquerda...); o Jonet é de direita porque é militante ativo (?) e apoiou o Jorge Moreira da Silva (na verdade era um dos organizadores da campanha, por isso mesmo é que agora não está ativo no PSD e tem um ódio mortal ao Montenegro). Sou presunçoso por acompanhar a posição da doutrina maioritária da ciência política quanto ao social-liberalismo.

Isto não é uma resposta, era só uma síntese. O tasco fechou e a hora do Vitinho chegou.
Escusas de ficar todo pistolito. Podias ter respondido ao post, mesmo depois de dizeres que não o voltarias a fazer (quem nunca?), seria mais digno do que essa tentativa de sarcasmo.
Não disse que esse grupeto do PS era de direita, disse que as pessoas mais à direita do PS não passam pelo mesmo escrutinio ideológico que dedicas às pessoas mais à esquerda do PSD. E disse que o Jonet era de direita porque ele próprio se apresenta como uma pessoa de direita, coisa que não consegues aceitar não sei porquê, daí a presunção de saberes melhor o posicionamento político do Jonet do que o próprio Jonet.
 
Última edição:
  • Like
Reações: MiguelDeco

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,374
6,413
Bragança
Andam para ai a dizer que a Amazônia está a arder como nunca.... São os índios a ressacar de internet... O ministro Alexandre de Moraes fodeu a NET á malta agora olha...
Já agora, esta catástrofe estar a passar mais uma vez ao lado da imprensa mundial....
Se estivesse lá o bozo, não faltaria para aí jornalistas a insinuar que era ele em pessoa a pegar os fogos.... Agora o ladrão passa sempre impune.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,652
25,822
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
A social-democracia adotou o liberalismo económico; o Galamba, o Medina, o Campos Fernandes e o José Luís Carneiro são de direita (zero ideias de esquerda...); o Jonet é de direita porque é militante ativo (?) e apoiou o Jorge Moreira da Silva (na verdade era um dos organizadores da campanha, por isso mesmo é que agora não está ativo no PSD e tem um ódio mortal ao Montenegro). Sou presunçoso por acompanhar a posição da doutrina maioritária da ciência política quanto ao social-liberalismo.

Isto não é uma resposta, era só uma síntese. O tasco fechou e a hora do Vitinho chegou.
O Galamba deve ser liberal...
Aposto que até votaria na liberalização das ganzas...