Actualidade Internacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,640
9,760
Esmoriz
a tvi e a sic também têm imensos comentadores de direita...

têm muitos de esquerda e muitos de direita, uns com mais audiência, outros com menos...
essa vitimização já chateia.

até porque se fores ler algum pessoal de esquerda dizem a mesma coisa que estás a dizer e só substituem os nomes com comentadores de direita ..
Eu acho estranho como um grupo de media que promoveu o Marcelo Rebelo de Sousa até ser presidente da república e que faz semanalmente o mesmo ao Marques Mendes, possa ser considerado de centro-esquerda.

Já nem vou para o acompanhamento e a promoção perfeitamente absurdos que a Cofina e a Media Capital fazem ao André Ventura. Quer dizer, isso é tão óbvio.
 
  • Like
Reações: ManuSantiFCP

Cheue

12 Maio 2016
22,491
36,124
Conquistas
7
108
Eu acho estranho como um grupo de media que promoveu o Marcelo Rebelo de Sousa até ser presidente da república e que faz semanalmente o mesmo ao Marques Mendes, possa ser considerado de centro-esquerda.

Já nem vou para o acompanhamento e a promoção perfeitamente absurdos que a Cofina e a Media Capital fazem ao André Ventura. Quer dizer, isso é tão óbvio.
e o Paulo Portas na Tvi
depois têm uma Cecília Meireles com a Catarina Martins...
tinham o Bugalho com a Anabela Neves

têm um espaço de comentário com a Ana Gomes e outro com o Judice...
etc...
o Ferreira Gomes...

enfim, acho que dizer que são de esquerda é um bocado para o choro...
 

Cheue

12 Maio 2016
22,491
36,124
Conquistas
7
108

Cheue

12 Maio 2016
22,491
36,124
Conquistas
7
108
Esquerda ou direita, esta mulher é um perigo. Aquele olhar sobranceiro hipnotiza-me e desconcerta-me ao ponto de achar que devo disfarçar sempre que a vejo na TV😄 Maria, Maria!...

Foi um à parte, já podem continuar o debate.
a Maria é da IL

ou era...saiu porque ganhou o Rui Rocha e não a candidata que ela apoiava
 

Cheue

12 Maio 2016
22,491
36,124
Conquistas
7
108
Começou na IL e no final de 2025 com um jeitinho já é do BE, mas ela pode o que quiser.. com aquela carinha eu passo-lhe pano a tudo
ela diz constantemente que é liberal.

em questões sociais até se pode dizer que é mais à esquerda, ou melhor...não é conservadora,
mas isso até o próprio partido é assim...
daí a propaganda do ventura de dizer que são iguais ao BE...
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
667
1,054
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Eu discordo.

Mas vivem-se tempos estranhos em que até pessoas com o João Maria Jonet, a Maria Castello Branco, o Pedro Mexia ou o Luís Delgado parecem pessoas de esquerda.

Entretanto

Televisões com maioria de comentadores de direita, mulheres são apenas 24%, diz MediaLab – Observador
Mas discordas do quê? O que eu disse são factos. Os jornalistas do Expresso / SIC são na sua maioria de esquerda; os jornalistas são, grosso modo, mais à esquerda.

A Castello Branco era ou é da IL; o Mexia é um homem de direita (um conservador inglês); não acompanho o Luís Delgado.

O Choné é, sem sombra de dúvidas, de centro-esquerda. Ele autointitula-se como social-liberal, uma ideologia morta hodiernamente, hoje inserida no contexto da social-democracia. Sabes qual é o partido social-democrata em Portugal? Nota: não é o PSD.

Vão dizer: ah, ele é militante do PSD. Ninguém do PSD gosta dele, dá-se mais com bloquistas do que com gente do próprio partido. É da mesma linha do Balsemão, um beto de Cascais pertencente à bolha elitista e progressista de Lisboa.

Já agora, apresentar estudos do ISCTE para comprovar isso sem dizer as métricas envolvidas...em primeiro lugar, a instituição tem raízes ideológicas bem reconhecidas, e mesmo não entrando por aí, é necessário averiguar a forma como o estudo foi realizado. Caso contrário, ao que tudo indica, até a Anabela Neves pode ser considerada como de direita.

Outra nota: para o telespectador atento, que vê os quatro principais canais informativos, é óbvio que o canal mais imparcial e com comentadores bem distribuídos é a RTP. Esse estudo apresentar a SIC como estação mais equilibrada é um insulto para o bom serviço do nosso canal público, e que deve permanecer público aliás.

Além disso, repara que eu não falei em comentadores da SIC / Expresso. Falei em jornalistas. Mais uma vez, reitero a minha disponibilidade de falar de cada jornalista pertencente ao grupo Impresa.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
667
1,054
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
a tvi e a sic também têm imensos comentadores de direita...

têm muitos de esquerda e muitos de direita, uns com mais audiência, outros com menos...
essa vitimização já chateia.

até porque se fores ler algum pessoal de esquerda dizem a mesma coisa que estás a dizer e só substituem os nomes com comentadores de direita ..
A TVI e a SIC têm comentadores de direita, mas não no mesmo número dos comentadores de esquerda. Da parte da TVI / CNN, asseguro-te isso.

O único partido de esquerda que se pode queixar de falta de representação televisiva é o PCP. Esse sim é um partido calcado pelos media, ao contrário do BE que foi, é e sempre será levado ao colo, representado de uma forma desproporcional relativamente ao seu real peso no panorama político-eleitoral português.

Eu estou a marimbar-me se os jornais são de esquerda ou de direita; eu só pretendia que o dissessem. É por isso que respeito muito mais um Observador (além do excelente trabalho com a Rádio deles, e por conseguinte com os podcasts) e um Avante do que um Público, um Expresso ou um JN.

Fun fact: o diretor do JN foi apanhado a combinar notícias favoráveis com o António Costa e o Eduardo Vítor Rodrigues. E esta hein?
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
667
1,054
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Eu acho estranho como um grupo de media que promoveu o Marcelo Rebelo de Sousa até ser presidente da república e que faz semanalmente o mesmo ao Marques Mendes, possa ser considerado de centro-esquerda.

Já nem vou para o acompanhamento e a promoção perfeitamente absurdos que a Cofina e a Media Capital fazem ao André Ventura. Quer dizer, isso é tão óbvio.
A Cofina e a Media Capital iam promover o António Costa. Eles estão interessados nos números, não na política.

O Expresso é de centro-esquerda, mas já foi de centro-direita. O Marcelo ainda hoje tem laços com o Expresso, tanto assim é que veicula informações privadas em primeira mão a esse jornal. Sempre que o Expresso cita uma fonte de Belém, todos sabemos que essa fonte é o Marcelo Rebelo de Sousa.
 

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
13,473
14,177
hmm...não sei...
é questão de ver 1 a 1...
vendo de uma forma geral parece-me estar equilibrado...
Na cnn não é de certeza..aliás o insulto gratuito a quem quer votar no chega é aceitável na cnn..até deve ser um dos requisitos, ser do centro-esquerda e poder insultar o chega..
 

Cheue

12 Maio 2016
22,491
36,124
Conquistas
7
108
Na cnn não é de certeza..aliás o insulto gratuito a quem quer votar no chega é aceitável na cnn..
estamos a falar de esquerda vs direita...

Chega e PCP é diferente...esses até se podem queixar, apesar das tv's passarem a vida a falar do Chega, mesmo que seja a dizer mal...

e é preciso ter em conta que há muito pessoal de direita que ataca o Chega.
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
667
1,054
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
e o Paulo Portas na Tvi
depois têm uma Cecília Meireles com a Catarina Martins...
tinham o Bugalho com a Anabela Neves

têm um espaço de comentário com a Ana Gomes e outro com o Judice...
etc...
o Ferreira Gomes...

enfim, acho que dizer que são de esquerda é um bocado para o choro...
.

Pedro Tadeu, Sérgio Sousa Pinto, Anabela Neves, anteriormente o Paixão Martins, Margarida Davim, Mafalda Anjos, Alexandra Leitão, José Luís Carneiro, Galamba, o filho do Costa, Adalberto Campos Fernandes - se me conseguires arranjar um igual número de comentadores da direita na CNN / TVI, dou o braço a torcer.

Falaste na Catarina Martins, acrescento: Teixeira dos Santos, Ana Sá Lopes e aquele parvito do meme, o Goiana da Silva.


SIC: Gonçalo Ribeiro Telles, David Dinis (outrora próximo do PSD, realço desde já), Daniel Oliveira, Prata Roque, Ricardo Costa (sim, é mais à direita que o irmão, mas recomendo ver a reação dele às notícias contra o PS naqueles tempos governativos), Delgado Alves, etc. Pensando bem, a SIC consegue ser mais equilibrada em comentadores que a TVI / CNN, é impressionante.

Não obstante, repare-se que quando falei da SIC / Expresso, falei de jornalistas. Aí sim está a diferença sonante.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,371
6,412
Bragança
estamos a falar de esquerda vs direita...

Chega e PCP é diferente...esses até se podem queixar, apesar das tv's passarem a vida a falar do Chega, mesmo que seja a dizer mal...

e é preciso ter em conta que há muito pessoal de direita que ataca o Chega.
O Chega e o PCP são diferentes ? É nisto que a esquerda quer uma superioridade moral, que não tem.
É ler livros de história. É ver as posições públicas dos partidos.
Já vi gente no parlamento português a defender a Coreia do norte, as FARC, o Maduro.
Nunca vi ninguém a defender o Hitler.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,640
9,760
Esmoriz
Mas discordas do quê? O que eu disse são factos. Os jornalistas do Expresso / SIC são na sua maioria de esquerda; os jornalistas são, grosso modo, mais à esquerda.

A Castello Branco era ou é da IL; o Mexia é um homem de direita (um conservador inglês); não acompanho o Luís Delgado.

O Choné é, sem sombra de dúvidas, de centro-esquerda. Ele autointitula-se como social-liberal, uma ideologia morta hodiernamente, hoje inserida no contexto da social-democracia. Sabes qual é o partido social-democrata em Portugal? Nota: não é o PSD.

Vão dizer: ah, ele é militante do PSD. Ninguém do PSD gosta dele, dá-se mais com bloquistas do que com gente do próprio partido. É da mesma linha do Balsemão, um beto de Cascais pertencente à bolha elitista e progressista de Lisboa.

Já agora, apresentar estudos do ISCTE para comprovar isso sem dizer as métricas envolvidas...em primeiro lugar, a instituição tem raízes ideológicas bem reconhecidas, e mesmo não entrando por aí, é necessário averiguar a forma como o estudo foi realizado. Caso contrário, ao que tudo indica, até a Anabela Neves pode ser considerada como de direita.

Outra nota: para o telespectador atento, que vê os quatro principais canais informativos, é óbvio que o canal mais imparcial e com comentadores bem distribuídos é a RTP. Esse estudo apresentar a SIC como estação mais equilibrada é um insulto para o bom serviço do nosso canal público, e que deve permanecer público aliás.

Além disso, repara que eu não falei em comentadores da SIC / Expresso. Falei em jornalistas. Mais uma vez, reitero a minha disponibilidade de falar de cada jornalista pertencente ao grupo Impresa.
Discordo que o grupo Impresa seja absolutamente de centro-esquerda, a Cofina um grupo de populistas sem tendência política e a Media Capital seja um grupo que se esteja a marimbar para as ideologias políticas.

Acho interessante a forma como apresentas o Jonet, encaixa um bocado naquela narrativa que um gajo que não seja conservador nos costumes nunca poderá ser de direita.

Na SIC Bernardo Ferrão, José Gomes Ferreira (ambos directores adjuntos de informação) são tipos claramente de direita. A estrela principal do canal, um tipo que passava horas por dia a comentar, ao ponto de pessoalmente até ter começado a duvidar se ele alguma vez ia a casa, acabou como cabeça de lista pelo PSD ao parlamento europeu. Pacheco Pereira, Rogeiro, Júdice, Maria João Avilez you name it. É completamente desproporcional. Chegamos a ter nas últimas eleições debates do diário da campanha com Paulo Baldaia, Cecília Meireles, Sebastião Bugalho e Bernardo Serrão a comentar. Ainda assim não chega ao cúmulo de terem a Joana Amaral Dias a comentar a actualidade com o Gaspar Macedo, como na CNN. :D

O estudo do Iscte é público, podes ver aqui
Comentario_2023_Final_Pub_7Mar2024.pdf (iscte-iul.pt)
 
  • Like
Reações: Czarli9 e Vlk

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,640
9,760
Esmoriz
estamos a falar de esquerda vs direita...

Chega e PCP é diferente...esses até se podem queixar, apesar das tv's passarem a vida a falar do Chega, mesmo que seja a dizer mal...

e é preciso ter em conta que há muito pessoal de direita que ataca o Chega.
O chega vive de engagement. É mesmo aquela cena batida do “falem de mim mesmo que seja só para dizer mal”.
 

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,582
4,626
Mais de 10 mil telefones sob escuta em Portugal diz Procuradora Geral da Republica.

Acho que se passa um pouco por toda a Europa as pessoas mais influentes terem os seus telemoveis sob escuta 24h por dia.
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
667
1,054
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Discordo que o grupo Impresa seja absolutamente de centro-esquerda, a Cofina um grupo de populistas sem tendência política e a Media Capital seja um grupo que se esteja a marimbar para as ideologias políticas.

Acho interessante a forma como apresentas o Jonet, encaixa um bocado naquela narrativa que um gajo que não seja conservador nos costumes nunca poderá ser de direita.

Na SIC Bernardo Ferrão, José Gomes Ferreira (ambos directores adjuntos de informação) são tipos claramente de direita. A estrela principal do canal, um tipo que passava horas por dia a comentar, ao ponto de pessoalmente até ter começado a duvidar se ele alguma vez ia a casa, acabou como cabeça de lista pelo PSD ao parlamento europeu. Pacheco Pereira, Rogeiro, Júdice, you name it. É completamente desproporcional. Chegamos a ter nas últimas eleições debates do diário da campanha com Paulo Baldaia, Cecília Meireles, Sebastião Bugalho e Bernardo Serrão a comentar. Ainda assim não chega ao cúmulo de terem a Joana Amaral Dias a comentar a actualidade com o Gaspar Macedo, como na CNN. :D

O estudo do Iscte é público, podes ver aqui
Comentario_2023_Final_Pub_7Mar2024.pdf (iscte-iul.pt)
Acho que estás apresentado. Negar a preponderância de comentadores de esquerda na CNN é o cúmulo. O teu grande exemplo é a Joana Amaral Dias com o Macedo...queres que fale do histórico da JAD? Começaste a acompanhá-la em 2024? Ou o passado não conta?

É que se o passado não conta, então o Pacheco Pereira (figuras que dizes ser da direita, quiçá por ser do PSD) está mais próximo do PS hoje do que do PSD. Relembro que o Pacheco Pereira entrou para o PSD por causa da inspiração do Sá Carneiro, e ele defende que o mesmo FSC era um homem de esquerda. Pacheco Pereira, intelectual que concorda com a Alexandra Leitão em virtualmente tudo. Alexandra Leitão, uma personagem que nem posso apelidar de centro-esquerda.

Ainda bem que falas no Grupo Impresa:

Jornalistas de esquerda: Liliana Valente; Pedro Garcia; Eunice Parreira; David Dinis (diretor-adjunto); Helio Carvalho; Miguel Cadete (diretor-adjunto); Eunice Lourenço (editora de política); Martim Silva (diretor executivo); Miguel Prado (editor de economia); João Pedro Barros (editor do online); etc.

SIC: Fernanda de Oliveira Ribeiro; Ana Patrícia Carvalho; Pedro Coelho; Rosa de Oliveira Pinto; etc.

Queres mais? Não me digas que também vais incluir o Marques Lopes no elenco de comentadores de esquerda.

Sobre esse relatório, eis o critério:
«Neste relatório, com base em informação pública disponível na internet [...]». Engraçado que alcanço dados diferentes.

Sobre o Jonet: um indivíduo social-liberal é alguém de centro-esquerda. Ponto. Nem sei como há debate sobre isto, é ciência política.