Cúmulo é ignorar o Miguel Relvas, a Manuela Ferreira Leite, a Maria João Avillez, o Rogério Alves, o Rui Moreira, o Miguel Pinheiro, o Lobo Xavier, o Sebastião Bogalho, o Rui Calafate, o João Marques de Almeida ou a Helena Matos para passar a ideia de que a CNN é uma televisão com preponderância de comentadores de esquerda.
A Joana Amaral Dias passou, que eu me lembre, pelo menos por quatro partidos diferentes, cada um mais à direita do que o anterior. Estar a colá-la à esquerda é, sei lá, como dizer que a ZIta Seabra é comunista.
É aquele tipo de pessoa que não tem qualquer convicção política que não seja estar o mais próximo possível daquilo que acha ser o espírito do tempo. Em matéria de intervenções políticas recentes está ao nível do chega.
Temos em plena CNN,, um programa de debate em que uma pessoa de direita está a debater com uma pessoa que defende ideias de extrema-direita. Nada mau, para uma televisão com "preponderância de comentadores de esquerda".
Deves estar a fazer confusão. O Pacheco Pereira entra para o PSD durante o governo do Cavaco (para grande surpresa de muita gente, porque um par de anos antes tinha apoiado o Soares por oposição ao Freitas do Amaral) e foi um dos seus principais apoiantes. Cavaco que é insuspeito de ser um político de centro-esquerda.
Mas não estou a falar do passado. Ainda hoje, o Pacheco Pereira é militante do PSD, partido assumidamente de centro-direita.
José Pacheco Pereira | PSD
Eu não sei de onde veio essa lista sequer. Ana Patrícia Carvalho é uma jornalista de esquerda? O que é que fundamenta isso? Quem diz a Ana Patrícia diz a maior parte dos outros.
Deves estar a fazer confusão. Ou então, eu não percebi.
Podes sempre refutar o relatório. Dizer que os 67% de comentadores da CNN afectos à direita é um valor errado.
Pessoalmente só encontrei ali um erro factual.
O Jonet, licenciado em ciência política, é na sua própria definição de uma "Direita que a esquerda gosta e portanto direita de que a direita não gosta muito".
Curioso é que, mesmo citando esses nomes todos, não consegues chegar ao número de comentadores de esquerda na CNN. Lindo.
A JAD foi do BE, foi mandatária do Mário Soares, esteve associada ao PS, depois foi candidata do MAS, do Nós Cidadãos e depois do ADN. Um passado de esquerda, mas que tu ignoras prontamente - e bem. Pena não teres a mesma honestidade para o fazer com o Pacheco Pereira.
-----------------
Sobre o Pacheco Pereira: foi de um partido ainda mais de extrema-esquerda que o PCP, o PCP marxista-leninista. Nos anos 80, cria um grupo a favor da SOCIAL-DEMOCRACIA, um MOVIMENTO DE CENTRO-ESQUERDA. Para que fique bem claro na tua cabecinha que social-democracia e social-liberalismo são de centro-esquerda, diz-nos a ciência política e diz-nos a prática partidária por toda a Europa. Vai dar jeito mais para a frente.
Apoia, como bem dizes, o Mário Soares em 86. Um ano depois (não foi um par de anos antes, sê rigoroso no que dizes), torna-se deputado pelo PSD como INDEPENDENTE. Acabaria por tornar-se líder parlamentar do Cavaco. Uma pequena adenda quanto ao Cavaco: corre do PS até ao PCP um certo discernimento do Cavaco Silva como englobando o clube da Thatcher e do Reagan, ou seja, um neoliberal. O que nos prova o seu governo é o contrário: independentemente da avaliação que cada um tem das suas políticas, o Cavaco SEMPRE seguiu a escola keynesiana, o oposto da escola austríaca ou da escola de Chicago.
O teu argumento para avaliar a ideologia das pessoas é ver o partido onde estão. Eu nem vou explicar o ridículo dessa posição, vou optar por isto:
1. O Pacheco Pereira desapareceu do PSD desde os anos Sócrates.
2. O Pacheco sempre defendeu a tese peregrina do PSD enquanto partido social-democrata. Eis algumas citações:
«Por um lado porque conheço muito bem as
características genéticas de um partido como o PSD que acho fundamentais para a sociedade portuguesa, o seu conteúdo reformista, social-democrata; porque tenho respeito por muita gente com quem trabalhei – Cavaco Silva, Manuela Ferreira Leite, Rui Rio, vários»
«
Sá Carneiro nunca quis que o PSD fosse um partido de direita e há muito mais gente no PSD que concorda comigo»
3. O Pacheco participou, em 2016, em ações de campanha da Marisa Matias e do Sampaio da Novoa. Foi eleito pelo governo do PS para administrador da Fundação Serralves. Durante os anos da troika, criticava dia sim, dia não, o governo do PSD / CDS, estando em congressos com outras gentes de esquerda.
4. O Pacheco Pereira NUNCA disse que era de direita.
5. O Pacheco Pereira sempre se assumiu como social-democrata, logo de centro-esquerda.
----------------------------------------------------------------
Essa lista surge das intervenções dessas pessoas, bem como do seu trabalho. Além disso, se fores ao Twitter deles, verás a realidade. Claro, tu concordarás com tudo o que eles defendem, portanto não te preocupes. Convém dizer que a lista surge de uma altura em que os likes ainda eram visíveis. Além do mais, não fui o único a compilá-la.
-----------------------------------------------------------------
O Relvas e o Sócrates também tinham um curso. Isso é uma piada do Choné, e sempre que as pessoas o confrontam com o facto de a sua ideologia não ser coincidente com a do PSD nem com a de alguém de direita, foge do assunto. O social-liberalismo (e digo isto como alguém que teve cadeiras de Ciência Política e afins) é uma ideologia de centro-esquerda, tanto na teoria, tanto na praxis partidária europeia. Não existe UM partido dito social-liberal, conceito que ademais está morto, sendo usado indistintamente com a social-democracia numa panóplia de situações, que não seja de centro-esquerda.
Sempre falei de ideologia e não de partidos. Por fim, eu apontei noutro post o objetivo das minhas intervenções e quais os tocantes problemáticos para mim (não é este).
Esta é a minha última resposta.