Não me parece que te tenha faltado ao respeito.
Também acho que o Putin não vai perder e que a Rússia não se vai transformar numa democracia.
Não é uma luta do bem contra o mal, porque os americanos representam tudo menos o bem, e o Zelensky é um corrupto, mas, como tu dizes, "houve uma invasão que resultou numa guerra".
Geralmente as invasões resultam em guerras, a menos que a parte invadida se deixe invadir e não faça nada.
Para mim, a única razão da invasão foi o alargamento de um território que a Rússia sempre viu como seu.
A ameaça da NATO foi um pretexto. Alguém acredita que a NATO ia atacar a Rússia? O Putin até lhes deu um pretexto, mas ao fim de quase 3 anos nem assim.
Mas se o problema do Putin era a NATO, não lhe correu muito bem. Entretanto, a Finlândia e a Suécia também já aderiram e, mais cedo do que se esperaria, a Ucrânia também vai aderir.
Não, não houve qualquer falta de respeito da tua parte, apenas uma acusação de uso da ideologia, quando o que estou a fazer é o oposto, procuro ser o mais racional possível, olhar para todos os argumentos, analisar e ponderar.
Relativamente à questão deste conflito, qualquer pessoa que tenha uma opinião diferente àquela que é a narrativa que prevalece nos media ocidentais é logo taxada com um rótulo.
A única coisa com a qual discordo um pouco é o motivo da invasão. Aquilo que eu acho é que houve uma reação exagerada da Rússia, mas por outro lado houve um fomentar uma instigação dessa invasão por parte dos americanos. Os americano durante vários anos foram para a Ucrânia plantar a ideia de uma possível adesão à NATO. Para mim, o objetivo era levar os russos a uma reação exagerada, à invasão da Ucrânia. Tentaram o mesmo com Taiwan só que os chineses são bastante mais inteligentes que os russos.
Resumindo, tanto o discurso de ameaça da NATO à Rússia com uma possível adesão da Ucrânia (que nunca vai acontecer nem pode acontecer) assim como o discurso de que o Putin queria anexar a Ucrânia para depois continuar por aí fora e ameaçar a Europa e a liberdade dos europeus, não fazem sentido.
Só que a partir do momento em que os russos tiveram aquela reação e invadiram a Ucrânia, naturalmente os Ucranianos têm de ser apoiados e merecem todo o apoio. Eu não sou contra a Ucrânia ou favor da Rússia, simplesmente tenho uma visão diferente dos motivos que levaram à invasão dos russos.
Neste momento, o que não faz sentido é escalar o conflito para uma guerra direta NATO vs Rússia.
Já morreu imensa gente sem necessidade nenhuma. Os ucranianos não vão ganhar nada, os russos mesmo com todas as dificuldades podem continuar a atirar corpos para cima da Ucrânia durante muito mais tempo.
É preciso negociações de paz e cedências de ambos os lados. A Ucrânia, inevitavelmente, terá de ceder territórios à Rússia. A Rússia, inevitavelmente, não poderá ter tudo aquilo que pretendia com a invasão. E inevitavelmente, a Ucrânia terá de voltar a ser um território neutro, uma adesão à NATO nem sequer faz sentido porque implica um conflito a larga escala. Consegues imaginar os EUA a partilhar fronteira com países que pertençam a uma organização militar controlada pela Rússia ou pela China. Tens alguma dúvida do que aconteceria? A própria adesão da Finlândia e da Suécia foi de uma irresponsabilidade descomunal.