Precisamente.
Todos ou quase todos os que sofreram diretamente com esta guerra se vão revoltar um dia contra Israel. Se pensares que já morreu mais de 2% da população, pelo menos uns 15 a 20% hão de ter perdido um familiar direto. Mais de metade foi deslocada e vive na pobreza extrema. Pensa agora, com base na tua própria resposta, em quão fertil se torna esta zona para os grupos terroristas.
Era este o ponto.
Sem dúvida. E depois? Vão-se juntar os terroristas todos e apagar Israel do mapa? Um país que tem uma capacidade bélica brutal e é directamente apoiado pela potência mais poderosa do mundo?
É exactamente por isso que eu estou farto de dizer que nada vai mudar, aquela parte do mundo vai continuar a existir da mesma forma que existe há milhares de anos: em conflito permanente, porque eles não abdicam das suas crenças e forma de estar.
Claro que ias.
Provavelmente ias sozinho depois de te matarem toda a família.
Vai lá, vê com os teus olhos.
Se tiveres a infelicidade de falar com algum dos colonos que andam de um lado para o outro a receber casas de borla só para ocupar território e expulsar quem lá está em paz depois logo falamos.
Portanto, crias um cenário e quando eu te respondo mudas os parâmetros. Ai essa desonestidade intelectual...
Mas não seja por isso, eu respondo: se a família tivesse sido morta, continuava a ter duas opções: ou ficava para me vingar e provavelmente acabava por matar alguns israelitas antes de me tirarem a tosse, ou saía para me salvar. E então?
Eu nunca disse que os palestinianos não têm razões para lutarem da forma como andam a fazer. Não podem é queixar-se quando o outro lado, que é incomparavelmente mais forte, os amassa.
É difícil perceber isto?