O problema da america para mim sempre foi a "average" da qualidade de educação.
Desde sempre foi famoso que na America tanto tens as melhores "escolas/unis" do mundo mas a media da educação básica da america sempre foi muito baixo se a isso adicionarmos a veia "puritana" que ja vem da fundação, temos a bomba que vai ter de rebentar de alguma forma.
E liberdade na educação para mim tem os que se diga, pk ha ciencias que sao exactas e nao tao abertas a "eu acho que", a nao ser que seja como aquele gajo que diz que 1×1=2.
O Estado é deficitário à decadas, arrecadam muito poucos impostos e a educação está entregue às privadas.
Às privadas tem um sistema de financiamento elitista onde basicamente se compram lugares para os filhos e para quem tem dinheiro.
A grande maioria do dinheiro vai para os programas de grande visibilidade( desportos)
Os EUA é assente na premissa que não importa onde nasceste e como.
Se.tiveres talento e ainda que tenhas de de fazer um caminho mais longo vais ter sucesso.
O que anda acontecer é tornar esse caminho cada vez mais longo.
Tem negligenciado cada vez mais a coesão social e onde os extremos são cada vez mais extremos.
Ou temos os tontinhos ultra conservadores religiosos hipócritas ou temos os tontinhos woke das ideologias de gênero e cavadas do gênero aos pontapés a evidências científicas e cagadas do genero.
Por isso digo as Federaçoes são projectos falhados de Estado