O maior problema é que as grandes unis lá tornaram-se ultra elitistas. E muitas outras estão ultra politizadas.O problema da america para mim sempre foi a "average" da qualidade de educação.
Desde sempre foi famoso que na America tanto tens as melhores "escolas/unis" do mundo mas a media da educação básica da america sempre foi muito baixo se a isso adicionarmos a veia "puritana" que ja vem da fundação, temos a bomba que vai ter de rebentar de alguma forma.
E liberdade na educação para mim tem os que se diga, pk ha ciencias que sao exactas e nao tao abertas a "eu acho que", a nao ser que seja como aquele gajo que diz que 1×1=2.
O acesso ao ensino superior de qualidade nunca foi tão mau como por lá. E somam-se os escândalos de privilégios… E o gravíssimo problema dos empréstimos estudantis que é uma bolha prestes a rebentar.
A realidade é simples hj: nunca as perspectivas de um jovem americano comum ( tb se podem fazer extrapolações para outros.. ) foram tão más em relação à geração anterior. Os pais estão a criar filhos para viver pior que eles proprios pq os sistema ou estão viciados ou politizados ou altamente endividados. E não estão por acaso, são sinais obvios de decadência de um sistema.
A partir daqui:
- ou há muito boa vontade generalizada, tipo kumbaya
- ou a tecnologia safa isto. E, não esquecer, a economia é tb uma tecnologia.
- ou há um reset violento