Mas que porra é que um Livre ou um BE tem a ver com o que se passou na União Soviética por exemplo.
O que é que eles defendem hoje em dia que seja sequer reminescente dessa época? (aliás muito mais ideologos da area do BE por exemplo foram perseguidos na União Soviética do que da tua area política)
Isso é conversa da treta: catalogar para atacar outros direitos. Para a direita, o problema com a extrema esquerda é esta defender imigrantes, pessoas LGBT, minorias, etc.... não é porra nenhuma do século XX
Por muito que te custe não são a mesma coisa. Racismo não é o mesmo que outra coisa qualquer.
Como deves imaginar, já tive esta discussão várias vezes com outras pessoas. E a conclusão a que chego é que é um assunto demasiado ideológico para se chegar a um consenso.
É muito difícil manter uma discussão séria com alguém, por exemplo, que nega factos históricos ocorridos na União Soviética como o Holodomor.
E eu já me cruzei com este tipo de discurso tanto de forma directa como indirecta.
O séc XX mostrou-nos, para o bem e para o mal, o que é o fascismo e o comunismo no poder.
Os dogmas são diferentes. Cada um assume as suas causas e abraçam-se a elas como se fosse sua propriedade e de mais ninguém.
O resultado final? Exactamente o mesmo.
Ambas as ideologias vertem em ditaduras sanguinárias onde não olham a meios para se manterem no poder.
Censura, presos políticos, partido único, campos de concentração, liberdades condicionadas e o povo não passa de peças de uma engrenagem sem direito a opinião e sem poder ambicionar algo mais do que lhe é permitido.
Este conhecimento não está ao alcance de nenhum doutorado em História do séc XX. Está em qualquer livro do 7º ou 8º ano de escolaridade.
Este neo fascismo e neo comunismo apresentam-se de cara lavada. Como não haveria de deixar de ser. Quer dizer, ninguém está à espera que a Le Penis enverga uma bandeira nazi ou o Melochon uma t-shirt do Staline.
Nada disso. Até porque o aldrabão quando nos bate à porta não se apresenta como tal senão levava logo com ela na cara.
Ele quando vem oferece-nos algo. Algo pelo qual estamos desesperados por ter ou neste caso ouvir. E diz-nos que só ele - apenas ele - é capaz de nos ajudar. Mais ninguém.
Como disse, já desisti desta discussão.
Não sei se estou certo ou errado. Não sei se a culpa é minha ou do outro interlocutor.
Sinceramente, nesta fase, já me estou a cagar.
Como cidadão faço o meu papel. Voto nos partidos ao centro. Os moderados.
Mais à direita, mais à esquerda. Vai dependendo das pessoas e das necessidades que acho prementes no momento.
Em partidos saudosistas de outras eras só e sempre terão o meu repúdio.