Não tenho que defender Palestinianos nem Israelitas, agora vir culpar os Árabes pelo genocidio consecutivo de Palestinianos pelos Israelitas é ser-se cego.
Eu, e qualquer motar no lugar dos Palestinianos ficava revoltado com a divisão que foi feita.
Isto é um mapa histórico. Põe-te no lugar dos Palestinianos. Achas que a divisão teve em conta o que eles pensavam? Só em 1948 o exercito Israelita forçou 750 000 pessoas para fora das terras que tinham habitado toda a vida e massacraram 15 000 que se recusaram a sair. todo este assunto foi tratado de uma forma errada desde o início, e os menos culpados nisto tudo foram os civis Palestinianos e já agora os civis Judeus que vinham de 5 anos de fugir a um genocídio e foram colocados numa zona de conflito.
Onde é que eu culpei unicamente os arábes?!! A história daquela região vai muito para além de 1917 onde também existiu perseguição a judeus por parte dos arábes.
Convém também incluir todos os países arábes vizinhos em lugar de se centrar apenas nos palestinianos e países como Libano, Egipto, Síria e até a Jordânia têm muitas culpas na forma como todas as tentativas de acordo fracassaram.
E isso do mapa é bonito mas sem background histórico perde relevância. Em 1917 essa área pertencia ao império otomano. Não era um estado palestiniano. Após a sua dissolução, o estado otomano foi dividido nessa região por França e Inglaterra.
Há uma data clara, onde quanto a mim, os palestinianos têm razão em falar de territórios ocupados e é após a Guerra dos 6 dias mas mesmo depois disso já houve tentativas de chegar a acordos com devolução de parte desses territórios e foi sempre recusado.
Todo este conflito tem séculos de existência e está centrado na religião e na cidade santa de Jerusalém.
As culpas da morte de civis ano após ano são repartidas mas isso não pode impedir de apontar o dedo à intransigência aos líderes arábes e também a alguns líderes mais radicais israelitas cujas políticas de expansão dos colonatos só têm servido para agravar o problema.
Apoio o povo palestiniano na sua luta pela autodeterminação mas não posso olhar para o lado e negar o que os seus líderes e facções extremistas têm feito. Já agora, o único líder israelita que verdadeiramente procurou a paz foi Yitzhak Rabin que curiosamente foi assassinado por um extremista.
Tudo isto parece uma salgalhada mas a história também é de uma complexidade que vai muito além do que as pessoas podem achar certo ou errado
No que toca ao mapa, tentei procura-lo junto da fonte apontada (UN OCHA) e não encontrei. Encontro sim, mapas semelhantes mas com fontes arábes.