PdC é um exemplo de um verdadeiro populista com as suas lutas norte vs sul e encaixa perfeitamente na tua descrição. Tanto que até ele condiciona a democracia interna no NGC.2. [Política] Doutrina ou prática política que procura obter o apoio popular através de medidas ou discursos que, aparentemente, são favoráveis ou agradam às massas.
"populismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/populismo [consultado em 07-07-2022].
Por vezes o melhor é não inventar em demasia. E sim, considero o marcelo um populista de 1.a. agora existe uma diferença na abordagem dos populistas e nas temáticas escolhidas.. uns utilizam a raça e tentam destruir sistemas democráticos de forma explícita e com fundamentalismo ideológico subjacente. Outros de uma forma mais dissimulada e talvez apenas acessória por forma a garantir apenas o poder. Mas não é por isso que não deixam de ser populistas.. terás visto o tweet do hitler.. se isso não é populismo básico então não sei que mais te diga..
Quanto às ligações do trump eu entendo que seja sempre mais fácil ver a coisa pelo lado da teoria da conspiração.. é o caminho mais fácil para tentar subverter a realidade.
Ps: os republicanos também eram conservadores históricos até que surgiu um fulano como o trump.. se a tua linha de argumentação é apenas essa peca por muito escassa..
Estás a desconversar. Estamos a falar de Boris Johnson não de Donald de Trump, são dois políticos diferentes, com ideologias diferentes que convivem com realidade diferentes. Eu só quero saber o que te leva a ligar Boris Johnson a Steve Bannon, quero fontes e fundamentos.
O Trump foi quem trouxe o Bannon à ribalta.
O Boris em nenhum momento tentou condicionar a democracia, apenas tentou resolver o impasse à volta do Brexit, porque a Teresa May em nenhuma situação foi capaz de resolver o problema. Por exemplo já vi António Costa em muitas situações tentar condicionar e controlar as decisões judiciais, como por exemplo a situação do Tribunal de Contas ou quando o DCIAP foi travado em interrogar António Costa e Marcelo em relação ao caso de Tancos.
Última edição: