Actualidade internacional

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Entretanto na zona autónoma Seattle... Viva a revolução.

A Mayor é democrata e diz que se trata apenas de uma "block party" e que não vai fazer nada para impedir o que se está a passar. Entretanto há lojas de pequeno comércio que estão lá metidas no meio e que já foram incendiadas pelos ocupantes. Não há polícia.

Os democratas a oferecerem de mão beijada uns quantos votos a Trump.

Não acho que a Mayor faça isso por ser democrata, faz isso para se efectivamente perceber se a policia é ou não importante.
Porque se os protestos forem violentos, vão ser desacreditados pela opinião publica.
Se os protestos começarem a ser vistos apenas como uma forma de anarquia, rapidamente a opnião publica obrigará a por um termo a isto
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Não acho que a Mayor faça isso por ser democrata, faz isso para se efectivamente perceber se a policia é ou não importante.
Porque se os protestos forem violentos, vão ser desacreditados pela opinião publica.
Se os protestos começarem a ser vistos apenas como uma forma de anarquia, rapidamente a opnião publica obrigará a por um termo a isto
Não foi isso que eu disse. E isto não são protestos. Isto são manifestantes de movimentos radicais de extrema esquerda que tomaram conta de uma zona da cidade, criaram barreiras e muros e vivem lá dentro em total anarquia. Foi a própria Mayor que cedeu a zona do City Hall para ser ocupada pelos manifestantes. Não há polícia, há armas de fogo, todo o tipo de drogas, roubos, pessoas com pequenos negócios que não têm nada a ver com os protestos ficaram dentro da zona e foram perseguidas pelos manifestantes e os seus negócios incendiados. A Mayor diz que isto é democracia e até já visitou a zona e andou pelo meio dos revolucionários.

Ela não faz isto por ser democrata, a maioria dos democratas não concorda com isto, mas há uma parte do partido democrata que apoia este tipo de movimentos de extrema esquerda que são uma ameaça para qualquer sociedade livre.

Isto devia ter sido logo cortado à nascença, não devia ter sido permitido, mas a Mayor achou por bem ceder aquela zona para ser ocupada pelos manifestantes cagando por completo nas pessoas locais. A cada dia que passa aumenta a probabilidade de isto acabar mal. Não vai faltar muito até aparecerem grupos de extrema direita armados a quererem pôr fim àquilo.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,916
6,117
45
Lisboa
Eu já vi os filmes do Eisenstein e da Leni Riefenstahl na RTP 2 e não vejo grande problema nisso, são valiosos documentos históricos apesar de serem instrumentos de propaganda, assim como o Nascimento da Nação que era um filme sobre o KKK (já não me lembro do realizador).

E não percebo muito bem o conceito de revisionismo histórico que defendes, eu alguns posts atrás já referi o que penso das estátuas/monumentos, mas em relação a filmes e livros sou completamente contra qualquer tipo de censura, não entendo quem vê nisso outra coisa que não algo de sinistro, são ideias em forma de obras cinematográficas ou literárias, não aceito que se censurem ideias, mesmo as que são más.

Que lá se meta uma aviso ainda percebo, mas isso já me parece uma situação a ser salvaguardada pelos avisos sobre as idades recomendadas, não percebo porque um adulto precisa de um aviso para ver algo, isso é a infantilização do ser humano.
Eu não estou a defender censura nenhuma. Muito pelo contrário. Primeiro, estou a dizer aquilo que a HBO comunicou e que me parece perfeitamente compreensível, e segundo estou a dizer que o entendimento Histórico de uma obra ou de um autor devem ser continuamente debatidos principalmente em momentos como este em que são postos em causa. Este unanimismo bacoco de última hora em torno de alguns deles é tão mau como a própria censura.

PS: E num à parte, como é que isto se enquadra num entendimento liberal da actividade de uma empresas privadas? São livres de definir o que emitem ou não? É que todos os meses vários filmes e séries vão sendo retirados da grelha naturalmente.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,916
6,117
45
Lisboa
Africa foi o berço dos humanos e os humanos de etnia negra foram os primeiros a existir.
Nem sei como os descedentes dos primeiros humanos conseguem estar atrás de qualquer outra etnia.
Aliás como se vê hoje no continente Africano continuam atrás.Na Africa Negra hoje ainda se vive exactamente da mesma forma antes dos imperios e da escravatura europeia(sociedade tribal).
O mais irónico é que antes da escravatura europeia, a grande maioria da etnia negra vivia escravizada pelos seus proprios pares.

Como já disse anteriormente, toda esta discussão está enviesada em torno da policia e de uma forma de racismo(que nos querem fazer querer que é pior que outras) sem abordar nenhum das variaveis que necessitam obrigatoriamente de discussão.
1° África ter povos mais atrasados em termos de evolução dá ou deu direito ZERO a outro povo de o escravizar.

2° e muito mais importante. Obviamente os racismos não são todos iguais. Por uma questão de princípio, e levando ao extremo, o racismo do escravo tem muito mais razão de ser do que o do amo, no meu entender. E voltando-me a repetir, os EUA ainda estão muito longe de ser um país onde é igual nascer-se branco ou negro.

3° Independentemente disso a polícia Americana tem um claro problema de associação a atos racistas, que é absolutamente intolerável para uma instituição representante do Estado.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
1° África ter povos mais atrasados em termos de evolução dá ou deu direito ZERO a outro povo de o escravizar.

2° é muito mais importante. Obviamente os racismos não são todos iguais. Por uma questão de princípio, e levando ao extremo, o racismo do escravo tem muito mais razão de ser do que o do amo, no meu entender. E voltando-me a repetir, os EUA ainda estão muito longe de ser um país onde é igual nascer-se branco ou negro.

3° Independentemente disso a polícia Americana tem um claro problema de associação a atos racistas, que é absolutamente intolerável para uma instituição representante do Estado.
1º mas se forem escravizados pela propria etnia já não é problema?

2º não não é!O racismo de brancos contra pretos não é mais(nem menos) importante que qualquer outra forma de racismo, discriminação ou xenofobia.É igualmente importante portanto qualquer medida que se imponha para acabar com racismo terá de ser abrangente em termos de etnias, grupos religiosos, genero e outros factores de risco.

3º a policia americana tem o problema da sociedade americana visto que é composta por individuos americanos.Quando se resolverem os problemas das pessoas, o problema da policia desaparece.
Podemos debater o problemas da sociedade americana, esses sim a grande genese dos problemas.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Eu não estou a defender censura nenhuma. Muito pelo contrário. Primeiro, estou a dizer aquilo que a HBO comunicou e que me parece perfeitamente compreensível, e segundo estou a dizer que o entendimento Histórico de uma obra ou de um autor devem ser continuamente debatidos principalmente em momentos como este em que são postos em causa. Este unanimismo bacoco de última hora em torno de alguns deles é tão mau como a própria censura.

PS: E num à parte, como é que isto se enquadra num entendimento liberal da actividade de uma empresas privadas? São livres de definir o que emitem ou não? É que todos os meses vários filmes e séries vão sendo retirados da grelha naturalmente.
Discutir e procurar contextualizar e enquadrar historicamente determinados monumentos, percebo e acho útil. Não vejo qualquer utilidade em relação a obras literárias ou filmes. O que há para contextualizar? Não é óbvio o contexto histórico? Se vamos entrar por este caminho estamos a infantilizar a discussão e uma comunidade inteira e não me parece de todo que esse seja o caminho. Aliás, abre um precedente bastante grave.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,335
26,630
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Já existem casos de cidades nos U.S onde a polícia foi profundamente intervencionada..


O problema será sempre o mesmo, será que resultou ou não? Tendo em conta que o passado era isto parece óbvio que só podia melhorar..



O problema é que as pessoas pensam que isto só sucede nos dias de hoje, pessoas que estão desatentas à história..
 
  • Like
Reações: Czarli9

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Raça só conheço as dos cães, gatos, cavalos por aí.
Nós, humanos, somos todos da mesma raça, a humana. Racismo é a falácia de considerar que existem raças diferentes.
O facto de considerares uma.mais evoluída do que outra, depende do plano de realidade em que te encontras.
Não será certamente um erro dizer que, no plano tecnológico, África não está ao mesmo nível do resto do mundo. E podemos incluir os avanços da medicina na tecnológia.
Mas, mais importante, é perceber que efetivamente somos diferentes, e é. Essa diferença que tem contribuído para o avanço da humanidade. O período das descobertas ou como lhe queiram chamar foi talvez o período de maior desenvolvimento da história da humanidade, porque a troca de experiencias, produtos e conhecimento nos permitiu avançar, enquanto raça. É a diferença, a alteridade, a capacidade de confrontar e conjugar diferentes pontos de vista que nos permitem avançar.

Sobre "cultura" e "etnia", gostava que quem fala nesses conceitos os definisse.

Para ajudar, deixo vos o Paradoxo do Barbeiro, copiei da internet por preguiça:
O barbeiro é um homem da cidade que faz a barba de todos aqueles, e somente dos homens da cidade que não barbeiam a si mesmos. Tudo isso parece perfeitamente lógico, até que se coloca a questão paradoxal:
  • Quem barbeia o barbeiro?
Eu sou português, a minha mulher é asiática, os nossos três filhos são todos diferentes, entre o moreno escuro de cabelo encaracolado e o loiro platinado de olho azul.
Em que cultura ou etnia os devo inserir?
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,916
6,117
45
Lisboa
1º mas se forem escravizados pela propria etnia já não é problema?

2º não não é!O racismo de brancos contra pretos não é mais(nem menos) importante que qualquer outra forma de racismo, discriminação ou xenofobia.É igualmente importante portanto qualquer medida que se imponha para acabar com racismo terá de ser abrangente em termos de etnias, grupos religiosos, genero e outros factores de risco.

3º a policia americana tem o problema da sociedade americana visto que é composta por individuos americanos.Quando se resolverem os problemas das pessoas, o problema da policia desaparece.
Podemos debater o problemas da sociedade americana, esses sim a grande genese dos problemas.
A escravatura a que te referes em África é de uma raça sobre outra. Tem o mesmo tipo de fundamento racista. Para nós europeus é que são todos iguais.

Para mim é inconcebível que se ache igual um branco achar que tem direito a possuir a vida um negro por este ser de uma raça inferior, igual a um negro que odeia a raça de quem sempre o aprisionou, obrigou a trabalho forçado, humilhou, violentou e fez o mesmo aos seus pais e filhos. (Num nível obviamente, diferente no presente continua a haver uma raça dominante e uma dominada e quanto mais não seja a diferença de tratamento policial continua a existir e tem-se agravado)
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Já existem casos de cidades nos U.S onde a polícia foi profundamente intervencionada..


O problema será sempre o mesmo, será que resultou ou não? Tendo em conta que o passado era isto parece óbvio que só podia melhorar..



O problema é que as pessoas pensam que isto só sucede nos dias de hoje, pessoas que estão desatentas à história..
Ninguem aqui está contra as reformas e a situação de Camden pode ajudar.
Agora como é que os EUA pode reverter o racismo edemico na sociedade?Como é que podem ser criadas condições para conseguir dar condições de educação e saude em bairros problematicos autenticas fabricas de delinquencia?
Como se muda a forma de pensar de um país que foi construido da forma mais liberal que conhecemos na Historia?

Não se pode dissociar aquilo que um país é por quem e de que forma foi criado.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
A escravatura a que te referes em África é de uma raça sobre outra. Tem o mesmo tipo de fundamento racista. Para nós europeus é que são todos iguais.

Para mim é inconcebível que se ache igual um branco achar que tem direito a possuir a vida um negro por este ser de uma raça inferior, igual a um negro que odeia a raça de quem sempre o aprisionou, obrigou a trabalho forçado, humilhou, violentou e fez o mesmo aos seus pais e filhos. (Num nível obviamente, diferente no presente continua a haver uma raça dominante e uma dominada e quanto mais não seja a diferença de tratamento policial continua a existir e tem-se agravado)
Só há uma raça a humana a saber homo sapiens.
Existem é etnias.Dai se falar em etnia branca, asiatica, hispanica, africana e assim sucessivamente.

Para mim todas as formas de racismo são igualmente despreziveis.Desde um branco que teve escravos ao Africano que possui os seus semelhantes como escravos, passando pelas limpezas etnicas praticadas pelos imperios chines e japones nas epocas de expansão

Os EUA tem na composição de sociedade 31 etnias diferentes(provavelmente o país mais heterogeneo do mundo) já para não falar do grupos religiosos.
Obviamente que há uma etnia dominante!Existe uma etnia que tem cerca de 3/4 da população!
E imagine se que isso existe em 99% dos paises do mundo!!!Uma etnia ou uma religião dominante em cada país.

Eu reforço o problema não é esse
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,916
6,117
45
Lisboa
Discutir e procurar contextualizar e enquadrar historicamente determinados monumentos, percebo e acho útil. Não vejo qualquer utilidade em relação a obras literárias ou filmes. O que há para contextualizar? Não é óbvio o contexto histórico? Se vamos entrar por este caminho estamos a infantilizar a discussão e uma comunidade inteira e não me parece de todo que esse seja o caminho. Aliás, abre um precedente bastante grave.
Acho que está muito longe de ser óbvio. E para mim, por exemplo, foi tão infantil a pintura da estátua como a reação generalizada de defesa do próprio Padre António Vieira. Uma defesa primária sem o mínimo conteúdo, de muita gente que obviamente nem sequer conhece a obra toda incluindo as passagens mais ambíguas. E em relação ao filme é igual, se não se tivesse levantado a questão ia continuar a ser "visto" por uma parte considerável das pessoas como um bonito épico com uma linda história de amor pelo meio (muitas delas nunca o viram, o que é mais irónico). Mais, o filme tem um valor provavelmente ainda maior se lhe acrescentarmos o facto de mostrar que o entendimento racial muitos anos depois da abolição da escravatura ainda era muito semelhante.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,916
6,117
45
Lisboa
Só há uma raça a humana a saber homo sapiens.
Existem é etnias.Dai se falar em etnia branca, asiatica, hispanica, africana e assim sucessivamente.

Para mim todas as formas de racismo são igualmente despreziveis.Desde um branco que teve escravos ao Africano que possui os seus semelhantes como escravos, passando pelas limpezas etnicas praticadas pelos imperios chines e japones nas epocas de expansão

Os EUA tem na composição de sociedade 31 etnias diferentes(provavelmente o país mais heterogeneo do mundo) já para não falar do grupos religiosos.
Obviamente que há uma etnia dominante!Existe uma etnia que tem cerca de 3/4 da população!
E imagine se que isso existe em 99% dos paises do mundo!!!Uma etnia ou uma religião dominante em cada país.

Eu reforço o problema não é esse
A questão da raça é semântica. Se a maior parte das pessoas fala de raça quando se fala de descriminação racial para que é que vamos estar aqui com floreados e dispersarmo-nos do essencial. Até podia falar de cor em vez de raça para ser mais explicito. É indiferente.

O resto que dizes é muito engraçado mas não bate certo porque há claramente um problema de excesso de violência exercido por polícias brancos sobre indivíduos negros sem qualquer justificação que não a cor da pele.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
A questão da raça é semântica. Se a maior parte das pessoas fala de raça quando se fala de descriminação racial para que é que vamos estar aqui com floreados e dispersarmo-nos do essencial. Até podia falar de cor em vez de raça para ser mais explicito. É indiferente.

O resto que dizes é muito engraçado mas não bate certo porque há claramente um problema de excesso de violência exercido por polícias brancos sobre indivíduos negros sem qualquer justificação que não a cor da pele.
Sabias que dos 3 policias no caso Floyd 2 são asiaticos?
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,916
6,117
45
Lisboa
Sabias que dos 3 policias no caso Floyd 2 são asiaticos?
Sei. O que é que isso tem a ver? Não foi um ato com motivação evidentemente racista? É isso que queres negar?

Agora pensa assim, se vários assassinatos iguais a este têm sido filmados e resultado em morte, quantos não foram filmados nem resultaram em morte mas incluíram violência excessiva e desproporcionada e racialmente dirigida?
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Sei. O que é que isso tem a ver? Não foi um ato com motivação evidentemente racista?
Do assassino de facto que é branco e dos colegas asiaticos sim.
Daí eu dizer que a alegação de todo este celeuma se de branco para preto não fazer sentido porque estão lá 2 asiaticos ao barulho(provavelmente igualmente racistas).

O pessoal faz muitas generalizações porque o que se tem dito que há um complot de brancos contra pretos(desmentidos pelos dados) ou que a policia no global atinge em percentagem mais pretos que brancos(tambem desmentidos pelos dados).

O que eu quero dizer é que aqueles 3 individuos que estão presos e usam distintivo são racistas, não é a policia que é racista.

È preciso atenção as generalizações porque ficam sempre curtas
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
O resto que dizes é muito engraçado mas não bate certo porque há claramente um problema de excesso de violência exercido por polícias brancos sobre indivíduos negros sem qualquer justificação que não a cor da pele.







Eu também tinha essa ideia e essa percepção, mas não passa disso percepção. Não existe um problema de excesso de violência exercido por polícias brancos sobre indivíduos negros, existe um problema de violência que implica um número grande variáveis, o problema é que a maioria das análises usa o racismo nas lacunas por preencher e de certa forma cria-se uma percepção errada e generalizada que é exacerbada pela comunicação social. Existe racismo na polícia, existem situações pontuais de violência excessiva sobre negros, da mesma forma que existe sobre brancos e outras etnias. Isto pode-nos levar a outra discussão que é o facto de indivíduos negros serem o maior foco das operações policiais, aqui pode estar a variável do racismo envolvida, bem como outras como o facto da criminalidade ser maior na comunidade negra e de se criarem estereotipos que acabam por se perpetuar na polícia.

Em relação à brutalidade policial ser maior em relação à comunidade negra, não há nada que o sugira e os dados e todos os estudos mais recentes que saíram em relação a isso concluem que não existe uma motivação racial relacionada com a brutalidade policial.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Sei. O que é que isso tem a ver? Não foi um ato com motivação evidentemente racista? É isso que queres negar?

Agora pensa assim, se vários assassinatos iguais a este têm sido filmados e resultado em morte, quantos não foram filmados nem resultaram em morte mas incluíram violência excessiva e desproporcionada e racialmente dirigida?
E quantos policias negros, asiaticosou hispanicos assassinaram pretos brancos, hispanicos, asiaticos?
Infelizmente não foram todos filmados para se estabelecer uma comparação mas os dados existem.
Se colocares os dados à mesma percentagem de videos se calhar a coisa não seria tão obvia.

Mas os dados são só numeros no papel né?
Não tem o impacto visual de um assassinato filmado em tempo real.

Manipular as massas é muito facil hoje em dia.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,916
6,117
45
Lisboa





Eu também tinha essa ideia e essa percepção, mas não passa disso percepção. Não existe um problema de excesso de violência exercido por polícias brancos sobre indivíduos negros, existe um problema de violência que implica um número grande variáveis, o problema é que a maioria das análises usa o racismo nas lacunas por preencher e de certa forma cria-se uma percepção errada e generalizada que é exacerbada pela comunicação social. Existe racismo na polícia, existem situações pontuais de violência excessiva sobre negros, da mesma forma que existe sobre brancos e outras etnias. Isto pode-nos levar a outra discussão que é o facto de indivíduos negros serem o maior foco das operações policiais, aqui pode estar a variável do racismo envolvida, bem como outras como o facto da criminalidade ser maior na comunidade negra e de se criarem estereotipos que acabam por se perpetuar na polícia.

Em relação à brutalidade policial ser maior em relação à comunidade negra, não há nada que o sugira e os dados e todos os estudos mais recentes que saíram em relação a isso concluem que não existe uma motivação racial relacionada com a brutalidade policial.
Isso não é verdade. Essa estatística repetida vezes sem conta é desprovida de enquadramento sobre a motivação. É óbvio que a maior parte das situações de assassinatos não têm a ver com raça, mau era se assim fosse. Já tinhas o país completamente a ferro e fogo. A análise teria que ser muito mais complexa, tinhas que eliminar as situações que estão associadas a crimes cometidos, seleccionar apenas aquelas que se enquadram em violência desproporcionada, depois tinhas que ter em conta a distribuição racial da população na zona do ato em si, e tinhas que enquadrar tudo naquilo que são as estatísticas de um país mais "normal".
Por alguma razão as polícias dos vários estados estão a ser alvo de reformas drásticas.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072





Eu também tinha essa ideia e essa percepção, mas não passa disso percepção. Não existe um problema de excesso de violência exercido por polícias brancos sobre indivíduos negros, existe um problema de violência que implica um número grande variáveis, o problema é que a maioria das análises usa o racismo nas lacunas por preencher e de certa forma cria-se uma percepção errada e generalizada que é exacerbada pela comunicação social. Existe racismo na polícia, existem situações pontuais de violência excessiva sobre negros, da mesma forma que existe sobre brancos e outras etnias. Isto pode-nos levar a outra discussão que é o facto de indivíduos negros serem o maior foco das operações policiais, aqui pode estar a variável do racismo envolvida, bem como outras como o facto da criminalidade ser maior na comunidade negra e de se criarem estereotipos que acabam por se perpetuar na polícia.

Em relação à brutalidade policial ser maior em relação à comunidade negra, não há nada que o sugira e os dados e todos os estudos mais recentes que saíram em relação a isso concluem que não existe uma motivação racial relacionada com a brutalidade policial.
Houve a divulgação alguns posts atrás, de um dado estatistico que o indice escolar da comunidade afro americana que é o mais baixo das 4 etnias mais numerosas nos EUA sendo que os asiaticos a mais alta.
Curiosamente dizem os dados estatisticos que ser asiatico nos EUA é muito mais susceptivel de sofrer um ataque racista que qualquer outra etnia.

Todos sabemos que existe uma correlação entre baixa escolaridade e criminalidade violenta.

Agora eu pergunto?Porque é que a comunidade Afro americana é a menos escolarizada?