Actualidade internacional

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Eu acho que há neste momento um pouco de tudo naquele movimento, eles todos usam a mesma terminologia mas na prática querem coisas diferentes, uns querem reformar, outros querem reduzir o investimento e aplicar esse dinheiro em apoios sociais, e sim, outros querem mesmo acabar com a policia e sabe-se lá substituir por não sei bem o quê.

Os que querem reformar estão certos, é nisso que devia toda a gente estar focada.

Os que querem reduzir o investimento para usar em apoios sociais, embora bem intencionados creio que não percebem que o cálculo sobre aquilo que deve ser investido na policia e/ou em apoios sociais já foi feito e houve uma conclusão sobre o que devia ir para a policia dentro de uma perspectiva de bem estar global, não fazendo agora sentido reverter esse consenso por uma questão de óptica politica depois dos protestos, é pôr a politica à frente dos factos.

Os que querem acabar com a policia é tudo gente maluca e com enorme falta de noção, e os acéfalos que os vão incentivando nas redes sociais para terem likes são pouco melhores que eles.
Como é óbvio. As reformas são fundamentais e é nesse sentido que a discussão deve ser feita.

Em relação a quem quer a redução do investimento, é uma premissa perigosa, que pode perfeitamente levar ao colapso da polícia e pode ser usada como primeiro passo para levar mesmo à sua abolição.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,904
22,306
Gaia
Reconheço o esforço hercúleo e a tenacidade com que a malta da direita continua a tentar desculpabilizar os crimes racistas da policia dos EUA mas infelizmente tenho uma má noticia para dar. As eleições nos EUA são a 3 de de Novembro. Sim, Trump vai perder.

Podem começar a "trabalhar" pelo lado de ele não aceitar a derrota nas eleições.
--------------------

Não estejas tão seguro. Infelizmente os states são uma caixa de surpresas. Até Novembro aquillo vai ser injetar guito aos milhoes, vai haver montes de fakenews, e o próprio Biden não ajuda. O Al gore e Hillary perderam eleições garantidas.
 
  • Like
Reações: Czarli9

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
É simples a razão do racismo existente é o passado. Recente e anterior. E o facto de nunca ter existido uma catarse Histórica desse passado só vai continuar a perpetuá-lo. É indiferente a raça. Se fosse o negro a escravizar o negro provavelmente a situação seria contrária. Mas não foi. E neste caso é só ridículo esperar que seja a comunidade negra a pacificar a situação. Não tem por que ser. Muito pelo contrário. Tem que se continuar a expressar, da forma que for necessária até deixar de ser tratada de forma diferente.
Uma discussão interessante, seria tentar perceber o que levou a que comunidades como os negros e os índios tenham tantas dificuldades e não tenham ultrapassado as questões raciais ao contrário de outras comunidades que têm maior sucesso, como a comunidade asiática, as comunidades das ilhas do pacífico, os persas, os judeus, os indianos, etc. São discussões honestas e que podem acrescentar bastante até porque todas as comunidades sofreram/sofrem racismo e preconceito. Se olharmos para o passado, os negros foram levados para os EUA como escravos, os índios foram levados quase ao extermínio e hoje em dia isso reflecte-se através do facto de serem as comunidades com menor rendimento médio familiar anual. O racismo é evidente, mas tem que ser mais que isso, têm que existir mais variáveis, algum tipo de constrangimentos culturais e históricos...
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,913
6,110
45
Lisboa
Como é evidente. Como seria a vida em muitos bairros dos EUA sem a presença da polícia? Seria um inferno para a maioria dos moradores e par muitas minorias.
O que é triste é que estas ideias idiotas não ficam por aqui. Querem também cortar os fundos à ciência, porque acham que a ciência e os cientistas são racistas porque a ciência não vai de encontro às narrativas destes movimentos woke e os descredibiliza totalmente. Já existem instituições a ceder à pressão e a despedir professores e cientistas que publicaram artigos que feriam a susceptibilidade de determinados grupos. Temos livros a serem retirados das prateleiras, filmes a serem retirados das plataformas de streaming, etc.
Calma que estás a misturar coisas. Tb nunca ouvi ninguém queixar-se da HBO ou a Netflix não incluirem filmes do Eisenstein ou da Leni Riefenstahl. E o "E tudo é o vento levou" não é propriamente um filmes isento no aspecto do racismo. A HBO tb não disse que o iria remover definitivamente nem editar, apenas acrescentar uma nota de enquadramento histórico.
Essa reação contra tudo o que sejam revisões da História é extremamente limitada e limitadora. É uma das funções da História, como Ciência , rever-se a si própria. Esta espécie de limpeza que se tenta fazer sobre obras e autores do passado, à boleia destas movimentações sociais é por si só uma forma de obscurantismo. Em vez de se aproveitar a época para se analisar por exemplo em maior profundidade a verdade Histórica sobre as obras do padre António Vieira ou o do Victor Fleming, opta-se simplesmente por tomar parte de um dos lados.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,338
5,127
Conquistas
1
  • Junho/18
É simples a razão do racismo existente é o passado. Recente e anterior. E o facto de nunca ter existido uma catarse Histórica desse passado só vai continuar a perpetuá-lo. É indiferente a raça. Se fosse o negro a escravizar o negro provavelmente a situação seria contrária. Mas não foi. E neste caso é só ridículo esperar que seja a comunidade negra a pacificar a situação. Não tem por que ser. Muito pelo contrário. Tem que se continuar a expressar, da forma que for necessária até deixar de ser tratada de forma diferente.
Eu acho que existe alguma confusão em relação ao que legitimamente deveria ser uma agenda anti racista nas sociedades ocidentais, porque é algo que a dado momento e em algumas cabeças se misturou com outros conceitos e narrativas ideológicas, quando na prática apenas se deveria referir a um tratamento similar perante a lei, que não permitisse a instituições públicas e privadas descriminar com base no grupo étnico.

É porque tribalismo sempre vai existir, e algum desse tribalismo será racial, mas aquilo que vai na cabeça das pessoas só se torna um problema se depois estão em condições através das instituições que referi atrás, descriminarem alguém com base no grupo étnico.

No entanto há quem depois leve isto para responsabilização colectiva de um grupo étnico com base no passado, e nem sequer me refiro ao passado de um individuo em especifico mas sim aquilo que gente da sua etnia no passado fez a outra etnia, e entendem tudo isto dentro do contexto de restituição histórica por males causados, aí começa uma contabilidade manhosa que não me parece muito saudável para nenhuma sociedade para além de ser absurdo que alguém seja julgado como culpado por algo sobre o qual não tem qualquer controlo (a sua etnia).

Resumindo, eu acho bem que se a população negra dos EUA entenda que se em determinado sector não está a ter o mesmo tratamento que o resto da população, proteste até conseguir mudar isso, desde que obviamente isso seja mesmo o que está a acontecer (porque nem todas reivindicações são baseadas em pressupostos reais), assim como se o objectivo desses protestos for apenas para os pôr a par do resto da população e não exigir um estatuto especial para si mesmos.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,913
6,110
45
Lisboa
Uma discussão interessante, seria tentar perceber o que levou a que comunidades como os negros e os índios tenham tantas dificuldades e não tenham ultrapassado as questões raciais ao contrário de outras comunidades que têm maior sucesso, como a comunidade asiática, as comunidades das ilhas do pacífico, os persas, os judeus, os indianos, etc. São discussões honestas e que podem acrescentar bastante até porque todas as comunidades sofreram/sofrem racismo e preconceito. Se olharmos para o passado, os negros foram levados para os EUA como escravos, os índios foram levados quase ao extermínio e hoje em dia isso reflecte-se através do facto de serem as comunidades com menor rendimento médio familiar anual. O racismo é evidente, mas tem que ser mais que isso, têm que existir mais variáveis, algum tipo de constrangimentos culturais e históricos...
Cada uma tem uma história própria, e isso justifica uma reacção própria. E indo às raízes de tudo, o facto de os índios e o negros terem sido "apanhados" pelos brancos em estadios anteriores de evolução científica e social prejudicou-os até hoje. E é estúpido que seja assim.

PS: os judeus são o exemplo máximo da situação contrária. A sua ida para os Estados Unidos foi favorecida e incentivada precisamente pela sua valia "científica" e "económica". E mesmo assim ainda existe uma quantidade de Americanos que quando puder os põe a andar.
 
  • Like
Reações: Czarli9

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,338
5,127
Conquistas
1
  • Junho/18
Uma discussão interessante, seria tentar perceber o que levou a que comunidades como os negros e os índios tenham tantas dificuldades e não tenham ultrapassado as questões raciais ao contrário de outras comunidades que têm maior sucesso, como a comunidade asiática, as comunidades das ilhas do pacífico, os persas, os judeus, os indianos, etc. São discussões honestas e que podem acrescentar bastante até porque todas as comunidades sofreram/sofrem racismo e preconceito. Se olharmos para o passado, os negros foram levados para os EUA como escravos, os índios foram levados quase ao extermínio e hoje em dia isso reflecte-se através do facto de serem as comunidades com menor rendimento médio familiar anual. O racismo é evidente, mas tem que ser mais que isso, têm que existir mais variáveis, algum tipo de constrangimentos culturais e históricos...
Dou um exemplo melhor dos que estás a dar, emigrantes da Jamaica e de países africanos, que emigram para os EUA e começam a sua vida em condições económicas por vezes inferiores aos negros americanos que já lá estão, e que vivem muitas vezes nas mesmas zonas, conseguem muito mais facilmente convergir economicamente com o resto da população que os tradicionais negros americanos.

Isto é gente que a policia e outras instituições americanas não sabe que são emigrantes até abrirem a boca, e que mesmo que saibam não possuem quaisquer motivos para os ajudar mais que aos outros negros, e no entanto a mobilidade social desses grupos é muito superior.

Variáveis culturais como o enorme número de tradicionais negros americanos que nascem em lares monoparentais, pouca importância dada à escolaridade, glamorização da violência dos gangs, assim como muitas outras, tudo isso ajuda a explicar o porquê desta comunidade sentir tantas dificuldades, não é só uma falta de apoios estatais, até porque por exemplo em Portugal vais à cova da moura e tens lá gente que sonhava ter o tipo de apoios sociais que se recebem nos EUA, e isto só para referir que mesmo que certamente pudessem fazer mais pela sua minoria negra, os EUA não são certamente o pior dos exemplos no que se refere a apoios económicos a comunidades carenciadas.
 
  • Like
Reações: John Wick

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,913
6,110
45
Lisboa
Eu acho que existe alguma confusão em relação ao que legitimamente deveria ser uma agenda anti racista nas sociedades ocidentais, porque é algo que a dado momento e em algumas cabeças se misturou com outros conceitos e narrativas ideológicas, quando na prática apenas se deveria referir a um tratamento similar perante a lei, que não permitisse a instituições públicas e privadas descriminar com base no grupo étnico.

É porque tribalismo sempre vai existir, e algum desse tribalismo será racial, mas aquilo que vai na cabeça das pessoas só se torna um problema se depois estão em condições através das instituições que referi atrás, descriminarem alguém com base no grupo étnico.

No entanto há quem depois leve isto para responsabilização colectiva de um grupo étnico com base no passado, e nem sequer me refiro ao passado de um individuo em especifico mas sim aquilo que gente da sua etnia no passado fez a outra etnia, e entendem tudo isto dentro do contexto de restituição histórica por males causados, aí começa uma contabilidade manhosa que não me parece muito saudável para nenhuma sociedade para além de ser absurdo que alguém seja julgado como culpado por algo sobre o qual não tem qualquer controlo (a sua etnia).

Resumindo, eu acho bem que se a população negra dos EUA entenda que se em determinado sector não está a ter o mesmo tratamento que o resto da população, proteste até conseguir mudar isso, desde que obviamente isso seja mesmo o que está a acontecer (porque nem todas reivindicações são baseadas em pressupostos reais), assim como se o objectivo desses protestos for apenas para os pôr a par do resto da população e não exigir um estatuto especial para si mesmos.
Eu acho que essa confusão vem precisamente de quem é racista ou reage contra o anti-racismo. Estas, manifestações são contra o racismo e a violência policial. PONTO! É normal que tragam para a rua todos os movimentos que são abertamente anti-racistas ou contra a violência policial, sejam antifas, sejam anti-homofobicos, sejam o que forem. E isso não implica que ao concordares com estas movimentações tenhas que concordar com a ideologia de todos os que estão nas ruas. Nem isso era possível, pelo tão simples facto de muitos deles próprios serem politicamente antagónicos.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,338
5,127
Conquistas
1
  • Junho/18
Eu acho que essa confusão vem precisamente de quem é racista ou reage contra o anti-racismo. Estas, manifestações são contra o racismo e a violência policial. PONTO! É normal que tragam para a rua todos os movimentos que são abertamente anti-racistas ou contra a violência policial, sejam antifas, sejam anti-homofobicos, sejam o que forem. E isso não implica que ao concordares com estas movimentações tenhas que concordar com a ideologia de todos os que estão nas ruas. Nem isso era possível, pelo tão simples facto de muitos deles próprios serem politicamente antagónicos.
Mas eu nunca disse que não concordava com as manifestações, apenas não concordo com alguns dos actos de quem se manifestava de forma violenta ou de algumas das reivindicações mais absurdas, que vão bem para além da luta anti racismo e entram no campo ideológico.

E creio que a maior parte das pessoas mesmo na direita do espectro politico quer aqui ou nos EUA também vêem isso da mesma forma, e apenas querem poder fazer essa ressalva sem que para isso sejam apelidados de extrema direita só porque não dizem sim a tudo o que estão a ver, para que não haja confusão sobre aquilo que acham ser razoável ou não.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,098
41,212
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
São uma minoria silenciosa nos USA porque não dão jeito para certo tipo de narrativas.
Devido ao regime de cotas que existem em muitas universidades americanas, têm mesmo de tirar melhores notas para entrar do que o resto da população.


Visualizar anexo 630

É tudo muito bonito, e os meninos são todos muito a favor da igualdade, desde que as minorias fiquem lá nos bairros deles, e não queiram ir para os mesmos condominios, as mesmas escolas, frequentar os mesmos restaurantes etc.

Alias em PT tivemos o exemplo perfeito deste caviarismo com o Livre, a Joacine era excelente vamos lá eleger uma mulher negra, usaram-na para conseguir o dinheiro, a partir do momento em que a Joacine não quis obedecer ao Tavares, cancelaram-na logo, e acusaram-na de tudo e mais alguma coisa, e depois é esta gente que diz que é anti racista...

Há uma ala radical na esquerda que faz negocio a partir deste tipo de politicas identitárias, e em grande parte tem que ver com dinheiro e poder, e esse negocio é alimentado pelas redes sociais que lucram com isso, pela imprensa que tambem vende com isso, e claro no mercado das celebridades etc. E esse tipo de gente não quer saber de ninguem fazem tudo por dinheiro e por poder, não ajudam em nada, não resolvem problemas de ninguem.

É esse tipo de gente que pode andar a difamar o Daryl Davis que foi citado umas paginas atrás,

E na mesma onda Maajid Nawaz..

 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,098
41,212
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Chis Rock nos anos 90.
Estamos em 2020.

Há umas semanas, foram ao bau buscar um video do Fellon, obviamente o Chris Rock não teve nenhum problema com o sketch e foi convidado dele n vezes, mas lá está o negocio, o Fellon ajoelhou a isto... porque tambem faz parte do negocio dele..

 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,338
5,127
Conquistas
1
  • Junho/18
Calma que estás a misturar coisas. Tb nunca ouvi ninguém queixar-se da HBO ou a Netflix não incluirem filmes do Eisenstein ou da Leni Riefenstahl. E o "E tudo é o vento levou" não é propriamente um filmes isento no aspecto do racismo. A HBO tb não disse que o iria remover definitivamente nem editar, apenas acrescentar uma nota de enquadramento histórico.
Essa reação contra tudo o que sejam revisões da História é extremamente limitada e limitadora. É uma das funções da História, como Ciência , rever-se a si própria. Esta espécie de limpeza que se tenta fazer sobre obras e autores do passado, à boleia destas movimentações sociais é por si só uma forma de obscurantismo. Em vez de se aproveitar a época para se analisar por exemplo em maior profundidade a verdade Histórica sobre as obras do padre António Vieira ou o do Victor Fleming, opta-se simplesmente por tomar parte de um dos lados.
Eu já vi os filmes do Eisenstein e da Leni Riefenstahl na RTP 2 e não vejo grande problema nisso, são valiosos documentos históricos apesar de serem instrumentos de propaganda, assim como o Nascimento da Nação que era um filme sobre o KKK (já não me lembro do realizador).

E não percebo muito bem o conceito de revisionismo histórico que defendes, eu alguns posts atrás já referi o que penso das estátuas/monumentos, mas em relação a filmes e livros sou completamente contra qualquer tipo de censura, não entendo quem vê nisso outra coisa que não algo de sinistro, são ideias em forma de obras cinematográficas ou literárias, não aceito que se censurem ideias, mesmo as que são más.

Que lá se meta uma aviso ainda percebo, mas isso já me parece uma situação a ser salvaguardada pelos avisos sobre as idades recomendadas, não percebo porque um adulto precisa de um aviso para ver algo, isso é a infantilização do ser humano.
 
  • Like
Reações: Dragao das Antas

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,667
22,827
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Estou 100% de acordo. Façam de Minneapolis o ground zero para esse teste. Acabem com o patrulhamento nas ruas, fechem as esquadras e mandem os polícias para casa.

Daqui a um mês quando se tornar na cidade mais perigosa dos Estados Unidos, com taxas de criminalidade ao nível de um qualquer gueto Mexicano, as pessoas mudam de ideias. De outra forma não aprendem.
 
  • Like
Reações: slowboy

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Cada uma tem uma história própria, e isso justifica uma reacção própria. E indo às raízes de tudo, o facto de os índios e o negros terem sido "apanhados" pelos brancos em estadios anteriores de evolução científica e social prejudicou-os até hoje. E é estúpido que seja assim.

PS: os judeus são o exemplo máximo da situação contrária. A sua ida para os Estados Unidos foi favorecida e incentivada precisamente pela sua valia "científica" e "económica". E mesmo assim ainda existe uma quantidade de Americanos que quando puder os põe a andar.
Não acho que seja assim tão simples e que existem bastante mais variáveis em jogo que devem ser identificadas e discutidas.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Reconheço o esforço hercúleo e a tenacidade com que a malta da direita continua a tentar desculpabilizar os crimes racistas da policia dos EUA mas infelizmente tenho uma má noticia para dar. As eleições nos EUA são a 3 de de Novembro. Sim, Trump vai perder.

Podem começar a "trabalhar" pelo lado de ele não aceitar a derrota nas eleições.
Como se com o Biden qual formula magica, os problemas desaparecessem...
Era bom que o maior problema dos EUA fosse o Trump
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Já tinha escrito sobre isso antes. Um país comunista não pode fazer isso. Se o faz não é comunista, não se pode definir como tal. Há uma oposição intrínseca do Marxismo ao racismo e à descriminação racial. Já em relação às ideologias de direita há uma série delas (não todas obviamente) que se sustentam precisamente nalguma forma de descriminação por condição de nascimento (seja raça, seja nacionalidade, seja religião).

Sinceramente acho que isto é simples de identificar. E digo isto sem rotular toda a gente de direita como racista, nem pouco mais ou menos.
Para não ir muito longe, aconselho te a Estepe e o Planalto, do Pepetela.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Cada uma tem uma história própria, e isso justifica uma reacção própria. E indo às raízes de tudo, o facto de os índios e o negros terem sido "apanhados" pelos brancos em estadios anteriores de evolução científica e social prejudicou-os até hoje. E é estúpido que seja assim.

PS: os judeus são o exemplo máximo da situação contrária. A sua ida para os Estados Unidos foi favorecida e incentivada precisamente pela sua valia "científica" e "económica". E mesmo assim ainda existe uma quantidade de Americanos que quando puder os põe a andar.
Africa foi o berço dos humanos e os humanos de etnia negra foram os primeiros a existir.
Nem sei como os descedentes dos primeiros humanos conseguem estar atrás de qualquer outra etnia.
Aliás como se vê hoje no continente Africano continuam atrás.Na Africa Negra hoje ainda se vive exactamente da mesma forma antes dos imperios e da escravatura europeia(sociedade tribal).
O mais irónico é que antes da escravatura europeia, a grande maioria da etnia negra vivia escravizada pelos seus proprios pares.

Como já disse anteriormente, toda esta discussão está enviesada em torno da policia e de uma forma de racismo(que nos querem fazer querer que é pior que outras) sem abordar nenhum das variaveis que necessitam obrigatoriamente de discussão.
 
Última edição:

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Entretanto na zona autónoma Seattle... Viva a revolução.

A Mayor é democrata e diz que se trata apenas de uma "block party" e que não vai fazer nada para impedir o que se está a passar. Entretanto há lojas de pequeno comércio que estão lá metidas no meio e que já foram incendiadas pelos ocupantes. Não há polícia.

Os democratas a oferecerem de mão beijada uns quantos votos a Trump.