Treinador de Bancada disse:
É melhor deixá-los morrer á fome ou á guerra enquanto enfardas um rodízio argentino e vês o Rambo na TV e choras a morte de uma popstar como se fosse da tua família. A vida dá muitas voltas e um dia os refugiados podemos ser nós. Podem estar do outro lado do mundo mas são pessoas, mulheres crianças, como tantas outras á nossa volta. Às vezes é melhor morrer a tentar ter uma vida digna, do que viver num círculo vicioso de pobreza e guerra.
Mas é suposto eu sentir-me culpado por comer bem e por ver o que quero na TV? Quanto a essa da popstar, é para o lado que durmo melhor se morrem 3 ou 4, para mim a morte dessas pessoas que não têm qualquer tipo de influência ou relevância na minha vida, é completamente indiferente.
Agora a pergunta é, qual é a relevância desse ponto para a discussão?
Essa das mulheres e crianças tem muito que se lhe diga, a maior parte das vezes que vejo videos de salvamentos, vejo um monte de homens adultos e uma ou outra mulher ou criança...
Mas se querem tanto vir para a europa, custa assim tanto vir por meios legais como qualquer outra pessoa? Tanta gente que procura emigrar de forma legal, com os mesmos obejetivos em mente, à procura de uma vida melhor e de mais segurança, cumprem os requisitos, esperam o tempo necessário para que se trate da burocracia e tudo o que seja necessário para que o processo seja concluído. Mas estes pegam em botes, atravessam o mar e entram pelo continente a dentro sem qualquer respeito pelas regras em vigor no território onde estão a entrar, e sem respeito por quem tem o mesmo objetivo mas cumpre as regras e segue os procedimentos necessários e legais, para que o processo migratório seja feito com ordem, tranquilidade e segurança para todos os envolvidos. Se preferem sujeitar-se a essas situações de atravessarem um mar num barco insuflável, sujeitam-se a acabarem no fundo do mar. Mas os europeus é que têm culpa dos migrantes terem tomado uma decisão tão arriscada?
E uma coisa é quem foge da guerra, outra coisa é quem se aproveita do fluxo migratório para entrar na Europa, ilegalmente vindo de países do norte de África por exemplo. Temos até o caso dos marroquinos que cá chegaram há alguns dias, tantas mulheres e crianças a fugirem da guerra e do terror que assola Marrocos dia após dia...
Mas a questão nestas situações é sempre a mesma, é tudo a favor da entrada dos migrantes todos na Europa, mas, honestamente, a defesa desta ideia passa muita pela obtenção de um falso sentido de estar a "defender o que é correto", de uma falsa superioridade moral, mas depois vamos verificar e contam-se pelos dedos das mãos os que praticam aquilo que pregam e que se oferecem para providenciar abrigo aos refugiados.