Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,697
6,029
Começou por ser bastante popular, mas depois a popularidade entrou em declínio acentuado (exactamente o que o UK queria com o bloqueio).
Cometeu um erro crasso quando começou a perder apoios que foi aliar-se por conveniência e por ter perdido o apoio dos religiosos, aos comunistas do Tudeh.
Foi isto que fez os americanos entrarem em cena, uma vez que no início eram mediadores e até eram favoráveis à nacionalização da indústria petrolífera iraniana, ao contrário dos brits.

O outro erro foi se tornar tendencialmente cada vez mais autoritário e autocrata, recorrendo ao estado de emergência para suprimir direitos, retirou o poder ao parlamento e centrou em si mesmo o poder legislativo, quando perdeu o apoio da classe trabalhadora que o começou a culpar pelo caos económico e por não conseguir resolver o imbróglio com os britânicos.
Descontentamento popular há sempre. Até no paraíso deve haver grevistas!
Mas a maior parte dos protestos que levaram à queda de Mossadegh foram fabricados pela CIA no terreno, com a cumplicidade de alguns militares, mulás, jornalistas e gangsters devidamente subornados. E com a aprovação do xá, obviamente.
Mas quem começou por instigar tudo foram os britânicos, porque eram eles que controlavam o petróleo iraniano, e a nacionalização do produto estragou-lhes o negócio.
Pelo menos parece-me ser esta a versão dos acontecimentos mais plausível.

• Like
Reações: Edgar Siska

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,504
7,870
Bragança

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,504
7,870
Bragança
Outra coisa que dá vontade de rir é a diminuição de quase 60% das vendas da tesla em Portugal.
Mas não é por causa do Musk. É porque outras marcas lançaram carros melhores, mais baratos, como a Toyota e outras.. Estas a par do que está a acontecer ás marcas europeias de automóveis nas vendas ? Os alemães estão a levar com um puto de um estouro.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,361
15,244
Mas não é por causa do Musk. É porque outras marcas lançaram carros melhores, mais baratos, como a Toyota e outras.. Estas a par do que está a acontecer ás marcas europeias de automóveis nas vendas ? Os alemães estão a levar com um puto de um estouro.
Pode ser coincidência, claro. Mas adoro a confiança com que dizes logo "Mas não é por causa do Musk.", não vá ficares sem a conta no X.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,361
15,244
A minha única preocupação é ficar sem conta aqui. Claro que alguns serão por musk. Já vinha em queda antes sequer da campanha pelo Donald.
Podes sempre voltar à tua conta antiga.

O Q4 de 2024 tinha sido o quarter em que tinham comercializado mais carros de sempre.
Mas não dou muita importância à queda no inicio do ano. Era mais uma curiosidade, tipo esses 10 tristes que foram protestar não sei o quê.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,504
7,870
Bragança
Podes sempre voltar à tua conta antiga.

O Q4 de 2024 tinha sido o quarter em que tinham comercializado mais carros de sempre.
Mas não dou muita importância à queda no inicio do ano. Era mais uma curiosidade, tipo esses 10 tristes que foram protestar não sei o quê.
Bro...admito todos os insultos menos esse. Achas que tenho idade, disponibilidade, caráter, para parvoíces desse gênero ?
Pensei que me tinhas em melhor conta, apesar das discordâncias que temos.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
83,316
145,919
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Descontentamento popular há sempre. Até no paraíso deve haver grevistas!
Mas a maior parte dos protestos que levaram à queda de Mossadegh foram fabricados pela CIA , com a cumplicidade de alguns militares, mulás, jornalistas e gangsters devidamente subornados. E com a aprovação do xá, obviamente.
Mas quem começou por instigar tudo foram os britânicos, porque eram eles que controlavam o petróleo iraniano, e a nacionalização do produto estragou-lhes o negócio.
Pelo menos parece-me ser esta a versão dos acontecimentos mais plausível.
Não é assim tão simples. A primeira golpada falhou e essa foi patrocinada diretamente pela CIA como disseste com subornos (os dolares aos mulás foram uma cena interessante para tão puros religiosos), que face ao falhanço já estava a preparar para conceder ao Mossadegh e passarem a "apoiar o mesmo em nome dos interesses americanos em solo iraniano".

Só que isso deixou um rastilho, e dias depois houve um segundo golpe mais orgânico, muito devido aos partidos mais à direita que viram muito mal o facto dele usar os comunistas como "tropa de rua" e a classe média que também já estava a ficar depauperada pela crise.
Juntou-se o útil ao agradável e lá foi o Mossadegh para a pildra.
A CIA acabou, ad hoc, por tentar um bocado colher os louros também do 2o golpe para esconder o falhanço do 1o mas teve muito menos influência nele.

O Xá estava em Itália, e obviamente que alinhou, o Mossadegh queria torna-lo num "rei cerimonial". Ia lá ele admitir isso.
Aliás o Xá com este episódio ficou fascinado pelo poder americano por um lado e ganhou um pó de estimação aos britânicos 😆.

O mundo no tempo da guerra fria era fascinante geopoliticamente.

Última edição:
  • Like
Reações: Dagerman

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,341
27,069
Gaia
Vou comprar carro eletrico ou plug in e apesar de serem mais baratos nao compro nem chines nem Tesla, aliás excluo também a MG e a Volvo por terem participante e coman de grande maioria chinoca.
Restam o mercado europeu e o que eu prefiro mais pela fiabilidae é Toyota e Coreanos. Aliás desde os meus pais, eu e minha mulher e carros das minhas filhas já tive Toyotas, Mazda, Nissan, Hyundai e Sang Yong, quase sem problemas, mas BMW, Volskswagen, Audi tive alguns problemas.

Tive outras marcas, que só me deram chatices, nem vou citar.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
75,922
50,696
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Vou comprar carro eletrico ou plug in e apesar de serem mais baratos nao compro nem chines nem Tesla, aliás excluo também a MG e a Volvo por terem participante e coman de grande maioria chinoca.
Restam o mercado europeu e o que eu prefiro mais pela fiabilidae é Toyota e Coreanos. Aliás desde os meus pais, eu e minha mulher e carros das minhas filhas já tive Toyotas, Mazda, Nissan, Hyundai e Sang Yong, quase sem problemas, mas BMW, Volskswagen, Audi tive alguns problemas.

Tive outras marcas, que só me deram chatices, nem vou citar.
Japonês é outro nivel, e se for Toyota entao é ainda mais acima.

Trabalhei numa fabrica que fazia componentes para a toyota e outras marcas e a exigencia da toyota era de um nivel muito acima, os gajos implicavam até com o autocolante mal posicionado nas caixas que levavam o produto.. Já agora a pior era a Jaguar, cada design mais estupido que os gajos tinham.