Por falar neste topico...
Primeiro quero so dizer que mesmo que seja um socio que gostava muito ver uma modernizacao feita ao Dragao infelizmente nao acho que existem condicoes financeiras para o fazer neste momento, nem provavelmente nos proximos anos. Custa me muito ver os rivais de Lisboa a fazerem melhorias quando para nos, ate a manutencao da cobertura do estadio parece ser um esforco monumental. Nao digo isto por vaidades ou whatever, digo mesmo porque um clube como o FC Porto com o historial que tem no futebol mundial nao pode se deixar ficar para traz em todo o sentido, dentro e fora do campo. As infra-estruturas do clube sao importantissimas e devem ser priorizadas tanto como construir um plantel com qualidade para lutar por titulos.
Dito isto tudo, vamos agora sonhar, ou "visualizar" um pouco.
Com as noticias recentes relativas a potenciais obras no Estadio do Dragao gostava de daixar aqui uma idea que ja ouvi muitos socios falar mas sempre fica dificil de visualizar. Falo do desejo de muitos em "fechar os topos" e aumentar a lotacao.
Visualizar anexo 36126
Um das ideias que vejo sempre que este assunto e levantado seria fechar os topos e construir algo similhante ao Reale Arena, estádio do Real Sociedade.
Visualizar anexo 36128
Pare ser sincero nao gosto desta idea. Para mim, 1 dos aspetos que faz o Dragao um estadio especial e a percepção de "ar fresco" e um abiente aberto que traz algo de especial e diferente. Fechar os topos assim so tornaria o Dragao em mais 1 estadio "cookie cutter" sem se diferenciar.
A idea que mais me entusiasma: fechar os topos aos elementos (chuva, vento, etc) sem detrair muito de esse tal ambiente "aberto". Assim acho que uma estrutura acrilica (ETFE) a fechar os topos seria a melhor solucao. deixo aqui um exemplo do Estadio dos Vikings da NFL.
Visualizar anexo 36129
Visualizar anexo 36131
Uma estrutura destas translúcida manteria o efeito de abiente aberto e protegia os adeptos dos elementos menos favoraveis durante uma epoca de futebol. Tambem ajudaria em termos de acustica a manter mais do som vindo das bancadas que seria uma mais-valia. Tabem traria um aspeto mais moderno ao exterior do Estadio e com uns "toques" de LEDs poderia tornar o Estadio numa especie de Dragao 2.0 com uma presenca sem igual em Portugal e talvez na Europa.
Um exemplo...
Visualizar anexo 36132
Em termos de aumento da lutacao do estadio, confesso que nao acho que seria uma prioridade, mas, a pensar no futuro. acho que uma idea que cai perfeitamente dentro dos parâmetros ja mencionados neste thread seria a construcao de bancadas elevadas sobre os dois topos. Nao sei bem quantas cadeiras iria aumentar mas com certeza que fazendo igual atraz de ambas as balizas talvez a lutacao ficava perto de 55,000.
Visualizar anexo 36133
Acho que manter o que faz do Dragao o estadio mais belo do mundo seria muito importante, mas tambem acho que apos 21 anos esta na hora de modernizar a nossa casa. Estas ideas bem pensadas tamebem davam para implementar em fases e eventualmente modernizar o estadio todo.
Pronto, fico por aqui com os meus sonhos milionarios lol