Actualidade Nacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,924
13,353
Esmoriz
Saudades de quando o Sócrates mandou a PSP identificar os professores a protestar, no Funchal, dentro da Lei, de um estado de direito. Isso é que era. Bons tempos. Sei que não sabes, mas ias gostar de viver esse tempo para o apioiares.
Não é que pôs os portugueses contra o parasitismo, privilégio, egoísmo dos professores, tipo o Ventura contra os imigrantes. Hoje seria populismo ... Naquele tempo era um homem de esquerda contra os privilegiados.
Antes era um gatuno, um corrupto,um ladrão, alguém a quem era levado dinheiro em envelopes a Paris, depois de se aperceber que as transferências de dinheiro eram monitorizadas pela PJ.
pá, não faço ideia do que estás para aí a dizer, não tem nada a ver com o meu comentário, mas estás cada vez mais parecido com o meu tio transmontano que votava no PS e que agora também vota no Chega e que todos os anos na Páscoa, depois de dois copos, vem com essa conversa virado para a ala esquerda da família, como se alguém, que não ele, alguma vez tivesse votado no Sócrates.
Não fosse o meu tio ser lampião doente, desconfiava que até podiam ser a mesma pessoa.

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,444
3,547
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Veja-se a entrevista do JRS ao Rui Tavares. Se calhar, o problema não é tanto do entrevistador quanto do entrevistado.

Em tantos anos a ver entrevistas do homem, só encontrei quatro situações em que houve choro: José Sócrates (loool); PNS; Marta Temido; Paulo Raimundo. Por coincidência ou não, três do PS.

Recordo-me que durante toda a carreira teve problemas com o PSD, com o Socas, com a Igreja e com alguns historiadores. Só os dois primeiros relacionados com a sua profissão de jornalista.

Sim, é um homem de direita. E daí? É possível gostar ou não do seu modo de entrevistar, mas não parece existir qualquer diferenciação entre eles. Uns 35 anos na RTP e as críticas só começaram nos últimos anos.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,811
7,410
Bragança
pá, não faço ideia do que estás para aí a dizer, não tem nada a ver com o meu comentário, mas estás cada vez mais parecido com o meu tio transmontano que votava no PS e que agora também vota no Chega e que todos os anos na Páscoa, depois de dois copos, vem com essa conversa virado para a ala esquerda da família, como se alguém, que não ele, alguma vez tivesse votado no Sócrates.
Não fosse o meu tio ser lampião doente, desconfiava que até podiam ser a mesma pessoa.
Ya sou eu. Estou a fazer-te tentar ver as coisas.
Plot twist: eu, tu e o teu tio somos a mesma pessoa com perfis falsos para comer a mente ao pessoal... O filme Memento ao pé de nós é brincadeira de crianças.
PS: o pormenor da tua conta ter arranjado aliados tontos, embora cruel para eles, é super engraçado.
@Edgar Siska ... Esta nem tu com toda a tua perspicácia, por todos reconhecida, viste vir ah

J

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,247
9,929
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
José Rodrigues dos Santos enxovalhou a sua própria profissão com a entrevista que fez a Paulo Raimundo. Reduziu uma entrevista de lançamento para as legislativas a um finca-pé acerca de um tema internacional. Nada se esclareceu acerca do que quer que fosse, somente se pisou e repisou a posição do PCP quanto à invasão da Ucrânia. Que já era conhecida. A entrevista que conduziu não produziu nada de relevante, não gerou informação nova, não tratou os temas mais importantes para os eleitores... zero. Aliás, a prova do seu mau trabalho é que, sobre a entrevista, apenas se fala da forma que ela tomou. Não teve valor jornalístico, mas sim mediático, com inusitado protagonismo para o jornalista. Espera-se que o jornalista coloque questões difíceis aos entrevistados, sim, mas não que reduza e esgote todo o seu trabalho a uma obstinada oposição. Foi o que aconteceu.

Paulo Raimundo demonstrou, uma vez mais, vincada inabilidade política. Deixou-se encurralar pelo entrevistador quando devia ter recusado a perpetuação do tema. No limite, não conseguindo melhor, devia ter abandonado a entrevista. Culpa do PCP, que o elegeu para a liderança. Estranha-se até que não tenha discutido previamente a natureza e temas da entrevista. Ou discutiu-os e, ainda assim, enredou-se na situação. Espera-se um outro tipo de capacidade de comunicação de um líder partidário. Completo erro de casting.

Foi um espectáculo degradante, que a espaços mais se assemelhou a um debate entre adversários políticos do que a uma entrevista. Nenhum dos dois intervenientes deve orgulhar-se do que fez.

Última edição:
  • Like
Reações: MiguelDeco

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,444
3,547
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
José Rodrigues dos Santos enxovalhou a sua própria profissão com a entrevista que fez a Paulo Raimundo. Reduziu uma entrevista de lançamento para as legislativas a um finca-pé acerca de um tema internacional. Nada se esclareceu acerca do que quer que fosse, somente se pisou e repisou a posição do PCP quanto à invasão da Ucrânia. Que já era conhecida. A entrevista que conduziu não produziu nada de relevante, não gerou informação nova, não tratou os temas mais importantes para os eleitores... zero. Aliás, a prova do seu mau trabalho é que, sobre a entrevista, apenas se fala da forma que ela tomou. Não teve valor jornalístico, mas sim mediático, com inusitado protagonismo para o jornalista. Espera-se que o jornalista coloque questões difíceis aos entrevistados, sim, mas não que reduza e esgote todo o seu trabalho a uma obstinada oposição. Foi o que aconteceu.

Paulo Raimundo demonstrou, uma vez mais, vincada inabilidade política. Deixou-se encurralar pelo entrevistador quando devia ter recusado a perpetuação do tema. No limite, não conseguindo melhor, devia ter abandonado a entrevista. Culpa do PCP, que o elegeu para a liderança. Estranha-se até que não tenha discutido previamente a natureza e temas da entrevista. Ou discutiu-os e, ainda assim, enredou-se na situação. Espera-se um outro tipo de capacidade de comunicação de um líder partidário. Completo erro de casting.

Foi um espectáculo degradante, que a espaços mais se assemelhou a um debate entre adversários políticos do que a uma entrevista. Nenhum dos dois intervenientes deve orgulhar-se do que fez.
Pode gostar-se ou não do modo de entrevistar, que não é diferente do que muitos outros jornalistas fazem. Agora, o foco na figura de José Rodrigues dos Santos é que é curioso, no mínimo...

Aquilo que JRS fez ao PCP é o que os jornalistas fazem sucessivamente ao Chega. E bem, a meu ver. O "tema internacional" seria o tema mais importante caso não existissem legislativas. É o tema que define o nosso futuro. É a origem da crítica aos jogos táticos de PSD e PS. É também o tema que levou o PCP quase ao patamar da irrelevância.

A insistência nesse tema deve-se às incongruências e falta de explicações do próprio PCP. Paulo Raimundo fugia e fugia das perguntas de JRS vezes sem conta; o que este fez foi tão só insistir. A duração da entrevista, decerto não determinada por JRS (10 minutos), também não contribuiu para a exploração de outros temas.

Mais uma vez, o que foi feito com o PCP é o que fazem com o Chega: João Póvoa Marinheiro, Nelma Serpa Pinto, Clara de Sousa, Rosa Pinto, João Adelino Faria, Teresa Dimas, Miguel Ribeiro, Fernanda Oliveira Ribeiro, Ana Patrícia Carvalho...Sandra Felgueiras com todos os partidos.

Portanto, critique-se o estilo - e é uma crítica válida. Individualizar a questão na pessoa do JRS é que se me afigura errado.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,247
9,929
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Pode gostar-se ou não do modo de entrevistar, que não é diferente do que muitos outros jornalistas fazem. Agora, o foco na figura de José Rodrigues dos Santos é que é curioso, no mínimo...

Aquilo que JRS fez ao PCP é o que os jornalistas fazem sucessivamente ao Chega. E bem, a meu ver. O "tema internacional" seria o tema mais importante caso não existissem legislativas. É o tema que define o nosso futuro. É a origem da crítica aos jogos táticos de PSD e PS. É também o tema que levou o PCP quase ao patamar da irrelevância.

A insistência nesse tema deve-se às incongruências e falta de explicações do próprio PCP. Paulo Raimundo fugia e fugia das perguntas de JRS vezes sem conta; o que este fez foi tão só insistir. A duração da entrevista, decerto não determinada por JRS (10 minutos), também não contribuiu para a exploração de outros temas.

Mais uma vez, o que foi feito com o PCP é o que fazem com o Chega: João Póvoa Marinheiro, Nelma Serpa Pinto, Clara de Sousa, Rosa Pinto, João Adelino Faria, Teresa Dimas, Miguel Ribeiro, Fernanda Oliveira Ribeiro, Ana Patrícia Carvalho...Sandra Felgueiras com todos os partidos.

Portanto, critique-se o estilo - e é uma crítica válida. Individualizar a questão na pessoa do JRS é que se me afigura errado.

Não afirmei que não gosto de José Rodrigues dos Santos. Afirmo algo mais grave: que prestou um mau serviço ao jornalismo com o trabalho que fez. Nenhum professor de comunicação social apresentará aquela entrevista como um exemplo de boa prática jornalística. Pelo contrário, será um exemplo do que não fazer. Insistir numa questão polémica é legítimo. Insistir durante toda a entrevista... enfim. Uma insistência da qual nada se extraiu, além da posição já articulada pelo entrevistado, e pelo seu partido, quer na própria entrevista quer em ocasiões passadas. Em nenhuma circunstância deve o jornalista chamar a si o foco das atenções ou colocar-se no mesmo plano do entrevistado. Ao invés de se envolver num jogo de ténis, José Rodrigues dos Santos devia, a certo ponto, compreendendo que não retirava qualquer valor do tema, ter passado para uma outra questão.

O tema está longe de ser o mais importante para os eleitores portugueses... mesmo que, de um certo ponto de vista, possa ser enormemente relevante.

Muitos jornalistas cometeram erros aparentados ao entrevistar André Ventura, transformando entrevistas em debates.

Última edição:
  • Like
Reações: MiguelDeco
31 Julho 2024
3,024
4,950

O desespero deste indivíduo.

O que vale é que existem dados que desmentem este mentiroso compulsivo.

"Assim sendo, verifica-se que o rendimento médio mensal líquido aumentou 8,13% desde que o atual Governo da AD tomou posse. Uma percentagem próxima da indicada por Montenegro, resultando num selo de “Verdadeiro”."

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,924
13,353
Esmoriz

"Assim sendo, verifica-se que o rendimento médio mensal líquido aumentou 8,13% desde que o atual Governo da AD tomou posse. Uma percentagem próxima da indicada por Montenegro, resultando num selo de “Verdadeiro”."
Não tenho a certeza que estejam a falar exactamente na mesma coisa, que o PNS fala em desaceleração do crescimento dos salários e não em diminuição dos salários. Em 2023 acho que cresceram à volta dos 9% mas também houve inflação mais alta.

• Like
Reações: Tails

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,582
1,227

Quando ha uns meses o TdC veio dizer que havia problemas no sistema da segurança social...a Mariana Vieira da Silva e PNS vieram dizer que estava errado...afinal agora...parece que ja ha problemas.
O problema do PNS...é que ora diz uma coisa, ora diz o seu contrario...e isso descredibiliza-o muito.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,924
13,353
Esmoriz
Quando comprar ou consumir um charro, uma quarta de cavalo ou de branca era crime ? Eram só 40 por cento dos crimes, isso e os associados, os furtos para consumo, violência doméstica de foder o corpo aos pais, á família para consumir...
Se descriminalizares, algo que era crime para contra ordenação, a criminalidade baixa.
E baixou...oh se baixou.
Descriminalizaram e bem, um adito é uma pessoa doente, não é um criminoso.

A descriminalização foi em 2000: não foi ontem, nem há 10 anos.

Desapareceu esse tipo de crime, apareceram outros, como o cibercrime ou a violência doméstica que, em 2000, não estava tipificado como crime e actualmente é muito mais denunciado.

31 Julho 2024
3,024
4,950
Não tenho a certeza que estejam a falar exactamente na mesma coisa, que o PNS fala em desaceleração do crescimento dos salários e não em diminuição dos salários. Em 2023 acho que cresceram à volta dos 9% mas também houve inflação mais alta.
A inflação media foi de 4.3% em 2023 e 2.3% em 2024.

O salário liquido medio no ano passado tambem foi o maior aumento da decada.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,924
13,353
Esmoriz

Foi o toque de midas do governo AD.

Cheue

12 Maio 2016
25,215
40,038
Conquistas
7
109

o orçamento de 24 nem foi da AD...

vão dizer que as coisas más se devem ao orçamento do PS e as boas porque o governo era da AD?

também se gabaram do investimento na fábrica de baterias dos chineses quando isso foi negociado pelo governo anterior.
e mesmo da Autoeuropa foi o governo anterior que conseguiu o novo híbrido e começou as negociações do eléctrico.

e a mesma coisa para o PS.
vão dizer que o SNS está mal blabla e a habitação coiso e tal, quando só se lembraram que era preciso construir habitação pública quando os preços já estavam absurdos.

farto destes gajos e das narrativas para totós.